Citroën C3 terá irmão SUV cupê, e ele já está pronto contra o VW Nivus

Inédito modelo foi flagrado pela primeira vez no Brasil e será o terceiro (e último) integrante da família C-Cubed
Diego Dias
Por
21.08.2023 às 17:30
Inédito modelo foi flagrado pela primeira vez no Brasil e será o terceiro (e último) integrante da família C-Cubed

Quando foi lançado no Brasil há exatamente um ano, o novo Citroën C3 já tinha chegado com a previsão de ter sua família expandida por meio do projeto C-Cubed. Um deles acaba de ser flagrado pela primeira vez pelas ruas do país, o C3 SUV cupê, que deve ser batizado como C3 X ou C3 FastLounge.

As fotos que confere no flagra foram publicadas pela página Mentiras Automotivas no Instagram, que recebeu as fotos do Fabio Chinelato. O C3 x ou FastLounge foi fotografado em Picacicaba (SP), rodando ainda sob pesada camuflagem quadriculada e com uma capa preta na traseira que visa disfarçar a caída do teto.

Você também pode se interessar por:

Até então havia muitas dúvidas acerca do terceiro integrante da família C3, mas depois destas novas fotos do modelo no Brasil podemos dizer que se trata mesmo do inédito SUV cupê. Vale lembrar que já temos o C3 hatch lançado no ano passado e no final deste ano estreia o C3 Aircross – o SUV de sete lugares da gama.

O visual do C3 SUV-cupê

As fotos de flagra registraram o Citroën C3 SUV-cupê na posição lateral-traseira, ângulo parecido com a das últimas imagens do modelo flagrado na Índia. O que mais denuncia que estamos diante de um SUV com perfil de cupê são as portas traseiras com a parte superior curvada, isso por conta do caimento mais acentuado do teto.

A Citroën até tentou disfarçar as linhas do modelo com um prolongamento na traseira com uma capa preta, tudo para disfarçar as linhas ao melhor estilo de SUV-cupê. O que vale mencionar é que o balanço traseiro aparentemente é bem mais curto comparado aos “primos” C4 X e C5 X comercializados no mercado europeu. Ambos serviram de inspiração ao C3 X ou FastLounge no aspecto visual.

Com isso o crossover terá muito mais de SUV cupê do que de sedan. Seu balanço traseiro será curto e terá a tampa do porta-malas bem alta, com isso na prática teremos tecnicamente um notchback – ao estilo do saudoso Chevrolet Kadett, mas essa nomenclatura está no passado e certamente não será usada. Vale dizer que, dependendo do tipo da abertura do porta-malas (integrando ou não o vidro traseiro), teremos a resposta certa.

É importante lembrar que a Mobiauto já havia avisado que o novo modelo, conhecido atualmente pelo código de projeto CC22, e que foi sempre especulado como um sedan, contaria com elementos muito mais próximos ao de um SUV-cupê em sua concepção. Tanto que os primeiros flagras com carroceria definitiva feitos na Índia comprovam o estilo do novo modelo.

Em relação a dimensões, ainda não há grandes informações, mas é possível dizer que o entre-eixos do novo C3 FastLounge/C3 X deverá ficar no meio termo entre os 2,54 m do hatchback e os 2,67 m do futuro SUV de sete lugares da marca.

Citroën C3 X ou FastLounge?

Ainda não podemos cravar mas, caso o novo C3 receba o nome FastLounge, esta seria uma clara referência a outro SUV-cupê do grupo Stellantis: o Fiat Fastback. Já o nome  Lounge é como a Citroën chama seus carros sedan ou tipo “salão”. O sobrenome X de C3 X, por sua vez, daria ao produto um tom mais de SUV de fato.

Motor turbo

Assim como o novo C3 Aircross de sete lugares que será lançado no final deste ano, o novo C3 FastLounge ou C3 X terá debaixo do capô o motor 1.0 turbo T200, o mesmo utilizado atualmente no Fiat Fastback e Pulse. A potência máxima fica em 130 cv e o torque em até 20,4 kgfm, sempre trabalhando com câmbio automático CVT com simulação de sete marchas.

Vale ressaltar que o modelo deverá contar com outra opção no catálogo: o 1.0 aspirado da família EC5, que certamente vai equipar as configurações mais simples do modelo. Neste caso, ele entrega até 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, neste caso com transmissão automática de seis velocidades da Aisin.

SUV cupê mais barato do Brasil

Embora mire de alguma forma no Volkswagen Nivus, o novo C3 FastLounge/C3 X terá a proposta de ser o SUV cupê mais barato do Brasil, afinal, ele deriva de um hatch compacto de entrada pensado para mercados emergentes. Além disso, a ideia é que ele seja posicionado entre o C3 hatch e o C3 Aircross.

Com o flagra agora no Brasil, podemos dizer que os testes com o modelo estão acelerados. Ainda não temos previsão de lançamento do novo SUV cupê, mas como o C3 Aircross estreia no final de 2023, podemos esperar o lançamento do C3 FastLounge para meados de 2024.

Projeção: Jonathan Machado

Comentários