BYD Dolphin GS 2024: testamos o consumo do elétrico na cidade
O BYD Dolphin GS foi o primeiro carro elétrico colocado à venda pela gigante marca chinesa no Brasil, algo que ocorreu lá em meados de 2023. Desde então ele conquistou seu espaço no mercado nacional com um volume de vendas antes não visto entre modelos movidos a bateria, sem contar que fez a concorrência baixar o preço. Agora testamos o consumo do espaçoso hatch.
Quando observamos o cenário de 2025 neste primeiro trimestre, o BYD Dolphin perdeu um pouco de seu fôlego, é verdade, mas não foi por conta de qualquer rival de peso que tenha chegado, mas sim um fogo amigo dentro de casa: o BYD Dolphin Mini. Para comparação, o Dolphin emplacou até março apenas 1.960 unidades, enquanto o irmão menor disparou com 6.554 emplacamentos.
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Um modelo menor, mas de visual mais arrojado e preço mais baixo fez a diferença, sem contar que o Dolphin GS hoje não sai por menos de R$ 159.800, enquanto a variante topo de linha com bateria maior e mais potência, o Dolphin Plus, custa R$ 184.800. Na Mobiauto você já conferir teste de consumo com diversos modelos com motor a combustão aspirado ou turbo, mas agora confira nosso primeiro teste de consumo com um carro elétrico.
BYD Dolphin GS 2024 – Consumo
Enquanto os carros a combustão trazem dados de consumo na cidade e estrada, os carros elétricos que aparecem na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) tem como maior apelo o dado de autonomia. No ciclo do Inmetro, o alcance divulgado pelo órgão é de no máximo 291 km, isso graças a uma bateria de 44,9 kWh.
Vale dizer que nosso teste de consumo foi realizado estritamente em ambiente urbano, ou seja, rodamos de casa para o trabalho e vice-versa, pegando desde muito trânsito pelo trajeto até mesmo alguns trechos de avenidas expressas pela cidade de São Paulo. A questão é que é importante lembrar que carros elétricos, sobretudo os de menor potência e capacidade de bateria, acabam penando mais em uso rodoviário, embora seu uso ainda seja possível.
Em ambiente rodoviário, um carro como o BYD Dolphin GS mantém tranquilamente velocidades de cruzeiro entre 100 km/h e 120 km/h, mas nesse contexto a força que o motor elétrico de 95 cv e 18,9 kgfm de torque do hatch irá fazer resultará em um grande esforço, ainda mais quando lembramos que um Dolphin tem o mesmo peso de um Honda HR-V 1.5 turbo de 177 cv.
Não há segredo, ele vai drenar a bateria em menos tempos e a autonomia de 291 km ficará ainda mais distante. Como sempre é bom lembrar, carros elétricos também demandam melhor planejamento de rota em uma possível viagem, com o motorista devendo ficar atento se existe postos de recarga pelo caminho.
Mas voltando ao nosso teste de consumo, realizado em circuito urbano, o BYD Dolphin GS mostrou ser um carro que cumpre o que promete. Em nossa rodagem, obtivemos o consumo de 12 kWh a cada 100 km, um padrão europeu que se convertido nos leva ao consumo de 8,26 km/kWh. Com esse dado, o Dolphin chegaria a uma autonomia urbana de 371 quilômetros, já que para chegar a isso basta multiplicar os 8,26 km pela capacidade em KWh da bateria, neste caso 44,9 kWh.
No painel a indicação da carga na bateria aparece em porcentagem como em um celular, neste caso, devolvemos o carro com carga de 20% e o total de 233 km rodados durante nosso período de teste. Vale lembrar que o painel indicava ainda uma autonomia de mais 81 km, o que em tese resultaria em uma autonomia de 314 km – abaixo do que medimos pela conta do consumo do computador de bordo.
Com isso podemos dizer que vale ficar ligado o tempo todo na autonomia prevista pelo Dolphin, já que esses dados podem variar consideravelmente, porém, ainda assim é um alcance que supera o previsto pelo Inmetro. Importante dizer ainda que o teste de consumo a bordo do hatch elétrico foi realizado sempre com ar-condicionado ligado e no modo de condução Eco, além do nível de regeneração de bateria em “Alto” (que pode ser definido no computador de bordo.
Por fim, nesse período não houve qualquer recarga na bateria. Por falar na bateria de 44,9 kWh do BYD Dolphin, ele pode ser recarregado em 7,4 kWh em corrente contínua (AC) em um carregador wallbox doméstico, que em tese levaria cerca de 4 horas para completar a carga. Já na recarga rápida em corrente alternada (DC) o hatch aguenta até 60 kW, o que nos leva a um tempo de recarga de apenas 30 minutos de 20 a 80% da carga da bateria.
BYD Dolphin GS 2024 – Preços e versões
- Dolphin GS: R$ 159.800
- Dolphin Plus: R$ 184.800
Principais rivais:
- GWM Ora 03 Skin: R$ 159.000
- JAC E-JS1: R$ 126.900
- Renault Kwid E-Tech: R$ 139.990
BYD Dolphin 2024 - Principais itens de série
- Seis airbags
- Faróis de LED
- Luz de rodagem diurna de LED
- Lanternas de LED
- Vidro elétrico nas quatro portas com função one touch para o motorista
- Retrovisores externos elétricos com desembaçador e rebatimento manual
- Rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/60
- Antena shark
- Banco traseiro bi-partido (40/60)
- Bancos em couro bicolor
- Cluster de cinco polegadas com tela de TFT
- 3 portas USB (duas tipo A e uma tipo C)
- Central multimídia de 12,8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- Chave presencial
- Controle de tração e estabilidade
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Direção elétrica
- Auxiliar de partida em rampa e sistema de limpeza do disco de freio.
- Sistema de monitoramento dos pneus
- Modos de condução neve, esporte e eco
BYD Dolphin GS 2024 – Ficha técnica
Motor elétrico, transversal, dianteiro
Potência: 95 cv
Torque: 18,3 kgfm
Peso/potência: 14,79 kg/cv
Peso/Torque: 76,78 kg/kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Bateria: fosfato de ferro e lítio (LFP)
Capacidade: 44,9 kWh
Autonomia: 291 km
Autonomia teste Mobiauto: 310 km
Recarga: rápida (DC) 30% a 80% e 28 minutos a até 60 kw
Dimensões: 4.125 mm de comprimento, 2.700 mm de entre-eixos,1.770 mm de largura, 1.570 mm de altura e 345 litros de porta-malas
Dados técnicos: direção elétrica / suspensão independente McPherson e molas helicoidal (dianteira) e eixo de torção e molas helicoidal (traseira) / freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira) / peso em ordem de marcha: 1.405 kg
BYD Dolphin GS 2024 – Vale a pena comprar?
Desde que desembarcou no mercado brasileiro o BYD Dolphin GS conquistou seu espaço rapidamente, afinal, ele chegou com preço competitivo, acabamento interno acima da média e espaço de Toyota Corolla – uma “culpa” dos seus 2,70 metros de entre-eixos. Não à toa é o carro queridinho dos motoristas de aplicativo Brasil afora.
Porém,
ele perdeu um pouco de sua competitividade ao ficar um pouco mais caro que seu
principal rival, o GWM Ora 03 Skin, que hoje custa R$ 800 a menos e entrega
mais potência, torque e equipamentos. No entanto, ele traz um estilo mais
racional que o rival ousado demais, que pode ser um fator decisivo para a
compra. Mas se a sua aposta é um carro elétrico econômico, o Dolphin poderá ser
uma boa opção no mercado de modelos 0km – e até mesmo entre os seminovos.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.