Chevrolet Spin terá motor recalibrado para seguir nas lojas em 2022

Marca recalibra motores para se enquadrar nas novas regras de emissão da sétima fase do Proconve L7, e monovolume Spin ganha até bicos injetores aquecidos
Renan Bandeira
Por
30.11.2021 às 16:21
Marca recalibra motores para se enquadrar nas novas regras de emissão da sétima fase do Proconve L7, e monovolume Spin ganha até bicos injetores aquecidos

A General Motors (GM) anunciou, nesta terça-feira (30), que toda sua linha de motores será recalibrada para se adequar às novas regras de emissão da sétima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entram em vigor em 1º de janeiro de 2022 - que você pode entender melhor neste outro artigo.

A marca não deu informações aprofundadas sobre quais são as novidades nos propulsores e se eles perderão potência, como aconteceu com o 1.3 aspirado da Fiat.

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No entanto, de forma geral, a fabricante explicou que os trens de força terão mudanças importantes nos sistemas de exaustão e no armazenamento e distribuição de combustível, além de uma nova programação dos softwares de gerenciamento de motor e câmbio.

Entre os veículos flexíveis, apenas o monovolume Spin teve o sistema explicado. Segundo a Chevrolet, ele ganhará bicos injetores aquecidos no lugar do conhecido tanquinho de partida a frio, um novo catalisador e um tanque com multicamadas e filtros para evitar que o combustível evapore e vá para atmosfera.

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Enquanto isso, o motor a diesel ganhou um filtro que anula até 95% da emissão de material particulado, responsável pela fumaça escura de veículos desse tipo. 

Com as atualizações em seus motores, a marca pretende reduzir em 43% o volume de poluentes emitidos por seus veículos, mas sem comprometer a performance. 

A Mobiauto procurou a Chevrolet para saber como ficarão os números de potência e torque dos propulsores para os próximos anos, e a marca disse que mudaram “a calibração de todos motores e transmissões com foco também em melhorar emissões e dirigibilidade sem alterar suas especificações.”

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Atualmente, a Chevrolet tem seu portfólio 11 veículos a combustão, que são equipados com os seguintes motores:

Joy e Joy Plus: 1.0 flex aspirado de 78/80 cv e 9,5/9,8 kgfm;

Onix e Onix Plus: 1.0 flex aspirado de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm e 1.0 turboflex de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm;

Tracker: 1.0 turboflex de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm e 1.2 de 132/133 cv e 19,4/21,4 kgfm;

Cruze e Cruze Sport6: 1.4 turboflex de 150/153 cv e 24/24,5 kgfm;

Equinox: 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 27,8 kgfm;

Spin: 1.8 flex aspirado de 106/111 cv e 16,8/17,7 kgfm.

S10: 2.5 flex aspirado de 197/206 cv e 26,3/27,3 kgfm e 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm.

Camaro: V8 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm.

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