Carros da BYD têm problema com pintura?

Problemas afetam Yuan Plus, Song Plus, Dolphin e Seal
Diego Dias
Por
02.08.2024 às 21:08 • Atualizado em 05.08.2024
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Problemas afetam Yuan Plus, Song Plus, Dolphin e Seal

Na medida que cresce a participação de vendas da BYD no mercado brasileiro, naturalmente mais carros da empresa são vistos nas ruas. Para se ter ideia, a gigante marca chinesa já representa 3,75% das vendas de automóveis em 2024, de acordo com dados da Fenabrave. Mas junto deste maior volume também surgem histórias de eventuais problemas de modelos da marca.

Mobiauto investigou o caso de "problema na pintura dos BYD" com proprietários e conta alguns casos pontuais (vale lembrar) de proprietários de carros da BYD que estão sofrendo com a qualidade da pintura de seus carros. São situações que envolvem desde a pintura do carro, a diferença de tonalidade entre peças, até mesmo situações em que um componente começou a apresentar bolhas e por consequência descascar a pintura. Todas as reclamações foram publicadas no site Reclame Aqui.

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A primeira reclamação é de um dono de um BYD Yuan Plus, SUV elétrico que é comercializado por R$ 239.800. As indagações se dão por conta de uma suposta pintura inadequada do SUV elétrico, que foi comprado 0km e foi entregue ao proprietário com uma das portas e o para-choque traseiro repintados.

Vale dizer que o mesmo proprietário que publicou o relato no site Reclame Aqui também publicou sua reclamação no Facebook, onde também compartilhou essas fotos que você confere na matéria. Na publicação o autor mostra diferença de pintura em seu BYD Yuan Plus com carroceria vermelha. O autor afirma que fez até vistoria cautelar no SUV elétrico, onde constatou que houve repintura e até massa na porta, mas entrou em contato com a concessionária, que afirmou que que o veículo não foi repintado, segundo ele.

Outro trecho da reclamação acerca do Yuan Plus é citado que, durante consulta com ao SAC da BYD, o dono foi informado que “o carro não foi pintado na concessionária que adquiriu o veículo (Vitória Motors, em Goiânia-GO), mas sim durante o transporte na cegonha”. Segundo ele, o vendedor da marca enviou até vídeos para comprovar que o SUV já estava repintado quando embarcou no caminhão cegonha em transporte até Caruaru (PE), munícipio em que reside o dono Natã.

O segundo caso envolve um BYD Song Plus, que de acordo com a proprietária Thais veio da primeira revisão na concessionária Parvi BYD (Salvador-BA) com arranhão no capô. Não bastasse, o SUV híbrido plug-in também estava com um ponto de ferrugem localizado no capô. A proprietária acionou a garantia da BYD e até o momento espera uma resposta da matriz chinesa.

o terceiro caso envolve o sedan elétrico BYD Seal, que apresentou um problema localizado no spoiler dianteiro. Segundo relato do Diogo, o spoiler dianteiro (peça abaixo do para-choque) começou a descascar a pintura, assim ele levou o carro até a concessionária Vitória Motors, a mesma do primeiro caso. Na reclamação, o dono pediu a garantia da peça, que foi negada pela BYD Brasil por suposto mau uso. Em sua defesa, o proprietário argumenta que não tem marca de atrito no spoiler.

No quarto e último caso, um dono de um Dophin Plus reclama que recebeu seu carro com avarias no capô. Segundo ele, “tem desde marcas de polimento mal executadas, com marcas visíveis deixadas pela boina da máquina de polir, além de manchas na pintura do teto provocado por algum líquido que pingou sobre o carro”. A porta do motorista, por sua vez, revela uma lasquinha na pintura e o fundo branco.

O proprietário afirma que entrou em contato com a concessionária Saga BYD de Brasília (DF), a qual prometeu que faria o polimento no teto e a troca do capô. Em seu relato, a má notícia é que o polimento no teto revelou manchas esfumaçadas e restos de massas de polir, enquanto o capô não foi trocado.

O assunto viralizou nas redes sociais nos últimos dias e, como dito acima, Mobiauto recebeu reclamações de alguns proprietários. No entanto, o percentual de anotações no site do "Reclame Aqui" e até mesmo nos grupos de proprietários do Facebook são baixos frente ao volume de vendas da marca. Dessa forma, podemos constatar que são problemas esporádicos. 

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