Chevrolet Onix RS 2021: versão com roupa esportiva será só automática
A família de Chevrolet Onix e Chevrolet Onix Plus está aumentando. A General Motors apresentou nesta quarta-feira (23) a versão esportivada RS para o hatch e a série Midnight para o sedã. As opções chegam às lojas em outubro e custarão entre R$ 70.000 e R$ 80.000.
Ambos os veículos são fabricados na unidade de Gravataí (RS), e mantêm o histórico da empresa em alimentar o catálogo com configurações de roupagem esportiva criadas a partir de versões já existentes na gama, sem real ganho de desempenho, mas com acessórios e detalhes visuais para aumentar o ar de esportividade.
Isso sempre esteve presente na história da marca: Opala, na década de 1970, e depois Astra, Corsa, Montana e até a Meriva foram oferecidos nas últimas décadas com a assinatura SS.
Partido disso, vemos um Onix hatch 1.0 turbo convencional de 116 cv e 16,8 kgfm de torque aliado a câmbio automático de seis marchas, que ganha aerofólio elevado na tampa traseira, rodas de liga leve pretas de 16 polegadas e desenho inédito, saias laterais, faróis do tipo projetor com máscara negra e novo pára-choque com grade do tipo colmeia.
Segundo a fabricante, a opção chega no configurador para ficar e terá três opções de cores: branco, preto e vermelho. Todas com acabamento de teto, capas de retrovisores e gravatas na cor preta.
Embora tenha forte apelo visual no exterior, o interior é que guarda a principal novidade do RS. Não só a versão esportivada, mas toda a linha 2021 do Onix será equipada com a central multimídia My Link de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. As opções de topo de linha Premier ainda devem ter espelhamento sem fio de smartphones, igual ao Trailblazer e S10.
Além disso, a nova versão do hatch terá painel de instrumento analógico com iluminação em LED, acabamento interno escurecido, volante de base reta com gravata preta e bancos com apoios de cabeça integrado.
Voltando a falar do Onix RS, ainda que tenha caráter mais esportivo, os ajustes dinâmicos de suspensão e direção são iguais aos do hatch comum.
Na lista de equipamentos, o RS mantém seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, controle eletrônico de tração e estabilidade, direção elétrica, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, regulagem de altura para banco e cinto e de altura e profundidade para volante, controle de limite de velocidade, controle de cruzeiro e freios ABS.
Plus Midnight
A série Midnight também é uma versão esportivada, mas para o sedan Onix Plus. Porém, diferentemente da opção RS do hatch, os executivos da marca afirmaram que a opção terá prazo determinado de um ano no catálogo, com chances de prorrogação.
A versão do Onix Plus escolhida para receber a série esportivada Midnight foi a Premier 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm, também gerenciada por transmissão automática de seis marchas. Assim como no hatch, as mudanças são visuais, mas neste caso se concentram na substituição dos detalhes cromados pelo acabamento escurecido.
O Midnight terá gravatas e grade colmeia em preto, conjunto óptico do tipo projetor com máscaras negras e luzes de condução diurna em LED. Além disso, será equipado com rodas pretas de 16 polegadas, que possuem design diferente das que equipam o Onix Plus Premier.
Assim como a RS, o modelo contará com volante de base achatada e central multimídia MyLink de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Fora as mudanças visuais, o sedan manterá os itens já encontrados na versão Premier 1.0 turbo: ar-condicionado, direção elétrica, sensor crepuscular dos faróis, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, chave inteligente e ignição por botão, controle de cruzeiro, regulagem de altura de banco e cinto do motorista, regulagem de altura e profundidade do volante, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.
De acordo com os executivos da empresa, não foram adicionados itens exclusivos às novas versões para que elas sejam competitivas no mercado, não elevando seus preços e criando versões de nicho, mas que tenham participação entre 5% e 10% das vendas totais dos modelos.
O preço também é a resposta sobre o questionamento das configurações serem equipadas apenas com o motor 1.0 turbo e câmbio automático. De acordo com a empresa, a capacidade volumétrica do propulsor tem menor custo de IPI, e isso é repassado para o cliente, deixando o veículo com preços mais acessíveis.
Além disso, a Chevrolet afirma que a forte aceitação do motor 1.0 turbo - que representa 55% das vendas do veículo - e da transmissão automática são os principais motivos para que Onix RS e Onix Plus Midnight não tenham sido equipados nem com o motor 1.2 turbo do SUV Tracker, nem com câmbio manual.
Talvez você também se interesse:
10 Novidades do Hyundai HB20 2020
Comparativo: Chevrolet Onix ou Hyundai HB20 de entrada?
SUVs novos de até 70 mil
O que fazer na quarentena? 10 Coisas para quem gosta de carro
Renan Bandeira
Jornalista Automotivo
Comentários
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Ford Mustang 60 anos: 10 curiosidades pouco conhecidas sobre o esportivo
- Novidades sobre carros
GWM Haval H6 chega à linha 2025 até R$ 10 mil mais caro; veja o que muda
- Novidades sobre carros
VW T-Cross 2025 já tem data para chegar com visual do europeu
- Novidades sobre carros
VW T-Cross 2025: todas as novidades do SUV que chega em julho
- Novidades sobre carros
Flagra: Picape híbrida da BYD revela cara de Ford e terá potência de V8
- Novidades sobre carros
Qual será o futuro dos Toyota Yaris atuais com a chegada do Yaris Cross?
- Novidades sobre carros
Novo GWM Haval H6 fica maior, mais potente e troca o visual
- Novidades sobre carros
Segredo: VW Tarok já tem data para chegar (e está longe de ser lançada)
- Novidades sobre carros
Novo Citroen C3 Aircross terá versão elétrica; veja quando será lançada