Como esta multimídia nacional está livrando montadoras do colapso dos chips

Central fabricada por empresa nacional, a Wing, servirá de guarida para evitar a paralisação das linhas de Toyota, VW e outras duas fabricantes
Camila Torres
Por
21.09.2021 às 18:18
Central fabricada por empresa nacional, a Wing, servirá de guarida para evitar a paralisação das linhas de Toyota, VW e outras duas fabricantes

A nova central multimídia do Toyota Corolla e dos VW T-Cross Sense, Fox, Polo e Nivus é produzida por uma só fornecedora: a Wings. Trata-se da mesma empresa que oferece o sistema como acessório para modelos como Jeep Renegade, a antiga Fiat Toro e os irmãos Hyundai Creta e HB20.

A Wings foi fundada em 2010 pelo empresário João Marcelos Barros (33), e está sediada em Jaboatão dos Guararapes (PE). O carro-chefe da empresa é a central multimídia, mas não é só disso que ela vive. Sensores de estacionamento e câmera de ré também estão no seu portfólio de produtos. 

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Devido à crise de semicondutores, diversos setores produtivos entraram em colapso, inclusive o automotivo. Faltam carros zero-quilômetro nas concessionárias, fábricas são constantemente paralisadas e, para estancar o sangue, fabricantes como Toyota e Volkswagen resolveram sacrificar a central multimídia de alguns modelos. 

Semicondutores, grosso modo, são pequenos filetes que conduzem corrente elétrica em muitos produtos que usamos atualmente, desde smartphones até automóveis. Segundo a Chevrolet, um Onix utiliza atualmente cerca de 1.000 semicondutores, sendo 25% deles apenas para serviços de conectividade. 

Central fabricada por empresa nacional, a Wing, servirá de guarida para evitar a paralisação das linhas de Toyota, VW e outras duas fabricantes

Como a Mobiauto já analisou, a crise de semicondutores ainda está longe de acabar, causará muito prejuízo e deixará carros mais caros. Cientes desse cenário, algumas fabricantes instaladas no Brasil buscaram uma solução local para resolver o problema, mais precisamente no Estado de Pernambuco. 

Foi assim que a Wings passou a oferecer seus produtos não mais apenas como acessórios, mas também como item de série ou opcional homologado por Toyota e Volkswagen, além de outras duas fabricantes que serão reveladas em breve. 

Isso porque o seu sistema depende menos de semicondutores que estão em falta na indústria, usando chips alternativas e que vêm sendo mais fáceis de encontrar. A história foi contada pelos colegas do Automotive Business.

Atualmente, a Wings tem capacidade de produzir 24.000 mil multimídias por mês. A empresa garante que os novos contratos não comprometeram a capacidade de produção e que ainda há produtos para novos clientes,

O sistema do Corolla já foi apresentado. O dos Volkswagen ainda não tem data para ser lançado. A terceira parceira deve ser revelada em outubro e a quarta, até o fim do ano. Para saber mais da nova central multimídia desses modelos tão procurados pelos consumidores, a nossa redação conversou com o João Marcelo Barros, que contou detalhes do projeto. 

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Onde que a nova central multimídia do Corolla tem a mais ou a menos

A antiga multimídia original do Corolla era materializada em uma tela de 8 polegadas, com teclados físicos laterais e compatível com Apple CarPlay e Android Auto. 

A nova, fornecida pela Wings, tem 10 polegadas e é totalmente digital, ou seja, nada de botões físicos. Também não é compatível com IOS ou Android. Mas o que parecia desvantagem ou um sistema inferior adotado durante a crise, pode na verdade trazer mais conectividade do que o Corolla tinha. 

Na própria central, fazendo o login na conta do Google e roteando a internet do smartphone - como já acontece no sistema VW Play -, o usuário pode acessar aplicativos como Waze e Spotify, já instalados de fábrica, ou ainda baixar outros apps via Google Play. 

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Por isso, na visão do empresário, a ausência de Android Auto ou Apple CarPlay não vai ser sentida pelos clientes: “O usuário pode fazer a integração via Bluetooth para fazer chamadas. Também é possível espelhar a tela do celular, seja Android ou IOS”, diz. Resta saber o quanto o espelhamento será intuitivo.

Questionado sobre a ausência de botões, que tornam a navegação mais intuitiva quando se está dirigindo, Barros justifica dizendo que a Wings seguiu uma preferência do mercado: “A tela do celular não tem botões, assim como tablets. Ambos têm uma tela estendida sensível ao toque e foi essa tendência que quisemos trazer”.

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Central multimídia da VW terá Netflix e Google Play

O empresário também antecipou algumas novidades do sistema que equipará até o Nivus, um dos mais novos carros da Volkswagen no mercado.

“É uma central multimídia um pouco diferente da que equipa o Toyota Corolla, a começar tem pelo tamanho da tela, que terá 9 polegadas. Também tem outras funcionalidades, como YouTube, Netflix e Google Play instalados, que podem ser usados unicamente com o carro estacionado”, explica o fundador da Wings. 

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De onde vêm os semicondutores

O empresário conta que praticamente toda matéria prima é importada da China e de Taiwan. E explica que o mercado automotivo está sendo afetado por depender de modelos específicos de chips, além de muitas fabricantes, ao receberem o produto priorizarem o mercado internacional. 


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