Renault Sandero 2020 renova design, reforça segurança e ganha câmbio CVT
A Renault apresentou a linha 2020 do Renault Sandero. O modelo conta com algumas novidades estéticas, de segurança e mecânica. A fabricante francesa continua apostando no hatch e acredita que as transformações iram alavancar novamente as vendas do Sandero, que está cada vez mais longe do top 10 de carros mais vendidos do Brasil.
Renault Sandero nunca esteve tão bem visualmente
As primeiras mudanças notáveis são no visual do carro, os faróis dianteiros ganharam contorno em C e luzes diurnas com assinatura em LED, as lanternas traseiras foram estendidas até a tampa do porta-malas. As rodas não são mais prateadas e sim cinzas, continuam sendo em aço de aro 15 nas versões 1.0, já as versões 1.6 passaram a ter rodas de aro 16, as opções mais caras são em liga-leve e diamantadas. O design interno também passou por algumas mudanças no revestimento das portas e dos bancos, o volante ganha detalhes cromados, deixando-o mais bem-acabado.
Leia também: Avaliação Hyundai HB20
Segurança é reforçada, mas controle de estabilidade só para versões mais caras
A Renault também investiu em segurança para conseguir um resultado melhor no Latin NCAP, no último teste realizado em 2017, o Sandero conquistou apenas 1 estrela de 5 na categoria adulto e 3 no teste infantil. O modelo antes tinha apenas os 2 airbags obrigatórios, agora conta com 4 e estrutura reforçada, acrescentando 14 kg ao peso total do carro. As linhas mais caras ganharam controle de estabilidade. Porém, a fabricante poderia ter se antecipado e colocado em todas as versões já que será item obrigatório em breve. Controle de tração, assistente de partida em rampa e piloto automático também são novidades para o hatch.
Leia também: Controle de estabilidade será item de série obrigatório
Renault aposta em câmbio CVT e não faz modificações no motor
No que diz respeito a mecânica, a única e grande mudança foi a caixa de câmbio CVT nas versões 1.6. Enquanto os principais rivais como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 têm opções com transmissão automática há alguns anos, todas as versões do Sandero eram com câmbio manual. A marca apostou em alguns câmbios nos últimos anos, o automático de 4 marchas não teve êxito, o automatizado Easy-R permanece vivo só no Stepway e agora o CVT é mais uma tentativa da marca para deixar o Sandero competitivo o suficiente para os concorrentes.
Leia também: 6 Carros hatches 2019 de até 50 mil
Itens e valores do Renault Sandero 2020
Life 1.0 Manual: R$ 46.990
· 2 airbags frontais
· 2 airbags laterais
· Isofix
· Direção eletro-hidráulica
· Ar-condicionado
· Vidros dianteiros elétricos
· Rodas aro 15
Zen 1.0 Manual: R$ 49.990
· Todos os itens de série anteriores
· Central multimídia Media Evolution
· Volante multifunções
· Sensores traseiros de estacionamento
· Banco do motorista com regulagem de altura
· Computador de bordo
· Coluna de direção com regulagem de altura
· Alarme
· Vidros elétricos com função "um toque"
Zen 1.6 Manual: R$ 55.990
· Todos os itens de série anteriores
· Sistema start-stop
Zen 1.6 CVT: R$ 62.990
· Todos os itens de série anteriores
· controle de estabilidade (ESC)
· Assistente de partida em rampas
· Rodas aro 16
Intense 1.6 CVT: R$ 65.490
· Todos os itens de série anteriores
· Ar-condicionado digital
· Câmera de ré
· Faróis de neblina
· Vidros traseiros elétricos
· Retrovisores elétricos
· Piloto automático com limitador de velocidade
· Rodas de liga leve aro 16 diamantadas
RS 2.0 Manual: R$ 69.690
· Todos os itens de série anteriores
· Assistente de partida em rampas
· Controle de estabilidade (ESP)
· Ar-condicionado digital
· Rodas de liga leve aro 16 na cor preta com acabamento diamantado
Talvez você também se interesse:
Avaliação do carro mais vendido do Brasil
Comparativo Chevrolet Onix x Hyundai HB20 – Carros mais vendidos do Brasil
Comparativo Hyundai HB20 x Ford Ka
Por Camila Torres
A faculdade me fez jornalista, a vida me fez aficionada por carros esportivos e adrenalina. Unindo paixão e profissão, realizo a missão de conectar pessoas com o universo automotivo, mas confesso que já tentei pilotar um kart e não deu muito certo.