Exclusivo: Fiat Pulse terá início da produção adiado no Brasil

Fabricante retardará em dois meses o pontapé inicial do primeiro SUV nacional da marca em Betim (MG). Entenda como ficará o cronograma
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01.09.2021 às 21:19 • Atualizado em 12.11.2024
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Fabricante retardará em dois meses o pontapé inicial do primeiro SUV nacional da marca em Betim (MG). Entenda como ficará o cronograma

A crise dos semicondutores continua a virar a indústria automobilística nacional de pernas para o ar. A Mobiauto pode afirmar que a Stellantis decidiu adiar o início da produção do Fiat Pulse, primeiro SUV nacional da marca, em dois meses.

Conforme nossa reportagem revelou em primeira mão no começo deste ano, o SOP (“start of production”, expressão usada para designar quando se começa a fabricar um veículo em série) do modelo estava previsto para setembro, ou seja, este mês.

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No entanto, isso até agora não aconteceu. As unidades montadas até o momento são da chamada pré-série. De acordo com nossas apurações mais recentes, devido às dificuldades de se ter um suprimento regular de insumos como semicondutores, plásticos e outras matérias-primas, a montadora decidiu atrasar o começo do fabrico em massa para novembro.

Aparentemente, a decisão deve acarretar um atraso também no lançamento do Pulse, que deixaria de acontecer no final de setembro e ficaria para o penúltimo mês do ano. Ainda não está claro se as primeiras unidades seriam entregues ainda em 2021 ou se a chegada efetiva às ruas ficará para o começo do ano que vem.

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Como será o Fiat Pulse

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Conforme explicamos neste artigo, o Pulse será construído sobre uma plataforma chamada MLA, que representa uma evolução da base MP1 do Argo. A “bolha” do monobloco será praticamente a mesma, com mudanças apenas em capô, tampa do porta-malas, grade, faróis, lanternas e para-choques, mas o SUV terá reforços estruturais no chamado underbody.

O modelo terá o motor 1.3 Firefly aspirado 8V flex de 101/109 cv (gasolina/etanol) nas versões de entrada, aliado a câmbio manual ou CVT com simulação de marchas. Já a configuração de topo marcará a estreia do propulsor 1.0 GSE T3, um três-cilindros 12V turboflex com injeção direta de combustível e sistema MultiAir, tal qual o propulsor 1.3 GSE T4.

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Seus números de dinamômetro ainda não estão confirmados, mas, segundo os colegas da Quatro Rodas, o torque será igual ao do rival VW Nivus: 20,4 kgfm com etanol. A potência deve ficar perto de 130 cv usando o combustível de origem vegetal. O câmbio será sempre automático de seis marchas, com bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.

O Pulse pequeno chegará para brigar com o próprio Nivus e com o Caoa Chery Tiggo 3X no segmento de SUVs de entrada. Ele deve ser comercializado em cinco versões: 1.3 Manual, Drive 1.3 AT (CVT), Drive TF200, Impetus TF200 e Audace TF200. As três últimas sempre 1.0 turboflex automáticas. Os preços devem ficar entre R$ 85.000 e R$ 110.000.

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O nome Pulse foi escolhido em uma enquete iniciada na edição 2021 do Big Brother Brasil. Na final do mesmo programa, a fabricante revelou o visual externo do modelo, que será dado como prêmio à vencedora do reality show, Juliette.

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Internamente, as primeiras imagens oficiais da Fiat exibem um painel com quadro de instrumentos de 7” herdado da Toro, central multimídia de 10,1” vindo do Compass, partida do motor por botão, volante inédito, carregador de celular por indução e modo Sport. 

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Tudo isso deve vir de série nas opções mais caras, junto de Wi-Fi e do sistema Fiat Connect Me, incluindo funções por comando de voz via Alexa (Amazon) ou Google.

Já a de entrada, conforme revela este flagra, terá um sistema de entretenimento menor, de 8,4”, ignição ainda pelo giro da chave e cluster predominantemente analógico. Ainda assim, podemos esperar por projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. 

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