Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Conheça as marcas chinesas que ainda não estão no Brasil

Montadoras do país estão chegando com força no mundo todo com a onda de eletrificação
Por
01.04.2024 às 09:49 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:

Na década passada houve a primeira invasão chinesa. O objetivo das marcas asiáticas eram vender carros baratos e bem equipados, mas a baixa qualidade e o programa Inovar Auto —que passou a exigir nacionalização para dar incentivos fiscais— acabaram baixando a bola de empresas como Jac, Chery e Geely.

 Você pode se interessar por: 

Marcas chinesas, no entanto, voltaram em uma segunda onda e parece que agora é para valer, afinal, não é só no Brasil, mas no mundo todo. Agora mais modernas e tecnológicas, as empresas do país asiático estão focados na eletrificação. O carro elétrico mais vendido por aqui é o BYD Dolphin, e deve ser passado pelo Dolphin Mini já neste mês. O híbrido de maior sucesso é outro BYD, o Song Plus.

 

Além da BYD, atuam no Brasil a Chery —em parceria com a brasileira Caoa—, a GWM e a Jac Motors. Sem contar a Volvo, que é sueca na origem, mas hoje pertence à Geely e importa seus carros da China para o Brasil. Mas tem mais por vir. A Chery, agora de forma independente, vai trazer os carros de suas subsidiárias Omoda e Jaecoo. Conheça, então, outras marcas chinesas que ainda não chegaram por essas terras:

Roewe

Braço da SAIC, a Roewe é uma das marcas mais vendidas da China. Fabrica sedãs e SUVs elétricos e híbridos. Tem também uma minivan chamada iMax, elétrica, no porte da Kia Carnival.

Dongfeng

Uma das maiores montadoras da China, a Dongfeng produz carros de passeio, caminhões e tem até uma sub marca de luxo, a Voyah. Destaque na linha vai para o SUV Mhero I com quatro motores elétricos e potência combinada de 800 cv.

GAC Motor

Outra grande montadora generalista com sua linha formada por hatches, sedãs, SUVs e minivans. Um dos lançamentos mais recentes é o Emkoo, um SUV híbrido com linhas modernas e que poderia muito bem ser vendido no Brasil.

MG

Assim como a Volvo, a MG não é uma marca chinesa. Neste caso, a origem é britânica, mas foi comprada pela SAIC em 2006 e já não tem mais ligação com o Reino Unido e já chegou a ser vendida no Brasil.

Wuling

Terceira marca mais vendida da China, a Wuling é parceira comercial na GM, mas chama a atenção em sua linha o pequeno Mini EV, um hatch de duas portas com preço em cerca de R$ 25 mil e que já vendeu mais de um milhão de unidades.

Changan

É uma das marcas mais vendidas na China e tem em seu portfólio diversos hatches, sedãs e SUVs. O carro mais famoso dela por aqui é a Kaicene F70. Se não ligou o nome à pessoa, é a picape que deu origem à Fiat Titano, lançada neste mês no Brasil.

Geely

Dona da Volvo, a Geely já chegou a vir para o Brasil, mas sem muito sucesso. Se voltasse hoje, traria produtos melhores que o sedã EC7, como o SUV Monjaro ou o SUV cupê Tugella.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Jornalista Automotivo

Compartilhe este artigo: