Avaliação: Chevrolet Tracker é um SUV urbano

Confira na avaliação do Chevrolet Trckar os motivos para considerar o modelo mais urbano do que off-road.
Camila Torres
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02.01.2020 às 18:44 • Atualizado em 08.01.2020
Confira na avaliação do Chevrolet Trckar os motivos para considerar o modelo mais urbano do que off-road.

Depois de avaliar o Chevrolet Tracker, é possível afirmar com precisão que ele é um SUV manso da performance ao design, mas espertíssimo nas aceleradas. E é essa é uma das caracteristicas que o manteve entre os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2019. Isso pode ser positivo ou negativo, tudo depende do que o consumidor está procurando. 

Os que buscam um utilitário esportivo raiz, que encare qualquer situação off-road certamente não vão levar o  Chevrolet Tracker para casa. Mas por outro lado, o mesmo Tracker está entre as primeiras opções da lista de quem deseja a estética de um utilitário esportivo casada a um bom desempenho no asfalto, para facilitar o entendimento, podemos chamar de “SUV urbano”.

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Design

O Chevrolet Tracker tem um visual muito mais amigável do que agressivo. A ausência de vincos mais expressivos é uma das características que contribui para isso. A dianteira é marcada pela discreta grade hexagonal de cinco barras com contorno cromado e os faróis que se estendem até a lateral da carroceria. 

As maçanetas também receberam detalhes em cromado. As rodas são de alumínio aro 18. A traseira não tem muitos vincos ou traços que se destacam, o que mais chama atenção são as lanternas posicionadas na vertical.

O modelo é agradável aos olhos, mas não consegue personificar o DNA de um SUV. É robusto, mas não é imponente. É forte, mas não é destemido. É um SUV para rua e não para encarar tudo o que vier pela frente. 

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Espaço 

Para uma viagem confortável no Chevrolet Tracker, o ideal é ter no máximo quatro ocupantes. O espaço interno é bem acertado. A distância entre o banco traseiro e o encosto dos assentos dianteiros é o suficiente para que até pessoas mais altas não fiquem com as pernas apertadas. A altura poderia ser um pouco maior, pois adultos com mais de 1.85 m ficam com o teto próximo demais da cabeça, o que gera uma sensação incômoda. 

O porta-malas lembra muito o de um carro hatch, são apenas 306 litros de capacidade. O que reforça que é melhor não viajar com mais de quatro pessoas. Além do desconforto para os três sofredores, que vão atrás quase sem espaço para se movimentar, talvez não tenha lugar para a mala de todos. 

Como se pode ver, as dimensões do SUV não são as mais avantajadas. Para informações mais específicas, vamos as medidas exatas:  4258 mm de comprimento, 2555 mm de entre eixos, 1776 mm de largura e 1678 mm de altura.

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Desempenho

As três versões do Chevrolet Tracker contam com praticamente a mesma configuração mecânica: motor 1.4 Turbo com injeção direta, caixa de câmbio automática de seis velocidades e tração dianteira. O propulsor entrega 150 cavalos e 24 kgfm de torque com gasolina, e 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque com etanol.

A combinação motor e câmbio funciona bem, pois, o motor Turbo entrega força e potência suficiente para atender as expectativas nas aceleradas, retomadas e ultrapassagens. Mas por outro lado, deixa a desejar nas curvas e vias esburacadas pela suspenção ‘molenga’, dando uma sensação de falta de estabilidade.  

No geral, a impressão que fica mais em evidência após dirigir o Tracker é o conforto que se sente ao volante, principalmente nos congestionamentos cansativos de uma metrópole, combinado as respostas ágeis onde se é possível explorar um pouco mais o motor turbo.  Esse conjunto faz do Tracker não só um SUV gostoso de dirigir, mas versátil. 

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Consumo

Assim como o Jeep Renegade e Hyundai Creta, a autonomia não é o ponto forte do Chevrolet Tracker Premier. O modelo abastecido com etanol faz 7,3 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada, com gasolina faz 10,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada. O que resultou em uma nota ‘D’ na Classificação PBE Relativa da Categoria. 

Diante desse cenário, quem mais leva vantagem é o Volkswagen T-Cross 200 TSI automático que com etanol tem a autonomia de 7,6 km/litro na cidade e 9,5 km/litro na estrada, com gasolina passa para 11 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada. 

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Segurança

Além dos obrigatórios airbags frontais e Isofix, dentre os principais itens de segurança do modelo estão: cinto de segurança de três pontos para todos passageiros, aviso sonoro do cinto de segurança, alarme antifurto, alerta de movimentação traseira (em marcha ré), alerta de Ponto Cego, brake light, controle de tração e estabilidade, faróis e lanterna de neblina e sistema de imobilização do motor. 

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