Avaliação Volkswagen Jetta GLi

O Volkswagen Jetta GLI vem com motor mais forte comparado as demais versões.

Imagem de Mayara Sauer

Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

7 de Novembro de 2019 às 17:00

·

Atualizado há 8 meses

Avaliação Volkswagen Jetta GLi

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Mayara Sauer

Jornalista Automotiva

7 de Novembro de 2019 às 17:00

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Atualizado há 8 meses

 As três letrinhas G-L-I assinam a emoção de um carro esportivo e são usadas para designar versões esportivas do segmento sedan da Volkswagen. Assim como GTI refere-se aos hatches esportivos da marca. O Jetta GLI é a versão topo de linha da linha 2019 do Volkswagen Jetta e está custando R$144.990. Quais são os diferenciais do carro para apresentar um preço acima do da concorrência?

Design

No mundo automotivo, vermelho é uma cor que se associa à esportividade, pista, agressividade, emoção. Os detalhes em vermelho que o Jetta GLI traz no visual já mostram quais são as reais intenções dele. Diferente das outras versões, o GLI vem com um filete vermelho na grade. As pinças de freio também são pintadas em vermelho.

Há toque de esportividade também no interior do Jetta GLI. Por exemplo, o formato da direção com essa base mais achatada, lembra volante de carro de corrida, além do formato dos bancos, remetendo a de carros de pista e a costura vermelha na direção e nos bancos.  

Outra diferença em relação a outras versões é o tamanho das rodas. No GLI, o aro é de 18 polegadas, enquanto nas demais versões, 16 e 17 polegadas. A traseira é alongada, tanto que a tampa do porta-malas fica posicionada um pouco mais a frente da base, simulando um aerofólio. Esse encaixe dá um efeito 3D às lanternas, que são de LED e têm um desenho que lembra um bico de uma águia. 

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Conforto e Conectividade

Os bancos são de couro e vem como item de série. O banco do motorista vem com ajuste elétrico também de série. Item exclusivo do GLI é o som com a assinatura da Beats, marca de referência. Já o teto solar é opcional. É preciso desembolsar 5 mil reais para tê-lo no sedan.

O quadro de instrumentos é totalmente digital, de 10 polegadas. Vem com o sistema multimídia Discovery Media, que só não está presente na versão de entrada. A tela é de oito polegadas, sensível ao toque, compatível a Apple Car Play e a Android Auto.

Espaço

O porta-malas tem 510 litros de capacidade. É maior do que o porta-malas do Toyota Corolla que tem 470 litros, mas é menor do que o porta-malas do Honda Civic que tem 525 litros de capacidade. Um ponto de atenção são as alças aparentes que tomam um pouco de espaço.  

Sobre o espaço interno, vale falar primeiro sobre entre eixos. O Jetta GLI tem 2680 milímetros de entre eixos. Essa medida reflete em um espaço generoso para os passageiros que sentam atrás. O suficiente para uma viagem confortável, pelo menos para duas pessoas. A terceira pode se incomodar com o duto central elevado. Em termos de medida, o entre eixos do Corolla e do Civic é maior, 2700 milímetros. Por outro lado, oferece descanso de braço central.

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Performance

O  Jetta GLI é o único da linha 2019 que vem com motor a gasolina 2.0 turbo. Nas outras versões, o motor é flex 1.4. O motor GLI é denominado 350 TSI. Na prática, isso quer dizer que tem um torque máximo de 350 Newtons, é turbo e tem injeção direta de gasolina. De potência, ele desenvolve até 230 cavalos.

Para apimentar ainda mais a experiência ao volante, é possível mudar para o Modo Sport. Nesse modo, o barulho do motor fica mais grave, a direção fica mais firme, e a resposta do acelerador fica mais rápida. Com esse ganho de performance, a consequência é o aumento do consumo de combustível. Em contrapartida, o carro oferece o modo Eco que prioriza a economia de combustível, e lógico, uma performance bem mais mansa.

A transmissão é do tipo DSG, de dupla embreagem, com 6 velocidades. A emoção está no modo manual, quando se extrai o máximo do motor, em altas rotações, o que permite ultrapassagens dinâmicas, rápidas e com ótimas retomadas de velocidades.

De autonomia, recebeu nota C no Inmetro. Essa versão do Jetta faz 9,4 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Ele faz de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O irmão menor, o Golf GTI, que é a versão esportiva, faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Uma diferença bem pequena. O câmbio é DSG de dupla embreagem, de 6 velocidades. É possível fazer as trocas manuais, pela alavanca no console central, quanto pelas aletas atrás do volante.

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Segurança

O carro conta com ACC, Controle de Cruzeiro Adaptativo, que regula distância e velocidade, disponível também na versão anterior. Com esse recurso, evita-se ultrapassar a velocidade permitida da via e diminui risco de bater no carro da frente, em uma distração, por exemplo, pois o carro se manter com uma distância constante e de segurança do carro da frente. 

Conta com controle de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Itens que estão presentes nas demais versões e que garantem mais segurança ao dirigir.Vem equipado com 3 apoios de cabeça, 3 cintos de 3 pontos, isofix, mas não obteve nota máxima no teste de colisão do LATIN N Cap, recebeu 4 estrelas.

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Compraria?

O Jetta GLI consegue unir conforto, espaço e desempenho. Quem tem família grande, gosta de pegar uma estrada ou precisa se deslocar em distâncias mais longas e não abre mão daquela emoção de carro esportivo, o GLI pode ser uma opção. O valor fica um pouco acima dos concorrentes, quase 145 mil reais, mas de fato você vai pagar por uma experiência mais apimentada.

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