Dolphin Mini se dá bem com cinco lugares e rouba posto de mais vendido
Lançado em junho de 2023, o BYD Dolphin se tornou o elétrico mais vendido do Brasil em menos de um ano de mercado, tanto que a marca chinesa trouxe no começo deste ano o pequenino Dolphin Mini (chamado de Seagull em seu país de origem) para aumentar a sua participação no segmento de veículos movidos a bateria.
No entanto, a chegada do Dolphin Mini se tornou uma concorrência interna contra o próprio Dolphin. De acordo com a Fenabrave (associação de concessionários), o subcompacto registrou 2.298 emplacamentos em agosto contra 1.056 do Dolphin.
- BYD Dolphin Mini de cinco lugares chega por R$ 119.800
- BYD Dolphin Mini ganha suspensão de Corolla para acabar com efeito gelatina
- Brasileiros fazem gambiarra para melhorar suspensão do BYD Dolphin Mini
- Marca brasileira cria pneu para acabar com problemas do BYD Dolphin Mini
No acumulado de janeiro a agosto, o Dolphin Mini contabiliza 12.834 emplacamentos ante 12.128 unidades comercializadas do irmão maior.
Para efeito de comparação, em julho o BYD Dolphin Mini emplacou 1.488 unidades, enquanto o Dolphin vendeu 1.467 unidades.
Um dos fatores que podem ter contribuído para esse avanço do Dolphin Mini pode ter sido o lançamento da versão de cinco lugares, que chegou meses depois da estreia da configuração para quatro ocupantes – esta limita a utilização por potenciais compradores, como motoristas por aplicativos, por exemplo.
Atualmente, o BYD Dolphin Mini custa a partir de R$ 114.800, na versão de quatro lugares. O preço sobe para R$ 119.800 no modelo de cinco lugares.
O subcompacto elétrico não sofreu mudanças em suas medidas para acomodar o quinto ocupante, mantendo os 3.780 mm de comprimento (100 mm a mais que um Renault Kwid), 1.715 mm de largura 1.580 mm de altura (equivalente a um Jeep Renegade) e 2.500 mm de entre-eixos.
O motor de 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 38,5 kWh para rodar até 280 km (dado do Inmetro), também não sofreu mudanças.
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito de esporte e velocidade, e tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas