Segredo: Citroën C3 Lounge será sedan contra Onix, Virtus e até Corolla

Chamado de “sedan médio”, projeto CC22 terá porte de Virtus, posicionamento acima do Cronos e desenvolvimento liderado no Brasil
Renan Bandeira
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27.12.2022 às 12:14 • Atualizado em 19.01.2023
Chamado de “sedan médio”, projeto CC22 terá porte de Virtus, posicionamento acima do Cronos e desenvolvimento liderado no Brasil

A Citroën ganhou um novo posicionamento no mercado ao entrar para o conglomerado da Stellantis. Agora tratada como marca de entrada do grupo, a fabricante terá a difícil missão de oferecer carros com bom custo-benefício por aqui, e começou essa trajetória com a apresentação do novo C3, em agosto deste ano.

Seus próximos passos serão os lançamentos de um SUV e um sedan, como já contamos em detalhes neste outro artigo.

Segundo os colegas do Autos Segredos, o três-volumes, que ainda não tem denominação oficial, responde internamente pelo código de projeto CC22. Neste artigo, vamos chamá-lo livremente de C3 Lounge, um de seus possíveis nomes, seguindo o padrão da própria Citroën para designar seus sedans.

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Afinal, o uso da nomenclatura C3 parece certo, visto que o modelo faz parte da família C-Cubed, uma espécie de código usado pela fabricante para designar os novos produtos da linhagem C3 para mercados emergentes. Cubed, em inglês, significa “ao cubo”, cujo símbolo matemático é 3. Logo, C-Cubed = C³.

O primeiro modelo do trio é o Citroën C3 hatch de nova geração (CC21), que chegou neste ano. O segundo será o SUV CC24, possível C3 Aircross ou Grand C3, que tem sete lugares e chega no terceiro trimestre deste ano

Por fim, o CC22 será um sedan compacto-médio. Ele já foi flagrado no Brasil pelos colegas do site Auto Segredos, ainda em fase de mula. De acordo com nossas mais recentes apurações, a Stellantis produzirá os primeiros protótipos com carroceria definitiva do modelo em junho de 2023.

Já a produção em série deve ocorrer em meados de 2024, com lançamento previsto entre o segundo e o terceiro trimestres daquele ano.

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Como chega o sedan da Citroën

Chamado de “sedan médio”, projeto CC22 terá porte de Virtus, posicionamento acima do Cronos e desenvolvimento liderado no Brasil

Apesar de ser um modelo efetivamente compacto, que utiliza a base CMP simplificada do novo C3, o futuro C3 Lounge deve trazer uma carroceria 100% própria, com elementos de estamparia exclusivos. O flagra do Autos Segredos exibe uma mula mais baixa e larga que a do hatch.

A própria Stellantis aponta a seus fornecedores o projeto CC22 como um “sedan médio”, mas não se deixe levar pelo exagero. O Fiat Fastback, na fase de desenvolvimento, também era posicionado como um “SUV C”, como se ocupasse o segmento do Jeep Compass. Na prática, concorre no segmento B.

Assim, o porte do CC22 será compacto-médio, similar ao do VW Virtus, com posicionamento acima do Fiat Cronos na gama geral da Stellantis. Dos irmãos de plataforma, o sedan deve herdar componentes mecânicos e de acabamento.

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Seu objetivo será brigar com versões de topo de Chevrolet Onix e Hyundai HB20, além do próprio Virtus e, quiçá, versões de entrada de Toyota Corolla, Caoa Chery Arrizo 6 e Chevrolet Cruze.

Sobre os motores, podemos esperar pelo uso do veterano 1.6 EC5 flex de 16V e 120 cv, de origem PSA, nas versões de entrada, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Seria uma boa pedida para frotas e taxistas.

Nas de topo, o modelo deve utilizar o 1.0 GSE T3, turbo flex com três cilindros, com até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com mais foco em desempenho e uso no varejo. O GSE T4, com um cilindro a mais e 1,3 litro de deslocamento, chegando a 185 cv e 27,5 kgfm, é menos provável.

O visual do possível C3 Lounge ainda é desconhecido, mas deve seguir a forte filosofia de design da Citroën já aplicada ao novo C3 hatch. As projeções do modelo inseridas neste texto foram preparadas por Kleber Silva, do @kdesignag, e são meramente ilustrativas.

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