Este carro foi construído usando "fibra de maconha"

Derivado da cannabis está sendo utilizado na construção de veículos
LF
Por
24.11.2022 às 22:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Derivado da cannabis está sendo utilizado na construção de veículos

Quando pensamos em cannabis, logo remetemos a ideia da maconha, porém um componente com a mesma base da planta está sendo utilizado para a construção de carros.

O cânhamo pode ser utilizado como planta medicinal, especialmente como psicotrópico, mas, neste caso, como estamos falando de automóveis as funções que se aplicam é o fato da planta ser fonte de fibra têxtil e até mesmo a extração de óleo das sementes para a obtenção de combustível.

Anuncie seu carro na Mobiauto

Em 2017, Bruce Dietzen construiu seu próprio carro esportivo com base em um Mazda utilizando as fibras de cânhamo como tecido. Aliás, Dietzen teve como inspiração Henry Ford, que construiu em 1941 um protótipo em que um dos materiais era a fibra de cânhamo.

A quantidade de THC do cânhamo, substância que é responsável por deixar a pessoa “chapada”, é muito inferior à da maconha, no cânhamo é encontrado no máximo 0,4% de THC, enquanto em outras ervas o nível de THC chega a 30%.

Leia também: Carros brasileiros que tiveram versões da Copa, veja quanto valem hoje

Segundo Dietzen, criador do veículo, vários componentes podem ser construídos à base de cânhamo, desde estofamentos no geral, plásticos e até mesmo o capô pode ser fabricado com a fibra.

Nos EUA já existe inclusive uma empresa especializada nesse tipo de criação,  a Renew Sports Car trabalha somente com encomendas particulares, o preço é estipulado em US$ 40 mil (R$ 212 mil em conversão direta) e o prazo de entrega é de três meses.

Cânhamo em veículos elétrico e de corrida

A BMW utiliza a fibra de cânhamo em algumas partes do carro para a construção do elétrico BMW i3. A fibra pode diminuir em até 10% do peso do veículo, o que auxilia na autonomia. No caso do BMW, os painéis das portas foram uma das partes construídas com cânhamo.

Outra super marca a utilizar o cânhamo é a Porsche, porém em carros de corrida da marca.  A fibra é utilizada no 718 Cayman GT4 Clubsport, uma das vantagens é o preço, além de isolamento térmico e acústico.

Você pode se interessar por:
Drone elétrico gigante vira arma do agro para transportar sêmen de suínos
Mercury 1949 vira elétrico indomável com motor de 400 cv da Tesla
Dodge Charger SRT vira elétrico, mas ainda faz mais barulho que V8
VW Fusca elétrico feito no Brasil tem câmbio manual e força de 1600 

Comentários