BYD Song Pro mal chegou e já mudará na China
O BYD Song Pro foi lançado no Brasil na semana passada e será o primeiro produto da marca produzido em solo brasileiro. Porém, com menos de uma semana de lançamento o modelo já teve uma atualização revelada, com novo trem de força e visual renovado. Mas já?
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A revelação do novo BYD Song Pro foi feita pelo próprio Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) chinês, e diz respeito a um facelift que chegará inicialmente apenas na China.
As informações vieram depois da marca solicitar o licenciamento para vender o produto ao MIIT. Deste modo, a previsão é que o SUV renovado chegue ao mercado ainda neste mês de julho. Mas o que a atualização traz de novo ao Song Pro?
Visual mais moderno e novas medidas
A silhueta do modelo segue a mesma de antes, com as mesmas linhas e contornos formando a carroceria do veículo. O acabamento em plástico preto segue o mesmo em sua parte inferior e ainda existe o vinco que percorre todo seu flanco.
O que chama atenção é a mudança de sua dianteira. O design do Song Pro segue agora mais a nova filosofia visual que a BYD tem apresentado em seus novos produtos, denominada de “Dragon Face”.
Agora, a dianteira do carro é formada por dois faróis afilados ligados por uma barra cromada com a inscrição 宋 (Song). O parachoque adotou uma forma de trapézio e agora é bem mais robusto e avantajado, cobrindo grande parte da grade frontal, que se tornou bem menor em comparação ao modelo antigo.
As entradas de ar ganharam caráter mais agressivo e o desenho como um todo da
dianteira remete a letra “X”. A traseira se manteve basicamente a mesma, com a
adoção de um para-choque com um desenho mais minimalista.
Em relação a medidas, o veículo agora possui 4.735 mm de comprimento, 1.860 mm
de largura, 1.710 mm de altura e 2.712 mm de entre-eixos. Ou seja, segue com o
porte quase igual, com a diferença que perdeu 3 mm de comprimento.
Motor velho que é novo
Apesar do trem de força ainda ser composto por um motor 1.5 aspirado a gasolina combinado a um propulsor elétrico, o veículo agora adota o sistema DM de quinta geração em seu conjunto motriz.
Assim, apresenta um rendimento maior. Agora a usina movida a combustível produz 99 cv de potência (antes 98 cv) e a movida a bateria rende 215 cv (antes de 197 cv). A potência combinada do conjunto ainda não foi revelada.
Ao contrário do mercado brasileiro, o novo Song Pro será vendido apenas com uma opção de bateria. Ela terá capacidade de 18,3 kWh, ou seja, a mesma que integra o Song Pro GR no Brasil.
Apesar de possuírem a mesma capacidade, o modelo brasileiro conta com uma autonomia elétrica maior, de 110 km (medido no sistema NEDC), enquanto o novo Song Pro chinês tem um alcance de 93 km no ciclo WLTC.
Ficou mais caro ou mais barato?
A atualização será vendida com preços que vão de US$ 15.150 a US$ 20.700 (cerca de R$ 82.600 e R$ 112.950 respectivamente). Vale lembrar que no Brasil o modelo foi lançado em duas versões, GL e GS, com valores respectivos de R$ 189.800 e R$ 199.800.
Estes são números feitos na conversão direta, e não podem ser levados em consideração. Ao se analisar o valor do antigo BYD Song Pro na China (atual no Brasil) é possível dizer que a atualização não trouxe mudanças significativas no preço do modelo.