Caoa Chery Tiggo 8 briga com VW Tiguan de 7 lugares a R$ 168.600
A Caoa Chery faz o seu segundo lançamento no Brasil em um período de menos de dois meses. Após apresentar o sedã médio Arrizo 6 em julho, agora é a vez de a operação sino-brasileira trazer ao mercado o Tiggo 8.
Este segundo vai brigar com o VW Tiguan Allspace e com o futuro SUV da Jeep no segmento de utilitários esportivos médios de sete lugares.
Já com visual reestilizado em relação ao modelo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Tiggo 8 será produzido em Anápolis (GO) e vendido em versão única de acabamento, TXS, oferecida a R$ 168.600.
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O valor está próximo ao do Tiguan Comfortline 250 TSI de sete lugares (R$ 171.690). Porém, a fabricante promete cobrar R$ 156.900 de maneira promocional para os primeiros compradores (sem número de unidades ou prazo de duração divulgado).
A chegada às lojas acontece a partir desta quinta-feira (13).
Entre os principais itens de série estão faróis full-led, lanternas traseiras com guia de led, seis airbags, chave com sensor presencial (incluindo porta-malas) e comando de ar-condicionado a distância, assistentes de frenagem emergencial (sem atuação 100% autônoma), monitoramento de ponto cego, porta-malas com ajuste elétrico da altura de abertura da tampa e teto solar panorâmico.
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O Tiggo 8 traz como destaque o painel, dotado de quadro de instrumentos 100% digital de 12,3 polegadas, revestimentos suaves ao toque, central multimídia flutuante de 10,25 polegadas e iluminação interna ambiente com sete opções de cores.
O console central elevado inclui carregador de celular sem fio, freio eletrônico de estacionamento e tela LCD para comandos digitais do ar-condicionado, inspirados de maneira nada discreta nos novos Land Rover.
O motor será o 1.6 turbo quatro-cilindros 16V da família Acteco com comando variável de válvulas. Diferentemente do propulsor 1.5 turbo dos Tiggo 5X e 7, o 1.6 do Tiggo 8 é movido apenas a gasolina e possui injeção direta de combustível.
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Se na China este motor rende 200 cv, por aqui a potência foi reduzida a 187 cv. A Caoa não explicou o porquê da redução, mas provavelmente tratou-se de uma medida para melhorar a durabilidade em um mercado que utiliza combustível de pior qualidade.
Ainda assim, segundo a fabricante, seus 28 kgfm de torque entre 2.000 e 4.000 rpm o farão ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. Já o consumo aferido no programa de etiquetagem veicular do Inmetro é de interessantes 9,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada,
O câmbio é automatizado de dupla embreagem, tal qual nos Tiggo menores, com os quais o 8 compartilha plataforma. Porém, no SUV de sete lugares a caixa banhada a óleo fornecida pela Getrag tem sete marchas. Já a manopla tem estilo de joystick.
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O modelo possui 4,70 m de comprimento, mesma medida do Tiguan Allspace, porém com 2,71 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,71 m de altura. São 8 cm a menos no entre-eixos, porém 2 cm a mais na largura e 4 cm a mais na altura em relação ao rival da VW.
Os 21,1 cm de vão livre do solo e os 20 e 23 graus de ângulos de ataque e saída também são números muito similares aos do Tiguan. O porta-malas tem 193 litros de volume com os sete bancos eregidos, sendo 887 com a terceira fileira rebatida.
A garantia é de três anos, sendo cinco para motor e câmbio.
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