Citroën C3 2024: como hatch deu chapéu em Kwid para ser mais barato do Brasil

Citroën C3 2024: como hatch deu chapéu em Kwid para ser mais barato do Brasil
Diego Dias
Por
15.01.2024 às 19:00
Citroën C3 2024: como hatch deu chapéu em Kwid para ser mais barato do Brasil

Lançado no Brasil em 2022, o novo Citroën passou a assumir outra função dentro da gama da marca francesa no mercado nacional, deixando de ser um hatch compacto premium para ser o carro de entrada. Boa notícia é que o Citroën C3 passou a ser o carro mais barato do Brasil em 2024 (R$ 69.990) depois do aumento de preço sofrido pelo Fiat Mobi recentemente, que chegou a R$ 71.990.

Interessante também é que o Citroën C3 também sai mais em conta que outro hatch subcompacto: o Renault Kwid, que é tabelado em R$ 71.190. Assim, a Stellantis aposta forte no hatch da fabricante francesa, que passa a ser não apenas o carro mais barato do Brasil, como se torna um melhor negócio do ponto de vista de custo x benefício: ele é um hatch compacto maior e com mais espaço perante o Fiat Mobi e Renault Kwid.

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Vale dizer que o Citroën C3 tem como carta na manga ser um projeto de baixo custo para mercados emergentes, com seu projeto sendo originário da Índia. Dessa forma o modelo consegue ter uma precificação mais competitiva. É verdade que, assim como o Renault Kwid, seu desenvolvimento foi tocado do outro lado do mundo mas passou por mudanças estruturais importantes para se adequar aos padrões mínimos de segurança e emissões exigidos para o mercado brasileiro.

Como já adiantamos, o Citroën C3 tem a seu favor contra a concorrência dos subcompactos seu porte, contando com 3.981 mm de comprimento, 2.540 mm de entre-eixos e porta-malas com capacidade para 315 litros. Já o Fiat Mobi tem 3.566 mm, 2.307 mm e 235 litros, respectivamente, enquanto o Renault Kwid tem 3.680 mm, 2.423 mm e 290 litros, na mesma ordem.

O pacote de equipamentos do hatch compacto está dentro dos padrões do segmento, mas vale dizer que antes mesmo de 2024 já contava com os itens obrigatórios que passaram a ser de série no Fiat Mobi somente neste ano, à exemplo dos controles de tração e estabilidade, luzes diurnas nos faróis e repetidor de seta nos retrovisores.

A lista de itens de série a partir do C3 Live 1.0, sua variante de entrada, ainda conta com airbag duplo frontal (motorista e passageiro), luzes de emergência em frenagem brusca, travamento automático das portas com o veículo em movimento, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, monitor de pressão dos pneus, vidros dianteiros elétricos, painel digital, travas elétricas, rodas de ferro de 15 polegadas com calotas, indicador de troca de marcha e computador de bordo.

Debaixo do capô o Citroën C3 leva o 1.0 três cilindros da família Firefly que equipa outros hatches da Stellantis, como Fiat Argo e Peugeot 208 (já foi oferecido no Mobi por um período, mas a Fiat o descartou e manteve apenas o 1.0 Fire Evo). Este propulsor entrega potência (G/E) de 71/75cv a 6.000 rpm e 10/10,7 kgfm de torque a 3.250 rpm, sempre com trabalhando com câmbio manual de cinco marchas.

É outra vantagem do C3 sobre o Fiat Mobi, que tem ainda o famigerado motor 1.0 quatro cilindros Fire de 73/75 cv a 6.250 rpm e 9,5/9,9 kgfm a 3.850 rpm, também com transmissão de cinco posições. O Kwid também traz um motor três cilindros 1.0, mas com 66/70 cv a 5.500 rpm e 9,4/9,7 kgfm a 4.250 rpm.

Atualmente o C3 parte de R$ 69.990, preço já abaixo dos subcompactos citados até aqui. Mas é importante lembrar que a fabricante está comercializando seu hatch por R$ 67.990 em unidades 2023/2024, o que faz dele ainda um melhor negócio no segmento de entrada

 

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