Citroën C3 Aircross muda de nome e ganha novo motor

Com o fim do programa C-Cubed, a Citroën prepara mudanças motoras e visuais para o Citroën C3 Aircross
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01.10.2024 às 16:28 • Atualizado em 27.11.2024
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Com o fim do programa C-Cubed, a Citroën prepara mudanças motoras e visuais para o Citroën C3 Aircross

O Citroën C3 Aircross acaba de ganhar uma atualização significativa para sua linha. O SUV francês agora possui uma nova nomenclatura, além de ter uma nova opção de motorização para sua versão de entrada, mas isso só do outro lado do mundo.

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Essas mudanças aconteceram no mercado indiano, onde o Citroën C3 Aircross deixou de lado o sufixo “C3” e agora chama-se Citroën Aircross. Já o novo motor trata-se do 1.2 Puretech de três cilindros, que desenvolve 82 cavalos de potência e 11,7 kgfm de torque, além de ser associado a um câmbio manual de cinco marchas.

 

Na Índia, agora o modelo conta com seis airbags e alerta se cinto de segurança em todas as suas versões. O SUV também ganhou nova chave canivete, mais uma saída de ar traseira, espelhos retrovisores elétricos dobráveis e melhor acabamento no painel, além de ACC e faróis de LED para as versões mais caras.

A atualização em questão casa com as informações publicadas pelos colegas da Auto+ na semana passada. Segundo a publicação, o SUV também ganhará um novo motor por aqui, além de passar por uma reestilização visual no futuro.

 

Vale lembrar que o motor 1.2 Puretech não é nenhum desconhecido do mercado brasileiro. A usina, fabricada pelo grupo Stellantis, já equipou no Brasil as antigas gerações tanto de Citroën C3 quanto de Peugeot 208.

Novo motor de Argo

Como já comentado, o Aircross também será atualizado por aqui, porém as mudanças não serão as mesmas do mercado indiano, ao menos de acordo com a Auto+. Isso porque no Brasil o novo motor do SUV não será o 1.2 Puretech, mas sim o 1.3 Firefly do Fiat Argo, que desenvolve 109 cv e 14,2 kgfm.

Apesar de tudo estar no campo da especulação, imagina-se que a escolha do 1.3 Firefly se dê pela facilidade de usar um motor que já é produzido no Brasil, em Betim (MG). A escolha pelo propulsor deve baratear o modelo e o deixar com valor próximo dos R$ 100 mil. Atualmente o SUV parte dos R$ 114.990.

 

Vale ressaltar que essa mudança não ocorrerá somente no SUV, mas sim em todos os modelos que fazem parte do projeto C-Cubed, que já chega ao seu fim. Ou seja, Citroën C3 e o ainda não lançado Citroën Basalt também devem ganhar o motor 1.3.

A informação é de que o novo propulsor chegará aos três modelos no segundo semestre de 2025, primeiro no C3 Aircross, depois em C3 e Basalt, respectivamente, com uma diferença de dois meses para cada.

Visual europeu e novo nome

Ainda segundo a Auto+, após a adição do novo propulsor, os três modelos também devem ganhar novos visuais, na mesma ordem anteriormente citada. No último trimestre de 2025, o C3 Aircross deve ser reestilizado e adotar um visual semelhante ao presente na Europa, mas com algumas simplificações.

O mesmo acontecerá com o C3 hatch no segundo trimestre de 2026. Já o Basalt deve ganhar cara nova somente no segundo trimestre de 2027, momento em que terá uma vida útil já considerável no Brasil.

 

Quanto ao nome, não foi informado se a nova nomenclatura que o Citroën C3 Aircross ganhou no mercado indiano chegará ao Brasil juntamente com outras mudanças.

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