Citroën C3 Aircross 2024 chega com item que faltou no Jeep Commander

O sistema de ventilação no teto atenderá os passageiros para além da fileira do motorista
Vinicius Moreira
Por
10.10.2023 às 19:12
O sistema de ventilação no teto atenderá os passageiros para além da fileira do motorista

A Citroën segue sua estratégia de revelar aos poucos os detalhes do novo C3 Aircross, SUV da marca que terá versões de cinco e sete lugares. O modelo chegará para competir especialmente com a Chevrolet Spin, quetambém se prepara para este duelo.

Agora, a marca francesa anunciou que o modelo terá um difusor de ar central que pretende entregar o mesmo conforto climático para os ocupantes da segunda e terceira fileira. O item de fábrica é um diferencial não encontrado em carros maiores e mais caros, como Jeep Commander, também fabricado pela Stellantis.

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Para se ter uma ideia, o Citroën C3 Aircross possui 4,32 metros de comprimento, sendo 2,67 metros só de entre-eixos, enquanto o Commander tem 4,70 metros de comprimento e 2,79 metros de entre-eixos. Ou seja, uma cabine maior, porém sem o sistema do SUV francês que ainda permite o ajuste independente de velocidade e quatro difusores individuais.

Vale a pena ressaltar que o sistema não é um ar-condicionado adicional, mas um difusor que leva o ar da parte frontal da cabine para a parte traseira do interior do SUV. A montadora chinesa garante que a tecnologia utilizada no Aircross pode reduzir em até 4,5º Celsius a temperaturas das fileiras posteriores ao do motorista.

Posicionado como SUV compacto, o C3 Aircross tentará acabar com o reinado da Chevrolet Spin. Apesar de ser nove centímetros menor em comprimento que o antigo monovolume, o hatch da família C3 possui espaço interno cinco centímetros maior que o concorrente.

Por um lado, se os ocupantes do C3 Aircross terão mais conforto interno, o uso do porta-malas será um trunfo para a Chevrolet. Na versão com cinco passageiros, o SUV consegue transportar até 489 litros, já a Spin 710 litros. Na opção de sete lugares, o hatch comporta no máximo 100 litros, enquanto a Spin chega a 162 litros.

Como é o Citroen C3 Aircross 2024

A Stellantis posicionou a Citroën como uma marca de entrada em seu portfólio, mas é indiscutível que o SUV de 7 lugares será um produto de tíquete mais elevado, com preços iniciando já acima dos R$ 100 mil.

E é por isso que a marca tentou deixar, visualmente, o C3 Aircross mais requintado que seu irmão menor. Na dianteira, o para-choque é exclusivo e deixa o modelo mais robusto, mesmo que seus faróis sigam a linha do hatch, divididos em dois com a maior parte alojada no para-choque. A peça conta com assinatura de LED integrada.

A lateral mostra o formato caixote, como é comum em veículos desse segmento, por isso vemos o teto sem quedas até o fim da carroceria. Acima, falamos das dimensões comparando com o Spin, mas vale ressaltar ainda que o SUV é 32 cm mais comprido que o hatch, e tem 13 cm a mais de entre-eixos. Chamam atenção as portas grandes.

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Para fechar a parte externa, a traseira esboça mais personalidade com lanternas em formato de "C" interligadas por uma faixa horizontal, tampa do porta-malas com vincos marcados e para-choque em dois tons.

O interior recebe muito do C3, como bancos dianteiros, volante, console central e central multimídia, porém com soluções um pouco mais sofisticadas de acabamento, além de um quadro de instrumentos mais completo (incluindo conta-giros) e chave canivete.

Além disso, os passageiros contarão com cinco portas USB para carga lenta dentro da cabine.

Motorização

O motor deve ser o 1.6 EC5 aspirado flex que, atualmente, rende 113 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 120 cv e 15,7 kgfm com etanol, ao menos para as versões de entrada. 

Espera-se que as versões mais caras estreiem o motor 1.0 GSE turbo usado no Pulse, por exemplo. Esse propulsor rende 125/130 cv (G/E) e 20,4 kgfm (G/E).

A previsão de chegada do Citroën C3 Aircross é para o próximo mês de novembro. No Brasil, o SUV será fabricado em Porto Real (RJ).

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