VW x Fiat e Jeep: como os carros híbridos vão esquentar disputa das marcas

Marcas tem histórico de disputa acirrada nos últimos anos e isso deve se intensificar
Renan Bandeira
Por
12.04.2024 às 18:50
Marcas tem histórico de disputa acirrada nos últimos anos e isso deve se intensificar

A rivalidade de Fiat e Volkswagen vem de muitos anos, desde o século passado – para ser mais exato. Brigando no mercado de entrada brasileiro, as duas fabricantes atuam nos mesmos segmentos - com a Fiat tendo ajuda da Jeep entre os modelos mais caros há cerca de 10 anos. E essa disputa ficará ainda mais acirrada com os carros híbridos prometidos pelas montadoras.

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Vale lembrar que Fiat e Jeep fazem parte de um mesmo grupo automotivo, que é a Stellantis, por isso têm gamas complementares de veículos. Mas como essa rivalidade ficará mais quente? Para entender, precisamos esmiuçar as propostas de carros híbridos de cada um dos grupos, no caso VW e Stellantis.

As duas marcas já informaram que terão quatro níveis de eletrificação no Brasil. Em um efeito de escada, o primeiro degrau é o híbrido leve (MHEV), o segundo é o híbrido pleno (HEV), o terceiro é o híbrido plug-in (PHEV) e o quarto, elétrico (EV).

Para a Volkswagen, a separação das tecnologias entre os carros está clara. Os modelos mais baratos vendidos por aqui serão MHEV, os de preço intermediário serão HEV, enquanto os mais caros terão sistemas PHEV.

E a rivalidade das marcas seguirá em nosso mercado porque a ideia da Stellantis é a mesma. Por isso, em 2023, quando apresentou seus esquemas híbridos e elétrico nas plataformas, deixou o MHEV amostra na estrutura do Pulse, e os sistemas HEV e PHEV na base do Compass.

Ou seja, enquanto a Volkswagen aplicará o sistema híbrido leve em VW Nivus e T-Cross, por exemplo, a Stellantis colocará um sistema concorrente em Fiat Pulse e Fastback. No degrau de cima, devemos ter híbridos plenos para as versões de topo de T-Cross, Tarok e Taos, que vão competir com o Compass e Toro e-DCT – nome do sistema da Stellantis para híbridos plenos.

Subindo mais um degrau, agora entre os plug-in, Commander e Rampage, por exemplo, devem receber a tecnologia que carrega bateria na tomada. Enquanto no lado da Volkswagen, essa missão ficará para o novo Tiguan, que a Mobiauto já contou em mais detalhes neste outro artigo.

Com isso, basicamente teríamos duelos entre T-Cross e Pulse MHEV, Nivus e Fastback MHEV, Compass HEV e Taos HEV, Toro HEV e Tarok HEV, Tiguan PHEV e Commander PHEV. Fora outros produtos que ainda chegarão ao mercado, como VW A0 SUV, Jeep Avenger, que vão deixar ambos os grupos ainda mais “equipados” no portfólio. E aí, vai esquentar a disputa ou não?

Como VW e Fiat estão vendendo

A Fiat vinha levando vantagem contra a Volkswagen por causa da segunda geração da Fiat Strada até o ano passado, mas a chegada do PoloTrack tem tentado diminuir a distância entre as marcas. Nessa briga, a Chevrolet, terceira grande potência do nosso mercado, ficou um pouco de lado.

Até o momento, em 2024, a Fiat segue na primeira colocação com 101.511 emplacamentos, enquanto a Volkswagen, vem, em segundo, com 76.826 comercializações. Veja os dados dos últimos anos:

Vendas de carros e comerciais leves

               Fiat                    Volkswagen

2023    475.517 (1º)      344.995 (2º)

2022    430.202 (1º)     269.111 (3º)

2021    431.035 (1º)     302.270 (2º)

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