BYD Yuan Up: preço abaixo do Dolphin e acabamento superior a T-Cross e Kicks

SUV compacto foi lançado em três configurações, mas todas com um nível de requinte interno acima de alguns modelos vendidos no Brasil
Vinicius Moreira
Por
26.03.2024 às 18:49
SUV compacto foi lançado em três configurações, mas todas com um nível de requinte interno acima de alguns modelos vendidos no Brasil

A BYD acaba de lançar o Yuan Up na China. O SUV elétrico compacto chega como o modelo mais barato da marca na categoria em três opções de configuração e com preço na mesma faixa do BYD Dolphin no mercado chinês. A boa notícia é que, mesmo sem uma data definida, o elétrico é cotado para chegar ao Brasil.

Por aqui o elétrico pode medir forças no segmento de SUVs compactos, ainda com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks, mas com o diferencial de ostentar motorização elétrica. Além disso, em seu lançamento oficial, o modelo chinês mostrou ter um acabamento e oferta de equipamentos superior aos três modelos a combustão.

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Outra sacada que pode ser benéfica para a BYD é que o Yuan Up pode competir em duas frentes. Na China, o preço do SUV varia entre 96.800 a 119.800 yuans,  o que em uma conversão direta seria R$ 66.700 (contra 69.800 do Dolphin) a R$ 83.000.  Já em solo nacional, o Yuan Up tem seu preço especulado em até R$ 200 mil.

Caso isso seja confirmado, o SUV pode custar menos que veículos elétricos tidos com preço mais acessíveis, como o Volvo EX30, que não sai por menos de R$ 229.950. Já se o valor for abaixo, na casa dos R$ 170 mil ou até menos, pode balançar o consumidor que está de olho em um SUV compacto mais refinado com motor a combustão.

Como chega o BYD Yuan Up? 

Visualmente, o Yuan Up traz um design com ondulações nas laterais para dar um aspecto mais musculoso para o SUV. As lanternas são interligadas com peça central iluminada (igual no Dolphin).

O SUV é montado sob a e-Platform 3.0, que já roda no Brasil com o também utilitário Yuan Plus, que tem maior porte. Essa base permite variações de potência. No mercado chinês, o Yuan Up é oferecido em três versões: 95 cv com bateria de 32 Kwh; 177 cv e bateria de 45 kWh e uma outra mais completa que repete a segunda configuração de 177cv.

A aceleração do Yuan Up até que é contida, pois cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 12 segundos na versão básica, enquanto as demais têm uma aceleração melhor cumprida em 7,9s. No ciclo chinês (CLTC), a bateria de 32 kWh permite uma autonomia de até 301 km, enquanto a variante com bateria maior de 45 kWh permite um alcance de 401 km.

Nas medidas, o Yuan Up tem dimensões parecidas com possíveis rivais VW-TCross e Nissan Kicks; são 4.310 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.830 mm de largura e  1.675 mm de altura.

Acabamento superior

Esqueça o pequeno cluster presente no Dolphin e seu irmão menor Mini. No Yuan Up, o painel de instrumentos também é digital, mas com 8,8 polegadas. A central de entretenimento vem como 12,8 polegadas de tamanho, além de ser giratória (um padrão da BYD).

Outra funcionalidade para o motorista é o head-up display, que projeta informações no para-brisa. O SUV possui um teto solar panorâmico.

Ainda na cabine, os ocupantes contam com bancos em couro perfurado, os quais possuem ajustes elétricos para motorista e passageiros. A segunda fileira de bancos pode ser rebatida por completo, o que aumenta a capacidade de carga, que não foi informada.

No console central tem o cada vez mais comum (nos lançamentos) carregador por indução, bem como um interessante seletor de marchas que imita um acabamento de cristal.

Por fim, caso a chegada do SUV compacto seja confirmada para o Brasil, resta saber como ele será chamado por aqui. A exemplo de outros modelos da BYD, o último o Dolphin Mini que no mercado chinês é chamado de Seagull.

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