BYD Seal: os principais problemas, segundo os donos
Não é só no visual de sedan futurista com ares de cupê que o BYD Seal impressiona. O elétrico chinês combina tecnologia e desempenho de superesportivo por menos de R$ 300 mil (R$ 299.800, para ser exato).
O Seal conta com um motor elétrico em cada eixo para entregar nada menos que 531 cv de potência e 68,3 kgfm de torque, força suficiente para acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos (0,1 segundo a mais que um Porsche Taycan GTS, por exemplo).
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A bela carroceria de 4,80 metros de comprimento esconde no compartimento do seu assoalho um pacote de baterias de 82,5 kWh de capacidade que, de acordo com o Inmetro, fornece 372 quilômetros de autonomia.
A cabine tem bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,92 metros. Os ocupantes são acomodados em confortáveis bancos revestidos de couro e entretidos pela central multimídia com tela giratória de 15,6 polegadas e sistema de som com 12 alto-falantes assinado pela Dynaudio. Ar-condicionado digital de duas zonas e acabamento com qualidade acima da média fazem parte do pacote.
Já o motorista tem à sua disposição o auxílio de tecnologias semiautônomas, como frenagem de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de mudança de faixa, entre outros recursos.
Por tudo o que entrega, o BYD Seal pode ser considerado um dos carros com o melhor custo-benefício à venda atualmente no Brasil. Modelos de marcas ocidentais com o mesmo nível de sofisticação e performance custam, pelo menos, o dobro do sedan elétrico chinês.
Principais problemas do BYD Seal
Os proprietários do BYD Seal relatam no site Reclame Aqui diferentes problemas relacionados ao modelo. Alguns dizem que o carro perde potência em algumas condições, limitando o desempenho em retomadas após seguidas acelerações. Outros clientes se queixam da falta de peças de reposição nas concessionárias, enquanto alguns carros chegam a apresentar pane elétrica que impossibilita a partida nos motores.
Aplicativo fora do ar
No entanto, a reclamação mais recorrente tem a ver com o aplicativo que permite gerenciar o carregamento das baterias, verificar a autonomia e controlar algumas funções do veículo à distância, como travar as portas ou ligar o ar-condicionado, por exemplo. Esse defeito, aliás, já foi verificado em outros carros da BYD.
“Comprei o BYD Seal em maio. Até o mês passado (outubro de 2204), o app estava funcionando perfeitamente, porém, desde o dia 20/11/2024 o aplicativo não se comunica com o carro (sic). Liguei na concessionária e falaram que é um problema geral e teria que aguardar. Já se passou um mês e nada do app voltar a funcionar. Isso é péssimo, prejudica demais o uso do carro. Muitas vezes deixamos o carro em um local para recarregar e não tenho acesso ao app para saber quando a recarga vai terminar”, queixa-se no Reclame Aqui o cliente Ivo, de Fortaleza (CE).
A BYD respondeu à reclamação na plataforma, explicando que estava atualizando o aplicativo, “cujo objetivo é implementar melhorias”.
No entanto, o consumidor reitera que o serviço continua inoperante e sem previsão de retorno.