BYD Song Pro vem aí com mais potência e autonomia que o irmão Song Plus

SUV com carroceria convencional chega em 2024 trazendo motorização DM-i híbrida plug-in mais potente e bateria mais robusta
LF
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12.09.2023 às 08:30
SUV com carroceria convencional chega em 2024 trazendo motorização DM-i híbrida plug-in mais potente e bateria mais robusta

Com a liderança do segmento de carros elétricos e uma fábrica nacional de veículos elétricos engatilhada, a BYD prepara também uma nova leva de lançamentos em nosso mercado. Se o sedan híbrido Qin Plus ainda está em estudo, o SUV médio Song Pro, também híbrido, é uma certeza para lançamento em 2024.

O BYD Song Pro é irmão de plataforma do Song Plus, SUV cupê que foi o primeiro modelo híbrido da marca chinesa no Brasil. Assim como o irmão, será comercializado em nosso mercado como híbrido plug-in (PHEV), trazendo a mesma motorização aspirada a gasolina, conhecida como DM-i.

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Entretanto, no Song Pro o conjunto virá atualizado para entregar mais potência e torque, além de uma bateria mais robusta, o que deve conferir ao SUV um maior alcance em modo elétrico do que consegue o Song Plus. Isso sem precisar mexer no motor 1.5 16V de quatro cilindros e ciclo Atkinson, que entrega 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque.

No caso, é o motor elétrico postado sobre o eixo traseiro que virá atualizado, passando de 179 cv para 197 cv, e 32,5 kgfm para 33,1 kgfm. Os dados combinados não são divulgados na China, mas podemos esperar por algo na faixa de 260 a 270 cv de potência combinada, sendo 41 kgfm de torque combinado. O câmbio é sempre automático do tipo e-CVT e a aceleração de 0 a 100 km/h deve ocorrer em menos de 8 segundos, contra 8,5 s do Song Plus DM-i.

Além disso, o conjunto de baterias do tipo blade – lâminas de LFP (ferro-fosfato-lítio) – passará de 8,3 kWh para 12,9 ou 18,3 kWh, a depender da configuração escolhida para nosso mercado (e podem ser as duas). A primeira gera 71 km de autonomia em modo elétrico no ciclo chinês NEDC e a segunda, 110 km.

Por dentro, o Song Pro deve trazer um padrão similar de acabamento em relação ao irmão, incluindo ar digital de duas zonas, quadro de instrumentos 100% digital e central multimídia DiLink 4.0 de mais de 15 polegadas com tela giratória, incluindo Android Auto e Apple CarPlay com conexão sem fio, além de sistema ADAS completo de segurança semiautônoma.

Construído com uma carroceria monobloco de estilo mais convencional de SUV, enquanto o irmão possui leve toque cupê, o Song Pro mede 4.738 mm de comprimento (3,3 cm a mais do que o Song Plus), 1.860 mm de largura (3 cm a menos), 1.710 mm de altura (3 cm a mais) e 2.712 mm de entre-eixos (5.3 cm a menos do que o irmão).

Conforme apurado pela Mobiauto junto a fontes da fabricante chinesa, o BYD Song Pro será lançado em nosso País em meados de 2024, primeiramente como importado, com motor a gasolina. Seu preço deve ficar entre R$ 280.000 e R$ 300.000, pouco acima do preço cobrado pelo Song Plus.

Há, ainda, grandes chances de o BYD Song Pro ter sua produção nacionalizada em Camaçari (BA) a partir de 2025, junto de seu irmão de plataforma, ganhando uma variante flex da motorização 1.5 DM-i híbrida. O modelo com visual atualizado já está, inclusive, registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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