Carro 0 km: Argentina sofre com inflação e um Fiat Mobi já custa R$ 100 mil

Hermanos sobre com inflação altíssima e modelos de entrada, como um Fiat Mobi, por exemplo, já ultrapassam os R$ 100 mil
Diego Dias
Por
04.05.2023 às 15:11
Hermanos sobre com inflação altíssima e modelos de entrada, como um Fiat Mobi, por exemplo, já ultrapassam os R$ 100 mil

Não é segredo para ninguém que os preços praticados para os veículos comercializados no mercado brasileiro estão bastante elevados, tanto que o carro “mais barato” no país é o Renault Kwid Zen que não sai por menos do que R$ 68.990.  

Mas a situação na Argentina é ainda mais complicada. Prova disso é que no mercado dos hermanos o carro mais barato à venda já passou de 4.046.200 de pesos argentinos, o que numa conversão direta dá mais de R$ 90.000.  

É um valor que chama a atenção, principalmente quando paramos para lembrar que há um ano era possível adquirir um carro na Argentina pela metade deste preço. O levantamento foi publicado pelo jornal de economia Ámbito Financiero. 

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Até então, o último carro à venda na Argentina abaixo da faixa dos 4.000.000 de pesos era o Toyota Etios Aibo, versão furgão do hatch compacto que teve seu preço reajustado agora em maio, passando de 3.776.000 (R$ 84.582) para 4.059.000 pesos (R$ 90.921). Assim, até o momento, ele é o segundo carro mais barato do país vizinho, ficando atrás somente do Citroën C3 com o valor de 4.046.200 (R$ 90.634) que citamos no início deste artigo.  

Em terceiro temos também um Toyota: o Etios Sedan, que não sai por menos do que 4.480.000 pesos ou R$ 93.340 na conversão direta. Já o quarto modelo “mais em conta” por lá é o Fiat Mobi, que sai por 4.477.900 pesos (R$ 100.304) - pois é, o subcompacto da Fiat já ultrapassa os R$ 100 mil no país hermano. 

Hermanos sobre com inflação altíssima e modelos de entrada, como um Fiat Mobi, por exemplo, já ultrapassam os R$ 100 mil

O quinto é o Chevrolet Joy que custa 4.409.900 pesos (R$ 103.032), modelo que nada mais é do que a primeira geração do Onix e que já saiu de linha no Brasil, mas que segue à venda por lá vindo importado da Colômbia.  

É importante lembrar que o poder de compra na Argentina é bastante limitado por conta da inflação, que já ultrapassou os 100% neste ano. Por isso vemos preços tão altos em veículos tão básicos - e até ultrapassados. 

Equação: preço vs salário 

Com o carro mais barato custando acima dos 4.000.000 pesos, um cidadão argentino terá que desembolsar nada menos do que 46 salários (87.987 pesos / R$ 1.951) para conseguir comprar um carro zero quilômetro.  

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Para efeito de comparação, no Brasil uma pessoa precisa de um pouco mais para adquirir um veículo zero quilômetro: 52 salários mínimos (atualmente em R$ 1.320). Na prática são seis salários a mais, porém no Brasil a inflação é bem menor do que na Argentina (4,65% contra 104,3%), assim o poder de compra por aqui acaba sendo bem maior, embora os preços praticados no mercado nacional ainda sejam altos.   

Abaixo, veja o ranking dos cinco carros mais “baratos” à venda na Argentina e também os cinco modelos mais em conta no Brasil: 

Argentina 

  1. Citroën C3: 4.046.200 pesos 
  2. Toyota Etios Aibo: 4.059.000 pesos  
  3. Fiat Mobi: 4.477.900 pesos 
  4. Etios Sedã: 4.480.000 pesos 
  5. Chevrolet Joy: 4.653.900 pesos 

Brasil 

  1. Renault Kwid: R$ 68.990 
  2. Fiat Mobi: R$ 68.990 
  3. Citroën C3: R$ 72.990 
  4. Fiat Argo: R$ 78.590 
  5. Hyundai HB20: R$ 81.090 


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