Este carrinho insano foi feito em 24h e pode rodar com gasolina e diesel

Canal russo especialista em curiosidades automotivas é o idealizador do modelo exclusivo
LF
Por
18.01.2024 às 15:35
Canal russo especialista em curiosidades automotivas é o idealizador do modelo exclusivo

Cada vez mais encontramos invenções malucas quando o assunto é o mundo automotivo, mas um canal do Youtube é especialista nesse quesito, “o Garage 54”. A Mobiauto já trouxe um Uno de oito rodas sem suspensão que o grupo tinha fabricado tempos atrás, e a novidade agora é um carro feito com madeiras e bambus diretamente da floresta.

Todo o veículo foi feito em apenas 24 horas, e o design é no mínimo um tanto quanto nostálgico, lembrando muito o veículo da família Flintstone do desenho “Os Flinstones”. Porém, em vez de utilizar os pés no estilo "iabadabadu”, ele utiliza um motor muito curioso, que vamos explicar em detalhes mais adiante.

Você também pode se interessar por:

A carcaça feita inteira de madeira foi plenamente pensada para ficar o mais equilibrado possível. Para isso, a “plataforma natural” é construída sobre duas toras principais nas laterais que foram amarradas e percorrem todo o veículo, e logo acima vão duas toras menores para formar a posição de dirigir, que por acaso é o único assento do veículo.

Além disso, outras partes do veículo também utilizam madeira para formar a estrutura, como o para-choque e todo um conjunto que consegue formar um bloco de sustentação do motor.

Mecânica Curiosa

Toda a mecânica do veículo foi feita a partir de partes encontradas em ferro-velho, como os eixos, o que barateou ainda mais a produção que já não custava tanto assim. O motor, inclusive, foi feito literalmente do zero, e por isso ganhou uma “tecnologia” rara de se ver, ele funciona tanto com gasolina quanto com óleo diesel que ficam alocadas em um tanque de garrafa pet.

Esse sistema nada comum não foi explicado pelos apresentadores do canal, mas é um pouco difícil de se acreditar. Afinal, são duas soluções de combustão completamente diferentes. No motor Otto, a queima da gasolina se dá por causa da centelha. Já no Diesel, o óleo é comprimido até explodir. Resta saber qual foi a gambiarra feita para responder aos dois combustíveis.

O mais curioso é que até na parte funcional, a madeira florestal está presente no veículo. Com a ausência do pedal de freio, a solução foi criar um freio manual utilizando uma tora de madeira, assim como a manopla de câmbio que utiliza um pedaço de bambu. Infelizmente a potência e torque do veículo não foram informadas.

Imagens: Reprução/Garage 54

Comentários