Avaliação: nova Chevrolet Silverado é melhor que Ford F-150 e Ram 1500?

Na briga de picapes grandes, Silverado volta ao Brasil querendo mostrar que força bruta, sozinha, não faz um produto ser o melhor. Consegue?
LF
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28.11.2023 às 16:00
Na briga de picapes grandes, Silverado volta ao Brasil querendo mostrar que força bruta, sozinha, não faz um produto ser o melhor. Consegue?

Era setembro de 2020 quando a Mobiauto avisou que o mercado de picapes grandes no Brasil seria agitado por três novos produtos nos anos seguintes: Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500 chegariam para balançar os corações dos picapeiros de plantão.

Precisamos esperar quase três anos e meio para ver aquela informação se concretizar, porque é só no começo de 2024 que os dois primeiros lotes da nova Chevrolet Silverado aportarão no País. Sim, ela já é comercializada a R$ 519.990 em versão única de acabamento, High Country, mas as primeiras entregas ocorrerão só no ano que vem.

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Se a nova Silverado foi a última a chegar, quer ser a concorrente que traz o pacote mais equilibrado. Para isso, ela não apostará necessariamente na força bruta. Não que seus 360 cv de potência e 52,9 kgfm de torque, gerados por um motor V8 a gasolina de 5,3 litros usado pela penúltima geração do Camaro, sejam insuficientes - muito pelo contrário.  

Mas ela é a menos potente e torcuda das três, e a única que fica abaixo de 400 cv. E, tal qual os small blocks de F-150 e 1500, o da Silverado é naturalmente aspirado, mas tem o comando de válvulas único no bloco, assim como a rival da Ram. Do trio, só a picape da Ford já conta com duplo comando por cabeçote.

Com 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, contra 7,1 s da F-150 e 6,8 s da 1500, a nova Chevrolet Silverado não pode ser considerada uma picape lenta ou manca. Longe disso! Mas ela tenta compensar os números inferiores aos das rivais com um melhor equilíbrio em consumo de combustível e pacote mais equilibrado. Vale a pena? É o que analisaremos em vídeo e no restante do artigo abaixo.

Chevrolet Silverado High Country 2024 - Preço: R$ 519.990

Chevrolet Silverado 2024 – 10 pontos positivos

1. Câmbio

Difícil começarmos nossas listas de pontos positivos com este item, mas no caso da Silverado vale a pena. O câmbio automático de dez marchas criado em conjunto por GM e ZF, e aproveitado pela Ford no Mustang e na F-150, rival da Silverado, é um dos últimos pináculos da engenharia automotiva dedicada exclusivamente aos motores a combustão.

Em uma indústria cada vez mais voltada à eletrificação, dificilmente se verá outra montadora investindo em uma caixa tão moderna, com tantas marchas e trocas tão suaves. A partir de agora, teremos apenas transmissões híbridas ou voltadas ao uso de motores elétricos.

2. Tração 4x4

O sistema de tração da nova Silverado é completo em opções. Tem a configuração 4x2 traseira, básica em toda picape de chassi sobre longarina, a 4x4 com bloqueio de diferencial e a 4x4 com reduzida, mas também possui um sistema 4x4 automático, que opera de maneira similar a uma tração integral, porém apenas quando o motorista seleciona este modo. Genial!

Para o Brasil, a Chevrolet Silverado High Country traz um pacote off-road chamado Z71, que nos EUA é oferecido como opcional. Ele inclui controle de velocidade em declives, assoalho reforçado, amortecedores Rancho (reforçados e com maior curso, deixando o vão livre do solo em 24,3 cm) e pneus de uso misto.

3. Dinâmica

A nova Silverado surpreende ao ser uma picape mais “firminha” que as rivais. Esqueça aquele comportamento gelatina com a carroceria sambando sobre o chassi e as molas traseiras pulando. Claro que ela não se comporta como um veículo monobloco, mas é por vezes firme até demais na filtragem das imperfeições de uma pista de terra.

4. Câmeras

O conjunto de câmeras em 360 graus para manobras da Silverado é excelente, com uma qualidade de imagem impressionante. E inclui mimos como uma câmera para visualizar a carga na caçamba e outra na ponta da tampa da caçamba, que permite enxergar com nitidez se há algum obstáculo traseiro atrapalhando não só a manobra, como sua abertura e fechamento.

Para completar, o retrovisor interno conta também com uma câmera. Costumo não gostar dessa solução, pois geralmente câmeras não replicam a sensação de profundidade de um espelho comum. Neste caso, porém, o sistema é incrivelmente competente e ainda permite que se ajuste o nível de zoom, o brilho e o enquadramento da imagem.

5. Pacote ADAS

Em nosso teste cruzando a BR-262 entre Campo Grande (MS) e Corumbá (MS), testamos boa parte dos recursos do pacote ADAS de segurança ativa da nova Silverado. Destaque para o ACC (controle de cruzeiro adaptativo) inteligente, capaz de retomar a configuração interrompida por alguma interferência do motorista, e o assistente ativo de permanência em faixa, que opera de maneira suave para um veículo com quase 6 metros de comprimento e mais de 2,5 toneladas de peso em ordem de marcha.

6. Capacidade de carga e reboque

Entre as picapes grandes V8 movidas a gasolina lançadas no Brasil, a Silverado é a que tem os números mais competitivos de capacidade de carga, 716 kg, e reboque, 4.128 kg. Em capacidade de carga, ela só perde para os 728 kg da F-150 Lariat, mas ganha dos 681 kg da F-150 Platinum. Além de sobrar contra os 610 kg da 1500 Rebel e os 528 kg da 1500 Limited. Em relação à capacidade de reboque, só os 5.062 kg da 1500 Rebel superam a Silverado, enquanto todas as demais versões das rivais ficam entre 3,5 e 3,6 toneladas.

7. Espaço e acabamento interno

É claro que não se esperaria outra coisa que não fosse um espaço interno absurdo na cabine dupla da nova Chevrolet Silverado. A fileira traseira comporta três adultos com tranquilidade, e eles podem se acomodar com as pernas muito bem esticadas, obrigado. Seu padrão de acabamento também cumpre com tranquilidade a média do segmento.

8. Conforto acústico

Um ponto alto da nova Silverado é seu nível de isolamento acústico, elevado para os padrões de uma picape sobre chassi de longarina. Quase não se escuta ruído externo e você só lembra que está dirigindo um veículo com motor V8 nos momentos de kickdown.

9. Conectividade

Os carros da GM sempre foram conhecidos por terem sistemas multimídia inteligentes e intuitivos. Com a nova Silverado, não é diferente. Sua central multimídia dispõe do sistema Google Built In, que permite logar em uma conta do Google e puxar todo o histórico de uso e navegação pré-existente, usando o Wi-Fi do próprio veículo.

Com isso, o condutor não precisa conectar o celular no Android Auto ou Apple CarPlay toda vez que dirige. O serviço de internet, inclusive, é oferecido como cortesia nos 12 primeiros meses de uso. Depois, passa a ser cobrado em quatro opções de planos. O chip é fornecido pela operadora Claro.

Além disso, a nova Silverado possui um quadro de instrumentos digital muito fácil de se operar, assim como o Head-Up Display.

10. Caçamba e estribos elétricos

A Silverado é a única picape grande no Brasil a oferecer estribos laterais que não apenas são eletricamente retráteis. Através de um pequeno chute nas extremidades da plataforma, aciona-se uma articulação longitudinal da peça, para facilitar o acesso à caçamba. Em nosso vídeo, mostramos como o sistema funciona.

Já a tampa de caçamba possui abertura e fechamento totalmente elétricos, pela chave ou por um botão no painel. Também explicamos como operar o recurso no vídeo.

Chevrolet Silverado 2024 – 6 pontos negativos

1. Motor

Esperava-se que a Chevrolet Silverado traria o motor 6.2 do atual Camaro em seu retorno ao Brasil. Em vez disso, veio com o 5.3 usado pela penúltima geração do muscle. Ok, ele conta com o sistema DFM de desativação ativa dos cilindros, que opera em até 17 modos diferentes e permite deixar apenas um cilindro ativo em situações mais suaves de uso.

Porém, é um motor mais antigo, que ainda conta com comando de válvulas único integrado ao bloco. E que traz os menores números de potência e torque do segmento: 360 cv e 52,9 kgfm, respectivamente, enquanto as rivais 1500 e F-150 chegam ou superam os 400 cv e alcançam ambas 56,7 kgfm de torque.

Mas por que foi esse o motor escolhido? Por questões de custo de desenvolvimento. O propulsor Ecotec de 5,3 litros já está preparado para receber etanol. Não que ele seja flex, mas permite receber nossa gasolina “enriquecida” com 27,5% do combustível vegetal com mais tranquilidade.

2. Desempenho

É óbvio que uma picape de 2,5 toneladas que vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos está longe de ser manca. Não é este o ponto. Aliás, a nova Silverado entrega um desempenho em bom nível, com linearidade e elasticidade, algo que já se esperaria de um motor de oito cilindros com pico de potência a 5.600 rpm.

A questão é que, ainda assim, a Silverado fica abaixo de suas duas concorrentes, que são capazes de fazer o 0-100 km/h ou em 7 segundos baixos, caso da F-150 (7,1 s) ou abaixo dessa casa, como acontece com a Ram 1500 (6,8 s).

3. Consumo

Para justificar a escolha, a GM alega que a Silverado é uma picape mais econômica e eficiente que as rivais. Contudo, no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), os 6 km/l de consumo homologados na cidade e 7,6 km/l na estrada ficam abaixo dos 6,3 km/l e 8,6 km/l, respectivamente, obtidos pela F-150.

Em nosso teste, feito em comboio com outros jornalistas, houve quem apresentasse médias no computador de bordo acima de 10 km/l em ciclo rodoviário, mas não é algo que não se consiga fazer com a rival da Ford com uma condução igualmente comportada.

4. Retrovisores externos

Em configuração similar à de um caminhão, com dois espelhos distintos de cada lado, são enormes. Nos Estados Unidos, vêm apenas opcionalmente, para quem quer transportar reboque, mas aqui viraram item de série. Vibram demais com a picape em movimento e dificultam ainda mais algumas manobras. Podiam ser um opcional aqui também.

5. Teto solar

Além de não oferecer teto solar panorâmico, como a da F-150 ou da 1500, a Silverado traz uma cortina de abertura e fechamento manuais. Segundo a GM, esta configuração foi escolhida porque facilita o processo de blindagem. Mas que tira um pouco do charme, isso sem dúvidas.

6. Portfólio e preço

Por ser a última da fila, esperava-se que a nova Chevrolet Silverado pudesse chegar com algum diferencial em relação às rivais, mas não foi o que aconteceu. Versão de acabamento, motorização e pacote de equipamentos trazem basicamente o que suas duas rivais também já oferecem, com um ou outro truque extra.

Ainda, a representante da GM chega com apenas uma versão de acabamento, enquanto suas duas concorrentes têm duas cada, e preço equivalente ao das opções de topo de F-150 e 1500.

Chevrolet Silverado High Country 2024 - Ficha técnica

Motor: 5.3, dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 16V, aspirado, gasolina, injeção direta, comando de válvulas único no bloco com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 360 cv a 5.600 rpm
Torque: 52,9 kgfm a 4.100 rpm
Peso/potência: 6,96 kg/cv
Peso/torque: 47,4 kg/kgfm
Câmbio: automático, 10 marchas
Tração: 4x4 com opções AWD (integral), 4x4 sob demanda, bloqueio de diferencial e reduzida
0 a 100 km/h: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitados eletronicamente)

Consumo Inmetro: 6 km/l na cidade; 7,2 km/l na estrada.

Dimensões e capacidades: 5.915 mm de comprimento, 3.745 mm de entre-eixos, 2.063 mm de largura, 1.945 mm de altura, 1.781 litros de caçamba, 716 kg de capacidade de carga, 2.505 kg de peso em ordem de marcha, 91 litros de tanque de combustível.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão duplo-A com molas helicoidais (dianteira) e eixo rígido com molas semielípticas (traseira); freios a discos ventilados (dianteira e traseira); diâmetro de giro, 16 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 24,3 cm; ângulo de ataque, 24,8°; ângulo de saída, 21,6°; ângulo central não divulgado; pneus 275/60 R20; estepe temporário 255/80 R17; capacidade de reboque, 4.128 kg.

Chevrolet Silverado High Country 2024 - Itens de série

  • Faróis full-LED com DRL, regulagem automática de facho, farol alto automático e luzes de neblina integrados
  • Lanternas traseiras com guias de LED
  • Sistema DFM de desativação ativa de cilindros do motor
  • Escape duplo
  • Grade frontal ativa
  • Modos de condução Off-Road, Normal e Esporte
  • Assistência de reboque
  • Volante multifuncional em couro com ventilação e regulagem elétrica de altura e profundidade
  • Shift paddles para trocas sequenciais manuais de marcha
  • Assistente de subida em rampas
  • Controle de velocidade em descida
  • Rodas de 20 polegada com acabamento usinado
  • Pneus perfil alto (All Terrain)
  • Quadro de instrumentos digital customizável de 12,3 polegadas
  • Heads-up display
  • Central multimedia MyLink de 13,4 polegadas com Google Built-in, Alexa, Android Auto e Apple Car Play
  • OnStar com Wi-Fi nativo
  • Carregador de celular por indução
  • Atualização remota de sistemas eletrônicos
  • Retrovisor interno com câmera
  • Chave inteligente
  • Controle adaptativo de cruzeiro
  • Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência frontal e traseira
  • Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
  • Assistente de permanência em faixa
  • Banco com alerta vibratório
  • Bancos e painel em couro de dois tons, madeira e Ice Chrome
  • Som Premium Bose
  • Tampa basculante elétrica da caçamba
  • Câmera 360 graus de alta definição
  • Ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras
  • Bancos dianteiros com regulagem elétrica, ventilação e aquecimento
  • Memórias de ajuste do banco do motorista, retrovisores externos e configurações do veículo
  • Retrovisores bipartidos de ampla visão e luzes auxiliares
  • Tomada de 220V
  • Assento traseiros rebatíveis com organizadores multifuncionais
  • Estribo elétrico auto retrátil com três posições
  • Teto solar elétrico

Chevrolet Silverado vale mais a pena que Ford F-150 e Ram 1500?

O pacote da nova Chevrolet Silverado 2024 é equilibrado, num geral. Ela está pareada às suas oponentes em praticamente tudo, ficando abaixo da média apenas em desempenho, mas se destacando das rivais também em poucos itens.

Num geral, talvez a F-150 ainda ofereça um conjunto mais competitivo, enquanto a Ram 1500 tem o apelo da marca. A vida da nova Chevrolet Silverado 2024, assim, fica difícil. Das três, a Silverado talvez seja a compra mais racional, embora ainda consiga marcar presença e impor respeito.

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