VW Fox perde multimídia para seguir vendendo mesmo sem semicondutores

Dando seus últimos suspiros no mercado, veterano fica sem central de entretenimento e R$ 1.560 mais em conta para continuar nas lojas sem depender de chips
Camila Torres
Por
10.08.2021 às 12:27
Dando seus últimos suspiros no mercado, veterano fica sem central de entretenimento e R$ 1.560 mais em conta para continuar nas lojas sem depender de chips

Pela primeira vez em 2021, o Volkswagen Fox tem um reajuste para baixo no preço. Mas o “desconto” custou a ele a central multimídia da versão Connect. 

Nos últimos sete meses do ano, os aumentos do veterano hatch passaram de R$ 5 mil nas duas versões. Agora que o modelo lançado em 2003 e que nunca trocou de geração desde então está cada vez mais perto de sair de linha, a fabricante tem apelado para o preço para queimar o estoque mesmo em meio à crise dos semicondutores. 

Dando seus últimos suspiros no mercado, veterano fica sem central de entretenimento e R$ 1.560 mais em conta para continuar nas lojas sem depender de chips

O Volkswagen Fox é um dos modelos que estão na lista 11 carros que estão ameaçados de morte até o final de 2021, publicada pela Mobiauto mês passado. Ainda assim passou por essa pequena mudança na lista de equipamentos para não ter seus últimos meses de produção afetados pela falta de microchips.

Na mais recente tabela de preços divulgada pela fabricante, a versão Connect aparece ofertada por R$ 61.690 e a Xtreme, por R$ 67.430. Ambas trazem o motor 1.6 EA111 8V de 104 cv e 15,6 kgfm, e câmbio manual de cinco velocidades. Por sinal, esse propulsor também está com os dias contados em nosso mercado

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Desde janeiro até julho o Volkswagen Fox só vem passando por reajustes para cima em seus valores. A versão de entrada, Connect, foi de R$ 57.340 para R$ 63.250 em sete meses, totalizando R$ 5.910 de aumento. 

A configuração Xtreme, a mais cara da gama, por incrível que pareça teve reajustes menores, totalizando R$ 5.450. Essa versão iniciou o ano custando R$ 63.540 e chegou a R$ 68.990 em julho. No mês passado, no resumo do semestre, a redação da Mobiauto publicou que os carros “pelados” são os que mais aumentam de preço em 2021.

Por que o Volkswagen Fox vai sair de linha?

O Volkswagen Fox ganhou uma linha 2022 e até tem tido um bom número de vendas neste ano. Foram 11.369 emplacamentos só no primeiro semestre. Apesar de estar cada vez mais envelhecido e menos empolgante para o público, não são as vendas ou as necessidades do consumidor as principais responsáveis pelo seu fim.

O problema é que tanto o seu sistema de escape e catalisação quanto o  velho motor 1.6 8V da família EA111 estão fora dos padrões de eficiência energética do Proconve L7.

Sendo assim, para o modelo continuar em linha, sua motorização e todo o sistema de combustível e escapamento precisariam ser atualizados, mas a VW não está disposta a investir em um produto tão antigo e quase sem apelo. 

Por isso, o Fox dará adeus ao Brasil em 2022 e o Polo Track chegará para substituir ele, o Up! e o Gol (que ainda viverá por mais um tempo) de uma só vez. 

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Morte a conta gotas

A Volkswagen escolheu uma morte lenta para o Fox. Assim como fez com outros de seus modelos, como Up! e Golf, o que dificultou ainda mais as vendas dos modelos nos seus últimos meses em linha. 

Tirar itens de série também é uma prática adotada por diversas fabricantes quando estão prestes a sacrificar seus modelos. Mas com a crise de semicondutores causada pela paralisação de diversas fábricas no ápice da pandemia do coronavírus, foi a justificativa para perda da central multimídias nas duas versões do Fox.

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Principais itens de série Volkswagen Fox

Connect 

● "ABS" - freios com sistema antitravamento e "EBD" - freios com distribuição eletrônica de frenagem

● "Easy drive" - direção elétrica

● "Keyless" - sistema de alarme com comando remoto

● "Piloto automático" - controle automático de velocidade

● 2 Airbags (passageiro e motorista)

● 4 alto-falantes e 2 tweeters

● Antena do teto

● Apoios de cabeça no banco traseiro (3)

● Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen

● Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura

● Banco traseiro rebatível (encosto e assento)

● Chave tipo "canivete" com controle remoto

● Cinto de segurança automático de três pontos para os cinco passageiros

● Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade

● Colunas centrais externas com aplique preto

● Desembaçador traseiro

● Detalhes do painel com acabamento "chrome effect"

● Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo

● Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito

● Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas

● Faróis de neblina com função adicional "Cornering Light" (luz de conversão estática)

● Faróis duplos com máscara escurecida

● Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX® / Top tether

● Grade dianteira em preto brilhante com friso pintado em "Siberian"

● Lanternas traseiras escurecidas

● Lavador e limpador do vidro traseiro

● Limpador do para-brisa com temporizador

● Luz de leitura dianteira

● Painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível

● Para-choque na cor do veículo com detalhe pintado em "Siberian"

● Rodas de liga leve aro 15" "Rock" com pneus de baixa resistência a rolagem 195/55 R15

● Sensores de estacionamento traseiros

● Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto

● Tomada 12V no console central

● Travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto)

● Vidros elétricos

● Volante multifuncional com comando do "I-System"

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Xtreme

● Itens de série da versão Connect + 

● Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré

● Longarinas do teto

● Rodas de liga leve aro 16" "Modena" com pneus 195/50 R16 de baixa resistência a rolagem

● Spoiler traseiro

● Volante multifunções em couro

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