BYD Song Pro será 1º híbrido plug-in flex da marca feito no Brasil
A BYD anunciou novidades para a sua nova fábrica em Camaçari (BA), complexo no qual sairá da linha de montagem o primeiro carro híbrido plug-in flex da marca chinesa no Brasil. O modelo escolhido para estrear a tecnologia híbrida adaptada também para etanol será o BYD Song Pro, SUV PHEV da marca que briga diretamente em preço com modelos como o Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Vale lembrar que a BYD organizou tal evento com jornalistas e autoridades para mostrar o andamento das obras da sua fábrica baiana, bem como também anunciar o primeiro motor com tecnologia híbrida plug-in flex, que será basicamente o motor 1.5 aspirado. Hoje esse propulsor está presente no sedan BYD King, e nos SUVs Song Pro e Song Plus, mas hoje é movido apenas a gasolina.
Você também pode se interessar por:
- Novo BYD Song Pro: motivos para comprar e para não comprar o SUV
- BYD Dolphin despenca e vende menos de mil unidades em setembro
- BYD convoca recall de quase 100.000 veículos por risco de incêndio
- BYD Song Pro mal chegou e já mudará na China
A gigante chinesa não forneceu muitos detalhes da motorização, mas adiantou que o propulsor híbrido flex vai melhorar a eficiência energética do veículo, bem como reduzir a diferença de rendimento perante a gasolina e ainda entregar um melhor desempenho. Segundo a empresa, o projeto teve o envolvimento de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros.
Atualmente, o BYD Song Pro é equipado com o motor 1.5 aspirado a gasolina de 98 cv de potência e 12,4 kgfm de torque, enquanto o propulsor elétrico tem 197 cv e 30,6 kgfm. Assim a potência combinada fica em 223 cv na versão GL e 235 cv na GS. Mas quando o Song Pro flex fizer sua estreia, é esperado que venha mais potência e torque para o 1.5 quando estiver abastecido com o combustível vegetal no tanque.
O que não deverá mudar é a configuração que conhecemos hoje, com bateria de 18,3 kWh cuja capacidade de autonomia pode chegar a 68 km no modo somente elétrico. Atualmente, os dados de consumo apontam até 14,8 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada.
"Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com o início da produção em Camaçari, o complexo posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação, sendo referência para a América Latina", afirma Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.
Lançado em julho no mercado brasileiro, o BYD Song Pro é um SUV médio de 4,73 mm de comprimento, um pouco maior do que os 4,70 m do Song Plus. No mais, tem ainda 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, enquanto a capacidade do porta-malas fica em 520 litros. Atualmente, o SUV híbrido plug mais barato da marca é comercializado por R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 na GS.
Produção SKD
Vale dizer que a produção dos carros da BYD será no método SKD (Semi Knocked Down), onde os veículos são importados da China e desembarcam no Brasil parcialmente montados. Segundo a marca, a produção plena dos modelos deve ser iniciada ainda em 2025. Num primeiro momento, a fábrica de Camaçari (BA) terá capacidade de produzir 150 mil carros por ano, enquanto num segmento momento da operação a capacidade chegará a 300 mil.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.