Como Renault Boreal terá receita do Kardian para fazer sucesso no Brasil

Novo SUV médio contará com boas cartas na manga para brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross
Diego Dias
Por
29.04.2025 às 19:51
Compartilhe:
Novo SUV médio contará com boas cartas na manga para brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross

Com nome confirmado para o Brasil ontem (28), o novo Renault Boreal será um SUV inédito para o mercado nacional, vindo para ocupar o topo da gama entre os carros da marca produzidos no país. Vale lembrar que o novo utilitário vem para ser o terceiro SUV da marca, ficando acima do Kardian e Duster.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

A questão é que podemos dizer que o novo Renault Boreal virá com uma receita bem parecida em diversos aspectos com o Kardian, que foi o último grande lançamento da marca francesa e que vem conquistando seu espaço. Abaixo, confira os pontos principais desses ingredientes do novo modelo que virá para brigar entre os SUVs médios.

Motor turbo

Até o momento não temos qualquer informação oficial, mas é bem possível que o novo Renault Boreal seja equipado com o motor turbo 1.3 TCe, aquele que hoje equipa o Renault Duster e que entrega até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. É a mesma receita do Kardian ao trazer motor turbo, mas com grandes chances de ter a adição de ser um sistema híbrido e fazer esses números serem ainda mais interessantes. Importante lembrar ainda que o motor 1.3 turbo da Renault já é fabricado no Brasil pela Horse há pouco tempo, então fica fácil imaginar que o propulsor deverá ganhar escala com a chegada de mais um SUV no catálogo da montadora.

Plataforma RGMP

O novo Renault Boreal será o segundo veículo da marca produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) baseado na plataforma RGMP, que fez sua estreia por aqui justamente no Renault Kardian. Vale lembrar que tal plataforma se trata de uma derivação da CMF-B utilizada na Europa e que pode compreender veículos de até 5 metros de comprimento e no máximo 3 metros de entre-eixos. O novo SUV médio da marca francesa será menor que tais medidas, mas só pela capacidade desta plataforma podemos prever um modelo de dimensões generosas, como já foi possível notar em alguns flagras.

Dinâmica

Um dos principais elogios ao Renault Kardian quando foi lançado é a sua dinâmica bem acertada, sendo um carro agradável de dirigir. Isso se dá principalmente pelo ajuste de suspensão e, principalmente, a solidez e boa qualidade construtiva da plataforma RGMP – que saltou anos luz ao que tínhamos até então nos carros da Renault produzidos no Brasil. Assim, podemos esperar que o novo Boreal agrade nesse aspecto quando for lançado.

Pacote de equipamentos

Um dos maiores apelos do Renault Kardian quando foi lançado no ano passado foi seu pacote de equipamentos, que trazia itens interessantes mesmo em uma versão de entrada, como painel digital, seis airbags, ar-condicionado digital e central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos. No novo Renault Boreal podemos esperar uma estratégia semelhante, ainda mais em um segmento que não aceita economias.

Custo x benefício no segmento

Ainda temos que esperar o lançamento do novo Renault Boreal, mas caso ele siga a mesma estratégia do Kardian, podemos esperar um bom custo x benefício para o novo SUV médio. É algo essencial para o SUV conquistar espaço no mercado, pois ele não só brigará com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, como também com os rivais chineses como BYD Song Pro e GWM Haval H6 HEV.

Foto flagra: @placaverde

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp