Avaliação Fiat Toro, picape é mais do shopping do que da terra
Ver uma Fiat Toro exprimida em uma vaga de shopping é algo recorrente, difícil mesmo é ver a picape coberta de poeira em uma estrada de terra. E não é só isso que torna a picape muito mais urbana do que off-road. As versões mais vendidas são as de motorização 1.8 com tração 4x2 e não as com motor 2.0 e 4x4. Você pode até achar que o valor é o responsável por tal resultado e por uma parcela realmente é, mas o fator determinante é a finalidade para qual a picape é comprada.
Para começar, a Fiat Toro é a versão Nutella das picapes e isto não é nem um pouco negativo. Ela é a personificação do urbano rústico, tem a agressividade esperada de uma picape, mas com sofisticação. A Toro é muito mais a cara do filho do fazendeiro, do que a do próprio fazendeiro, mesmo podendo ser usada para fim comercial, ela é muito mais usada para carregar malas do que carga.
Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil
Fiat Toro é sucesso entre as picapes, como o Jeep Renegade é entre os SUVs
A Toro é mais uma prova que a Fiat realmente sabe fazer de uma picape um sucesso de vendas. A fabricante italiana já havia se destacado ao ter a Strada como a picape mais vendida dos últimos tempos no Brasil, mas a marca queria o 2º lugar também e este foi conquistado pela Toro. Assim como a Jeep tem os 2 SUVs mais vendidos.
Estas 2 marcas do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), têm se destacado no mercado automotivo. A Toro tem um sucesso no mundo das picapes muito parecido com o êxito que o Renegade no universo de SUVs. Os 2 modelos têm muito em comum, a começar pela estética que não segue os padrões atuais de design, enquanto a Toro tem um visual mais futurista, o Renegade resgatou as origens e segue com uma pegada vintage. Além disso, a Toro foi desenvolvida na mesma plataforma que o Renegade, tem a mesma motorização (exceto o motor 2.4), e caixa de câmbio.
Picape com dirigibilidade de carro de passeio
Dirigir uma picape por muito tempo não era considerada a coisa mais gostosa do mundo, mas a Fiat ao apostar na estrutura monobloco tornou a dirigibilidade da Toro muito mais agradável nas vias urbanas e até em estradas com irregularidades e relevos no piso. Se algumas picapes dão a impressão de estar conduzindo um pequeno caminhão, a Toro chega perto da sensação de dirigir um carro de passeio.
A versão da Fiat Toro avaliada foi a Endurance 1.8 de 4 cilindros com 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque, podendo atingir a velocidade máxima de 175 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos. O câmbio é automático de 6 velocidades e a tração é dianteira. Muitos não sabem, mas a Fiat Toro e o Jeep Renegade têm a mesma motorização e quem já teve a experiência de dirigir as versões 1.8 destes 2 carros, sabe que o motor é fraco para veículos mais pesados e o grupo FCA já tem consciência disso há um tempo, tanto que em alguns países já oferece o SUV com motor turbo.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Apesar da avaliação ser do Endurance 1.8, vale estender por um parágrafo para as outras versões. Enquanto o motor 1.8 deixa o motorista entediado ao ganhar velocidade lentamente e com a tração 4x2 que funciona só se for para uso no asfalto, as versões 2.0 a diesel oferecem a potência, a força e a agressividade esperada de um “Toro” e ainda contam com tração 4x4 melhorando muito a aderência em estradas de terra e vias escorregadias.
Consumo econômico para uma picape
A autonomia com etanol é de 6,4 km/litro na cidade e 7,8 km/litro na estrada, com gasolina passa para 9,5 km/litro na cidade e 11,2 km/litro na estrada. As versões com motor 1.8 são as mais econômicas do modelo e receberam nota ‘A’ na Comparação Relativa na Categoria da Classificação PBE realizada pelo Inmetro. A versão Volcano 2.4 também conquistou nota ‘A’, mesmo com uma autonomia um pouco menor e as versões com motor 2.0 a diesel nota ‘B’.
Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil
Segurança 4 estrelas
A Fiat Toro conquistou 4 de 5 estrelas, nas categorias adulto e criança do teste de impacto realizado pelo LAtin NCAP em 2018. Dentre os principais itens de segurança do modelo estão: cinto de segurança de 3 pontos para os 5 passageiros, controle de tração e estabilidade, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, além dos airbags frontais, isofix e freios com ABS e EBD.
Ficha técnicas de todas as versões da Fiat Toro
Principais itens de série
· Alarme antifurto
· Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
· Calotas integrais
· Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
· Direção elétrica
· Controle eletrônico da aceleração
· Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP)
· Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
· Ganchos para amarração de carga na caçamba
· Indicador de troca de marcha
· Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina (HCSS)
· Hill Holder (sistema ativo de freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
· Kit aerodinâmico
· Kit ferramenta
· Lanterna traseira a LED
· My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
· Piloto automático com controlador de velocidade
· Pré disposição para rádio (Chicote, 2 alto falantes dianteiros, 2 alto falantes traseiros e Antena)
· Quadro de instrumentos 3,5" com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizavel
· Retrovisores externos com comando manual
· Santo Antonio
· Segunda luz de ré
· Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
· Suspensão traseira multilink
· Tampa traseira dupla com abertura elétrica
· Tomada 12V
· Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
· Volante EAS - Energy Absorbing System
· Volante com regulagem de altura e profundidade
· Válvula antirrefluxo de combustível
· dTPMS (Sensor de pressão dos pneus).
Versões e valores Fiat Toro
A Fiat Toro conta com 8 versões, com valores a partir de R$ 92.990 e máxima de R$ 159.990. A diferença é de quase R$ 70.000 da versão de entrada para a topo de linha.
Endurance 1.8 Manual: R$ 92.990
Endurance 1.8 Automática: R$ 98.990
Freedom 1.8 Automática: R$ 109.990
Volcano 2.4 Automática: R$ 122.990
Endurance 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática: R$ 129.990
Freedom 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática: R$ 140.990
Volcano 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática: R$ 152.990
Ranch 2.0 Turbo Diesel 4x4 Automática: R$ 159.990
Talvez você também se interesse:
Conheça as picapes mais econômicas vendidas no Brasil
Avaliação Fiat Strada Adventure, a picape de 3 portas
Confira ofertas da Fiat Toro
Ficha técnicas de todas as versões da Fiat Toro
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
0
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.