Citroën C3 elétrico é lançado com motor mais fraco que qualquer 1.0

Hatch elétrico tem baterias de apenas 29,2 kWh, mal passa dos 100 km/h e quer ser pedra no sapato do Renault Kwid E-Tech
Renan Rodrigues
Por
16.01.2023 às 12:09
Hatch elétrico tem baterias de apenas 29,2 kWh, mal passa dos 100 km/h e quer ser pedra no sapato do Renault Kwid E-Tech

Em agosto do ano passado, a Mobiauto revelou o plano da Citroën em lançar uma variante elétrica do novo C3 para o mercado indiano. A previsão inicial era apresentar o modelo em dezembro e começar as vendas em abril de 2023. 

O ano virou e a marca não revelou o modelo, mesmo depois de um flagra mostrar o carro pronto em setembro. Agora, a tal configuração foi apresentada oficialmente na Índia. As fotos são do site CarDekho. 

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Hatch elétrico tem baterias de apenas 29,2 kWh, mal passa dos 100 km/h e quer ser pedra no sapato do Renault Kwid E-Tech

Visualmente ele é idêntico ao modelo térmico. A única mudança verificável é, obviamente, o bocal de recarga, que está posicionado sobre a caixa de roda no lado do carona. Há pequenas mudanças no interior, como a troca da alavanca do câmbio por um seletor de posições. 

Nada de Peugeot

O novo C3 utiliza uma simplificação da matriz modular CMP, que já é capaz de abrigar modelos elétricos, como o Peugeot e-208 GT. Por esse motivo, esperava-se que eles compartilhassem a motorização. 

Hatch elétrico tem baterias de apenas 29,2 kWh, mal passa dos 100 km/h e quer ser pedra no sapato do Renault Kwid E-Tech

Mas o eC3 na verdade possui um motor elétrico de apenas 57 cv e 14,58 kgfm de torque. Bem menos que os 156 cv e 26,5 kgfm de torque do Peugeot e-208 vendido na Europa. O 0 a 60 km/h é feito em 6,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 107 km/h. 

Tal qual aconteceu com o Kwid, caso venha para o mercado brasileiro, é possível que ganhe um novo conjunto elétrico - ou uma calibração para entregar um pouco mais de potência e torque

Hatch elétrico tem baterias de apenas 29,2 kWh, mal passa dos 100 km/h e quer ser pedra no sapato do Renault Kwid E-Tech

As baterias também são menores que as da Peugeot, são 29,2 kWh no eC3 e 50 kWh no e-208. A autonomia declarada é de 320 km, o que parece um tanto otimista. A certificação, segundo a Citroën, é feita pelo padrão ARAI, bem diferente do usado pelas outras marcas. 

O tempo de recarga varia entre 57 minutos para um carreador rápido com corrente contínua e mais de 10 horas na tomada de casa. 

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O posicionamento do eC3 no mercado indiano será para concorrer com modelos mais baratos, como Tata Tiago EV. Apesar da recente ofensiva da Stellantis com modelos elétricos, ainda não há informações sobre a oferta do eC3 no Brasil. Ela viria bem a calhar para brigar com Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech na faixa de R$ 150.000.

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