Estudante cria Fusca movido só a energia solar ou pelo vento
O VW Fusca é um dos veículos mais amados da história da indústria automobilística, e também um dos mais modificados pelos entusiastas, como a Mobiauto já contou neste outro artigo.
Depois de virar Porsche, ganhar versão GG, hot rod e até picape, o Fusquinha ganhou uma configuração inusitada para deixar de emitir CO². O projeto do estudante nigeriano, Segun Oyeyiola, da Universidade de Awolowo, é de 2014, mas voltou ao holofotes agora.
Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe
Afinal, na corrida por soluções para acabar com os carros a combustão, um veículo movido a energia eólica e solar é uma boa, não é? Principalmente pelo investimento baixo, que foi de apenas US$ 6 mil (cerca de R$ 33.500).
A modificação simples começa pela retirada dos pára-lamas do sedan, para aliviar o peso e ajudar na eficiência do veículo. Além disso, Oyeyiola removeu as peças do interior do Besouro e, claro, o característico motor refrigerado a ar, da traseira.
Depois disso, iniciaram-se as adaptações com peças doadas por familiares e amigos para, enfim, tirar o plano do papel. A parte mais notável é a enorme placa solar posicionada sobre o teto do Fusquinha, mas o sistema mais complexo é a turbina eólica, instalada no antigo porta-malas.
Leia também: Há 53 anos, Kadett já era híbrido e usava um motor movido a gás hélio
Essa está posicionada para captar o máximo de ar possível. Enquanto isso, a movimentação dos rotores é transformada em energia para carregar o banco de baterias no antigo cofre do motor, lá atrás.
A ideia de combinar as duas fontes energéticas é possibilitar que o Fusca seja usado durante todo o dia, e não apenas quando houver luz solar. As especificações de motor e autonomia da bateria não foram reveladas, mas o projeto leva cinco horas para carregar completamente.
O que não parece muito, tendo em vista que elétricos como Renault Zoe e Nissan Leaf levam até 7 ou 8 horas, respectivamente, para carregar completamente, em seus ciclos mais lentos. No entanto, resta saber quantos quilômetros ele roda para definir se vale a pena esperar as longas horas de carregamento.
Leia também: É verdade que um carro elétrico não pode ser rebocado?
Todo o funcionamento do sistema pode ser acompanhado por meio de um GPS, que mostra a saúde das baterias. Além disso, Segun reforçou as suspensões para Fusquinha suportar o novo peso das baterias e do motor eólico dianteiro.
Embora seja simples, o sistema abre os olhos para o uso de energias limpas como combustível para os veículos. Será que um dia veremos algo do tipo em larga escala?
Imagens: Reprodução/Internet
Você também pode se interessar por:
Possível 1º carro elétrico nacional mescla Tesla com Gurgel e Romi-Isetta
Afinal, carro elétrico polui mais que a combustão? Este estudo responde
Apple terá carro sem volante nem pedais tão revolucionário quanto iPhone
Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Curiosidades
Esse Renault Twingo foi transformado em picape à lá Fiat 147
- Curiosidades
Como este insulfilm da Hyundai reduz a temperatura do carro
- Curiosidades
VW Fusca TSI é clássico na China vendido com motor de T-Cross
- Curiosidades
Honda NSX de Senna está à venda e custa o equivalente a 50 Fiat Mobi
- Curiosidades
Quais os carros vendidos há mais tempo no Brasil
- Curiosidades
O Gol que a VW não fez: brasileiro dá frente de Saveiro ao hatch
- Curiosidades
BYD revela SUV off-road inspirado em Star Wars com direito a porta-drone
- Curiosidades
BYD usa Mustang clássico para provocar Abel Ferreira, do Palmeiras
- Curiosidades
Por que Abel Ferreira, do Palmeiras, não quer carro elétrico da BYD