Como é Chevrolet Equinox híbrido plug-in que faz quase 100 km/l

Novo SUV conta com 1.000 km de autonomia e um sistema de câmbio que altera a dinâmica de seus motores
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15.04.2024 às 09:22
Novo SUV conta com 1.000 km de autonomia e um sistema de câmbio que altera a dinâmica de seus motores

A nova geração do Chevrolet Equinox já havia sido divulgada em fotos oficiais em março e a principal novidade é seu trem de força híbrido plug-in. Apesar da nova motorização ser exclusiva ao mercado chinês, chamam atenção seus dados técnicos, principalmente de seu consumo, em torno de 100 km/h.

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Antes de entrar em detalhes, vale a pena diferenciar os modelos. O Brasil recebe uma variante feita para o mercado norte-americano, produzido no México. E receberemos ainda esse ano uma nova geração elétrica. O modelo em questão é feto para o mercado chinês.

 

Fabricado em conjunto com a SAIC, o novo SUV da empresa americana também chegará ao mercado global sem o sistema híbrido, com fabricação no México. Mas como o Equinox Plus - como será chamado no mercado chinês - consegue esses números tão impressionantes de eficiência?

Os números são decorrentes da composição de sua motorização, o qual une um motor aspirado 1.5 Ecotec turbo que funciona em ciclo Atkinson a um propulsor elétrico que auxilia em velocidade de cruzeiro, aceleração e funciona como gerador.

 

É importante ressaltar o fato de o motor a combustão operar no ciclo Atkinson, fator crucial para sua eficiência. Isso porque propulsores que funcionam dessa maneira tem uma melhor mistura de ar/combustível, o que permite maior transformação em energia mecânica e por conseguinte em um consumo de combustível menor.

Além disso, o conjunto motriz possui um terceiro motor elétrico, o qual é alimentado pela energia gerada pelo veículo e combina marchas físicas ao seu próprio impulso. Nesse caso é importante onde esse propulsor é acoplado, no câmbio DHT do veículo.

 

Próprio para carros híbridos, esse tipo de transmissão prioriza os motores elétricos e transforma os propulsores quase em um apoio - invertendo a lógica geralmente presente nos veículos desse tipo.

Assim, o propulsor a combustão funciona a partir de duas engrenagens, uma para altas e outra para médias velocidades, já os elétricos são prioridade para situação de aceleração baixa. Além disso, o sistema DHT transforma motor aspirado uma espécie de gerador que recarrega bateria do carro, o que faz seu regime de rotação atuar em eficiência máxima, reduzindo o consumo do automóvel.

 

O rendimento total dos três propulsores combinados é de 180 cv e 25,5 kgfm, e sua autonomia no ciclo chinês CLTC é de 1.000 km e no modo totalmente elétrico é de 145 km. Suas medidas são de 4,65 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,71 m de altura.

Estratégia de mercado e design

O uso da motorização híbrida plug-in para o Equinox é crucial para sua prosperidade na China. Isso por conta da predileção dos chineses por veículos eletrificados, inclusive no segmento de SUVs. Carros como BYD Song Plus e GWM Haval H6 que utiliza o câmbio DHT, são alguns dos alvos que o Equinox Plus espera alcançar.

Sobre seu design, o veículo segue a linha visual que a Chevrolet tem adotado, com linhas mais retas e definidas. A parte frontal possui uma grade de linhas oscilantes escurecidas e faróis de LED posicionados acima das luzes principais.

 

Além disso, o carro ganhou rodas de 17 ou 20 polegadas, a depender da versão, e um aspecto mais robusto. Na parte de trás não existem muitas mudanças, com lanternas horizontais separadas com prolongamento lateral e vertical.

A parte interna foi atualizada e conta com um quadro de instrumentos digital de 11 polegadas e uma central multimídia de 11,3 polegadas. Seu lançamento oficial na China será durante o Salão de Pequim ainda em abril.

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