Avaliação: Fiat Toro Endurance 2023 tem visual raiz para espantar Montana

Versão básica da picape traz rodas de aço com calotas e perde detalhes cromados, mas soma pacote de equipamentos justo e bom acabamento
Diego Dias
Por
25.07.2023 às 19:35
Versão básica da picape traz rodas de aço com calotas e perde detalhes cromados, mas soma pacote de equipamentos justo e bom acabamento

A Fiat Toro trouxe uma mudança de patamar para a marca ao ser lançada em 2016, já que até então a Fiat não teve êxito em comercializar modelos grandes, por mais que em sua história tenha contado com nomes como o Tempra e o polêmico Marea, além do mais recente Bravo. Todos esses tiveram uma passagem mais discreta no mercado nacional, mas a Toro é um sucesso, sendo atualmente a segunda picape mais vendida do Brasil.

Lançada há sete anos e levemente reestilizada em 2021, a Toro trouxe consigo uma receita de design inédita e uma solução de picape monobloco que, se não foi precursora (título que pertence à Renault Duster Oroch), acabou ganhando os louros. Atualmente a picape é vendida em cinco versões: Endurance T270, Freedom T270, Volcano T270 e turbodiesel, além das topo Ranch e Ultra também a diesel.

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Tivemos nosso contato com a Toro Endurance T270 2023, versão de entrada da picape que dispensa os apêndices estéticos das variantes mais caras, mas que conserva o motor 1.3 turbo T270 de até 185 cv de potência das demais configurações. Dito isso, vamos para mais uma avaliação e ver quais são os pontos de destaque da Toro e o que ela precisa melhorar.

Fiat Toro Endurance 2023 – pontos positivos

1)    Acabamento interno: quando ganhou sua reestilização em 2021, a Toro subiu bastante de patamar no aspecto geral do acabamento interno. E isso inclui também a versão básica Endurance, que ostenta plásticos com bons arremates na cabine, texturas diversas e uma faixa prateada que atravessa todo o painel. O acabamento em tecido está presente nos bancos e nos painéis das portas dianteiras, além dos apoios de braço. As maçanetas internas são prateadas também, enquanto os detalhes em preto brilhante somam para a sensação de que você não está em um carro de entrada.

 

2)    Conforto: não tem como deixar de falar do conforto da Toro. A suspensão tem um ótimo ajuste e filtra muito bem as valetas e buracos (infelizmente) tradicionais das ruas brasileiras, trazendo um conjunto formado por um sistema McPherson na dianteira e multilink na traseira. Chama a atenção também o bom isolamento acústico na cabine, que é invadido pelo motor 1.3 turbo apenas em acelerações mais “animadas”.

3)    Posição de dirigir: a posição de dirigir a Toro é bem interessante, trazendo bancos dianteiros bem confortáveis e que apoiam bem o motorista, pois o conjunto não é curto e traz abas laterais bem pronunciadas, sem contar que tem espuma de boa densidade. Além disso, a regulagem de altura e profundidade do volante permite pessoas de diferentes estaturas encontrar uma boa posição de dirigir.

4)    Porta-objetos: caso você seja daquele tipo de motorista que carrega a casa junto do carro, a Toro não vai decepcionar mesmo na versão mais básica. O que não falta é porta-objetos, algo que foi corrigido justamente quando a picape foi atualizada em 2021. As portas podem acomodar garrafas até que grandes, enquanto o porta-copos no console central é bem amplo e ainda é acompanhado de outro nicho à frente – ambos com base de borracha para reduzir ruídos. Na frente da alavanca de câmbio tem outro espaço emborrachado para se colocar o celular. Tem também a área abaixo da tela multimídia, abaixo do painel do lado esquerdo, console central e atrás dele para quem vai no banco traseiro.

 

5)    Desempenho: o motor 1.3 turbo T270 equipa a Toro Endurance e oferece um desempenho tão bom quanto as versões mais caras. Com potência máxima de 185 cv e torque de 27,5 kgfm, o propulsor é suficiente para a picape que não é nada leve: supera 1,6 tonelada. No dia a dia cumpre bem acelerações e retomadas, embora tenha um notável delay quando se pisa no acelerador, com a caminhonete demorando a responder.

É a famosa calibragem da Fiat para seu acelerador eletrônico. Apesar disso, basta ser progressivo nas acelerações que o 1.3 turbo dá conta do recado e faz a Toro embalar com facilidade. Ativado o modo Sport no painel, o pedal da direita ficará mais sensível e as rotações ficarão mais elevadas, deixando a caminhonete um pouco mais ágil nas respostas. As trocas do câmbio automático de seis marchas são suaves e feitas num tempo correto.

 

6)    Estabilidade: já mencionamos aqui a suspensão da Toro, que se destaca por contar principalmente pelo sistema multilink na traseira que acabou servindo para outros modelos da Stellantis, à exemplo da recém-lançada Ram Rampage. Sua calibração é obviamente mais voltada ao conforto, mas mesmo assim não deixa de ser uma picape divertida e que contorna curvas muito bem, oscilando a carroceria de forma contida – algo que não é esperado para uma caminhonete.

 

7)    Capota marítima: apesar de ser um recurso trivial para picapes, a capota marítima infelizmente ainda não está presente como item de série para boa parte das caminhonetes médias. A boa surpresa é que o equipamento está disponível até mesmo na Toro mais barata. Fica de exemplo para outras marcas, já que o equipamento é essencial para proteger em parte a carga ou mesmo aquelas compras do supermercado, já que a caçamba acaba servindo de porta-malas para quem tem um veículo desse tipo.

Fiat Toro Endurance 2023 – pontos negativos

1)    Rodas: apesar do visual da Toro Endurance até acabar agradando quem gosta de picape sem muitas firulas visuais e muitos cromados, ou seja, com um estilo mais “brucutu”, fica difícil defender um modelo de R$ 146.990 que não traz rodas de liga-leve. Pois é, como já detalhamos na Mobiauto, a Toro Endurance usa o truque de Renault Kwid para trazer calotas que parecem rodas de alumínio. Apesar do resultado estético até que interessante, não custava nada colocar rodas de liga-leve, nem que fossem de 16 polegadas mesmo.

 

2)    Esterça mal: um calcanhar de aquiles da caminhonete da Fiat desde que foi lançada é sua capacidade de esterçamento, que é bem ruim. Isso significa que na prática você terá que manobrar várias vezes para encaixar a Toro numa vaga mais apertada, fazendo você redobrar sua atenção nas balizas diárias. Característica não ajuda em nada em uma picape de quase 5 metros de comprimento. 

 

3)    Equipamentos: faltam alguns equipamentos para a Fiat Toro, por mais que ela seja uma versão de entrada. Sem dúvidas o mais incomodo foi a falta da tampa do console central, que por sinal faz papel de descansa-braço central. Ou seja, você deixa à vista os objetos que estão ali guardados e acaba também perdendo em conforto. É uma economia boba, assim como os retrovisores e maçanetas sem pintura. Ar-condicionado automático digital e câmera de ré também poderiam vir num veículo desse preço, mas são de série apenas nas versões acima.

 

4)    Espaço interno traseiro: apesar do porte de quase 5 metros e entre-eixos de 2,99 m, a Toro fica devendo no espaço para os ocupantes do banco traseiro. Um motorista mais alto vai sacrificar ainda mais o espaço traseiro com o banco mais recuado, sem contar que o encosto do banco de trás tem pouca inclinação e certamente vai cansar em longas viagens.

 

5)    Haste de seta: está aí uma característica que a Stellantis devia rever em boa parte de seus modelos das marcas Fiat/Jeep: a haste da seta, ou luz indicadora de direção. Ela não parece ter um material muito robusto e é meio “molenga”, com isso durante o uso da seta você acaba dando farol alto sem querer. Isso acaba criando situações chatas com outros motoristas e não é nada agradável.

 

6)    Consumo: a Toro nunca foi exemplo de consumo, já que no passado trazia o antigo 1.8 aspirado sob o capô. Na época não tinha bom desempenho e bebia muito. Agora ela anda bem, mas continua bebendo bastante (algo até previsível pelo seu peso e aerodinâmica), já que em nossas melhores médias na cidade rodando com etanol fez 6,8 km/l – chorando muitas vezes para fazer 6 km/l.

 

Fiat Toro Endurance 2023 - Ficha técnica

Motor 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas, comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão 10,5:1,
Potência
180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque
27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/Potência 8,92 kg/cv
Peso/Torque 60,0 kg/ kgfm
Câmbio automático de seis marchas
Tração dianteira
0 a 100 km/h  11 segundos
Consumo Mobiauto 6,8 km/litro na cidade com etanol
Consumo Inmetro6,7 km/litro na cidade e 8,3 km/litro na estrada com etanol / 9,6 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada com gasolina
Dimensões e capacidadescomprimento, 4.945 mm; entre-eixos, 2.990 mm; largura, 1.845 mm; altura, 1.673 mm; capacidade caçamba, 937 litros; capacidade de carga, 750 kg; tanque de combustível, 55 litros; peso em ordem de marcha: 1650 kg
Dados técnicosdireção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 12,2 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 248 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 24,8°, ângulo central 20,9°, ângulo de saída 27,7°, capacidade de carga 750 kg, pneus 215/65 R16

Equipamentos – Fiat Toro Endurance 2023

  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags (6) - laterais (2) cortina (2) Frontal (2)
  • Alarme antifurto
  • Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
  • Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
  • Alerta do cinto de segurança do motorista/ passageiro da frente/traseiro
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2), Twetters (2) e Antena
  • Apoios de cabeça dianteiros e traseiros(3) com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
  • Ar-condicionado
  • ASR (Controle de Tração)
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
  • Brake light
  • Capota marítima
  • Central multimídia com tela de 7' touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
  • Painel de instrumentos 100% digital de 7 polegadas
  • Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
  • Comando de áudio no volante
  • Computador de bordo (distância, velocidade média e tempo de percurso)
  • Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
  • Conta-giros
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Direção elétrica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • TC + (Eletronic Locker)
  • ESS - Emergency Stop
  • Estepe "ruotino"
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Função Sport
  • Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba
  • Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
  • Hodômetro digital
  • Iluminação interna da caçamba
  • Kit aerodinâmico
  • Kit ferramenta
  • Lanterna traseira a LED
  • LED DRL
  • Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
  • Luz de leitura
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
  • Para-choque traseiro com soleira cromada
  • Piloto automático com controlador de velocidade
  • Porta-luvas iluminado com porta amortecedora
  • Repetidor lateral
  • Retrovisores externos com comando eletrico com tilt-down
  • Revestimento de caçamba
  • Revestimento externo esportivo na coluna central das portas
  • Rodas de aço de 16 polegadas com pneus 215/65 R16
  • Calotas integrais
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Tampa traseira dupla com abertura elétrica
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz inter na com temporizador e tampa do combustível)
  • USB frontal (type A/C) + traseiro (type A)
  • Válvula antirrefluxo de combustível
  • Vidros climatizados verdes
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • 3º encosto de cabeça traseiro

A Fiat Toro Endurance 1.3T vale a pena?

A Toro Endurance 1.3T 2023 é para quem quer sair das picapes compactas e assim subir um nível no universo das caminhonetes. É verdade que a versão mais básica faz algumas concessões, como as rodas de aço com calotas e a falta de pintura nas maçanetas e retrovisores, mas ainda assim ela traz um bom nível de itens de série para quem está virando a “chavinha” em busca de uma picape maior.

Faltam itens de segurança como alerta de ponto-cego e a já citada câmera de ré (faz uma falta danada em manobras), mas a Toro compensa isso com bom acabamento interno e desempenho do seu motor 1.3 turbo de 185 cv. Ela é mais barata que a Chevrolet Montana Premier, que soma alguns itens a mais, porém tem porte um pouco menor.

A escolha vai depender mesmo da sua necessidade e preferência por marca, mas se você dispensa as firulas estéticas das demais configurações da picape da Fiat, sem dúvidas a Toro Endurance 1.3T poderá ser uma boa opção para ocupar sua garagem. Só evite encher o tanque de etanol.

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