5 carros novos que têm versões raras e você nem imagina
Definir a raridade de um carro vai além do seu tempo de vida, mas um dos preceitos é de que o modelo já esteja fora de linha. Afinal, com o veículo ainda à venda, não vai ser difícil de encontrá-lo, certo? Sim e não, pois existe uma brecha nessa ideia.
É possível que determinada configuração e até mesmo visual tenha ficado por pouco tempo em linha. Com isso, basta uma simples renovação visual ou mecânica para colocar o carro na prateleira dos raros. E na história recente da indústria brasileira, cinco modelos já estão nesse patamar.
Você também pode se interessar:
- Fiat Toro 2026 aposta no básico bem-feito e jeito de "vilã" para seguir líder
- Avaliação: Nova Fiat Toro 2.2 turbodiesel ganha o gás que faltava
- Volkswagen Taos 2026: equipamentos e diferenças entre as versões
- VW Taos 2026 tem cara de Tera e item que viralizou nas redes sociais
Volkswagen Taos
O SUV médio da Volkswagen acaba de ganhar uma atualização, já com seu novo visual e linguagem de design da marca alemã. Manteve as duas versões Comfortline e Highline para linha 2026.
Além disso, o motor 1.4 TSI permaneceu com a calibração anterior, ou seja, 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito marchas.
Pois então, é exatamente esse último item que o Taos já tinha ganhado para linha 2025/2025, ainda com o antigo visual. Em março desse ano, o Taos trocou o câmbio automático de seis por um de oito marchas.
Com a alteração, o Taos ficou mais econômico por conta do maior escalonamento das marchas. Mais do que isso, com a chegada do novo Taos, a configuração 2025 com transmissão de oito marchas e visual passado se torna uma configuração rara do SUV.
Fiat Toro
Em fevereiro de 2025, a Fiat Toro perdeu o motor 2.0 turbodiesel para ganhar o 2.2 turbo diesel, que já equipava a Ram Rampage. O novo propulsor garantiu um salto de 170 cv para 200 cv, além do torque de 35,7 kgfm para 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio de nove marchas.
Mas a mudança de motor veio antes da picape intermediária ganhar novo visual. E foram poucos meses depois, em agosto, que a Toro ganhou o atual design, o qual permaneceu com o motor 2.2 turbodiesel. Porém, ainda que por pouco tempo, a Toro diesel antes do facelift com 200 cv já entra para categoria dos carros raros.
Peugeot 208
Atualmente, o Peugeot 208 é vendido em quatro versões: Style, Active, Allure e GT (híbrida). Desse quarteto, a versão rara em questão é a Style, mas não com a atual configuração: motor 1.0 aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Estamos falando da linha 2024 do hatch, na qual o Peugeot 208 Style recebeu a motorização turbo, com 1.0 de três cilindros de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de sete marchas simuladas. Ela ficou à venda por cerca de um ano apenas.
Chevrolet Onix e Tracker
Por último, a dupla da Chevrolet que passou a ter nas versões com motor 1.0 turbo e 1.2 turbo novas calibrações em 2025. Assim, há versões tanto do hatch, sedan ou do SUV com a configuração de 121 cv e 16,8 kgfm com motor 1.0 - e o Tracker com 141 cv e 22,9 kgfm de torque com propulsor 1.2.
Porém, com novas regras de tributação do chamado IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) Verde, a Chevrolet reduziu novamente a potência e torque do Tracker e Onix 1.0 na linha 2026.
Sendo assim, são mais raras as unidades do Tracker e do Onix de 121 cv, ou do SUV com 141 cv, já que ficaram por pouco tempo em linha.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
