Como a VW Tarok se inspirará no Fiat Fastback para sair do papel

Picape nascerá sete anos após ser apresentada como conceito, porém menor e mais simples do que o protótipo do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018
LF
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12.12.2023 às 12:45
Picape nascerá sete anos após ser apresentada como conceito, porém menor e mais simples do que o protótipo do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018

A Volkswagen Tarok vai enfim sair do papel em 2026. Conforme contamos em 17 de novembro, a marca alemã resolveu dar ao projeto VW247, A0 picape ou Udara, em desenvolvimento para produção em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2026, o mesmo nome do conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018.

Até o visual da Tarok de produção terá elementos inspirados na picape conceitual de cinco anos atrás. Entretanto, a caminhonete compacta-média da vida real será um projeto menor e mais simples do que o protótipo. Em vez de usar a base do Taos, que era o previsto originalmente, ela herdará parte da cabine e da estrutura do T-Cross.

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Para chegar à fórmula final da Tarok de produção, a VW se inspirou, indiretamente e talvez até inconscientemente, em outro conceito revelado de naquele mesmo salão de 2018: o Fiat Fastback. Afinal, quando foi apresentado no SP Expo cinco primaveras atrás, o Fastback Concept era um modelo muito diferente do que se transformou enquanto produto final.

O Fiat Fastback Concept era um SUV cupê de porte grande. Utilizava a plataforma da Fiat Toro e trazia, inclusive, elementos visuais claramente inspirados na picape intermediária da marca italiana. Boa parte desses traços acabariam por ser aproveitados no facelift aplicado à própria Toro em 2021.

Já o Fastback de produção virou um SUV cupê de porte substancialmente menor do que o conceito. Foi-se a base Small Wide 4x4, veio a MLA do Pulse, que nada mais é do que uma atualização da matriz MP de Argo e Cronos. Aliás, vem do sedan a base estrutural do Fastback, que herda dele as portas laterais e o comprimento.

A VW Tarok da vida real seguirá um caminho semelhante, embora menos radical do que o Fastback. Em vez da plataforma MQB-A do Taos, maior e mais sofisticada, ela será construída sobre a MQB A0, aproveitando a parte dianteira da cabine e muito da mecânica do T-Cross, como suspensão e freios dianteiros.

Com isso, terá porte menor do que a Tarok Concept, que tinha dimensões praticamente idênticas às da Toro. Já a versão de produção trará um porte muito parecido com o de Chevrolet Montana e Renault Oroch. Explicamos um pouco melhor o seu posicionamento neste outro artigo, quando ainda conhecíamos o projeto apenas como A0 picape ou VW247.

Visualmente, a Tarok de produção deve aproveitar elementos estéticos do conceito, como os faróis de LED com projetores e sistema IQ Light de iluminação inteligente, grade com filete horizontal luminoso e lanternas traseiras integradas por um aplique em preto brilhante.

Dentro da cabine, a nova VW Tarok deve receber bancos dianteiros e o painel do novo T-Cross, que será lançado em 2024. Terá, obviamente, diferenças pontuais de acabamento para se diferenciar do irmão SUV. Na traseira, contará com suspensão reforçada, embora ainda por eixo de torção, e freios a disco redimensionados.

Como dissemos, a nova VW Tarok deve ser enfim revelada ao mundo no segundo semestre de 2025, com início da produção e lançamento efetivo previstos para o começo de 2026. Já está certo o uso do motor 1.5 TSI Evo2 no projeto. Resta saber se ele virá em configuração apenas a combustão ou já híbrido flex. Nossa aposta é que as variantes híbridas cheguem em um segundo momento.

Projeção: Kleber Silva/@KdesignAG

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