BYD Yuan com cara de EcoSport é flagrado no Brasil

SUV compacto tem desenho praticamente igual ao do modelo brasileiro
Diego Dias
Por
24.01.2024 às 11:12
SUV compacto tem desenho praticamente igual ao do modelo brasileiro

A BYD vem conquistando seu espaço no Brasil com veículos elétricos e híbridos plug-in, com destaque para o hatch Dolphin e o SUV Song Plus. Porém a marca teve outros carros mundo afora com motor a combustão e com design, digamos, nada original, à exemplo deste BYD Yuan de primeira geração com cara de EcoSport visto no Brasil. Vale lembrar que por aqui temos à venda o Yuan Plus, que nada tem a ver com esse modelo antigo.

O SUV compacto foi visto rodando nas ruas de Balneário Camboriú, cidade catarinense famosa pelos flagras de superesportivos europeus. Mas a bola da vez foi o SUV chinês, que teve suas fotos publicadas pelo perfil Exotics Diplomatics, que recebeu as imagens do fotógrafo Luis Henrique. A unidade traz carroceria vermelha e placas do Uruguai, o que não é nada incomum, pois a cidade praiana recebe turistas de países vizinhos do Brasil na alta temporada.

Você também pode se interessar por:

O BYD Yuan de primeira geração era nada menos do que um clone do Ford EcoSport, tamanha a semelhança da carroceria. O SUV compacto conta praticamente com as mesmas dimensões do saudoso utilitário da marca do oval azul, ou seja, com 4,26 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,69 m de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 2,53 m. Há no máximo diferenças de altura e comprimento.

O desenho era praticamente igual ao SUV que era feito no Brasil em Camaçari – fábrica que acabou sendo adquirida por aqui pela BYD. O formato da carroceria é idêntico, com exceção das laterais com linhas mais fluidas em vez do vinco mais marcante do modelo original. Já os faróis são maiores e mais recortados, ficando integrados à grade dianteira que é razoavelmente maior no SUV chinês.

A traseira, por sua vez, não fez questão de disfarçar as inspirações no EcoSport de verdade, tanto que as lanternas têm praticamente o mesmo formato (exceto um recorte na parte inferior) e contam até mesmo com o puxador dentro da peça igual ao SUV da marca do oval azul. Por dentro as semelhanças também são gritantes, principalmente pelo painel de instrumentos e botões do ar-condicionado.

O BYD Yuan foi produzido a partir de 2015 na China e já se chamou S1, S2, bem como Yuan Pro em sua variante totalmente elétrica. Aliás, as versões a combustão e essa unidade vista no sul do Brasil trazia um motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv de potência e 14,8 kgfm de torque, com opção de câmbio manual de cinco marchas. Havia até uma configuração 1.5 turbo na China, que rendia 156 cv e 24,47 kgfm.

Comentários