BYD Dolphin Mini: como foi o 1º ano do elétrico mais vendido do Brasil
Não parece, mas o BYD Dolphin Mini foi lançado há um ano no Brasil, época na qual chegou como um dos carros elétricos mais baratos do país, concorrendo não só o Renault Kwid E-Tech, mas principalmente com hatches a combustão como VW Polo e Hyundai HB20. Com isso, vamos recapitular como foi esse primeiro ano de vendas do compacto no país.
Vale lembrar que oficialmente o BYD Dolphin Mini começou a ser vendido no Brasil em fevereiro de 2024, mas foi somente em março que ele teve seu primeiro mês cheio de vendas. Desde então, o hatch elétrico manteve a boa média mensal de 2,3 mil unidades vendidas, o que o coloca como um dos modelos mais emplacados no mercado brasileiro.
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É verdade que no balanço de vendas de fevereiro a dezembro do ano passado ele teve o total de 21.946 unidades emplacadas, terminando assim 2024 na 29ª colocação geral entre os carros de passeio. Para se ter ideia de seu bom desempenho, o Dolphin Mini vendeu até mais do que modelos tradicionais como Toyota Yaris Sedan, Citroen C3 e Renault Duster no ano passado.
No período de um ano de vendas, contabilizando março de 2024 a março deste ano, o BYD Dolphin Mini vendeu o total de 28.499 carros. Seu melhor mês neste período foi abril de 2024 com 3.143 unidades, enquanto o pior deles foi junho do ano passado, quando o compacto emplacou apenas 1.318 veículos. Mas de seis meses para cá o modelo se consolidou e manteve a média acima das 2.000 unidades – com exceção de dezembro com 1.854. Abaixo, veja as vendas do modelo no período:
- Março 2024: 2.469
- Abril 2024: 3.143
- Maio 2024: 2.104
- Junho 2024: 1.318
- Julho 2024: 1.488
- Agosto 2024: 2.298
- Setembro 2024: 2.169
- Outubro 2024: 2.808
- Novembro 2024: 2.294
- Dezembro 2024: 1.854
- Janeiro 2025: 1.723
- Fevereiro 2025: 2.399
- Março 2025: 2.432
Com isso podemos dizer que o BYD Dolphin Mini se firmou no segmento de carros elétricos na faixa de entrada, principalmente quando comparamos com outros rivais. Quando pegamos o mês de fevereiro, por exemplo, enquanto o Dolphin Mini emplacou 2.399 carros, os rivais ficaram bem atrás. O GWM Ora 03 vendeu 415 unidades, o JAC E-JS1 229 unidades e o Renault Kwid E-Tech 128.
Vale lembrar que o Dolphin Mini traz motor elétrico de 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, cuja aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,9 segundos. O modelo vem equipado com bateria de fosfato de ferro e lítio, cuja capacidade de 38 KWh rende uma autonomia de 280 km no padrão PBEV do Inmetro.
Atualmente o Dolphin Mini é vendido nas versões de 4 lugares por R$ 118.800 e 5 lugares por R$ 122.800, portanto na faixa de preços de hatches a combustão. É verdade que ele não deverá subir muito mais nas vendas para incomodar os carros 1.0 turbo mais tradicionais, mas de fato conquistou seu espaço no mercado.
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Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.