Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Qual é o carro mais rápido do mundo?

A velocidade é um dos quesitos mais atrativos em um carro, mas mesmo assim resta a dúvida sobre qual é o mais rápido do mundo
Por
21.07.2024 às 07:51 • Atualizado em 30.06.2025
Compartilhe:

Design, praticidade, tecnologia, conforto, entre outros são traços que de fato chamam atenção em um carro. Porém, existe uma característica que sempre atraiu para muitos em determinado veículo, a velocidade. Apesar disso, o nome do carro mais rápido do planeta não é tão óbvio assim.

 Você pode se interessar por: 

Os avanços tecnológicos e o desejo da humanidade em sempre desafiar os limites da física permitiu a criação de veículos que chegam perto dos 500 km/h. Potência elevada, aerodinâmica perfeita e estabilidade sólida, tudo é levado em conta na fabricação desses veículos que extrapolam a natureza.

 

É comum ver rodando nas ruas automóveis que chegam a marca dos 200 km/h ou 300 km/h. Outros até já ultrapassam os 400 km/h, como é o caso do Bugatti Chiron que recentemente chegou ao Brasil. Mas qual é o carro mais rápido do mundo? Eis a resposta: Hennessey Venom F5 Revolution Roadster.

O Hennessey Venom F5

Os norte-americanos da Hennessey Performance Engineering, uma empresa especializada em modificação de carros esportivos, são quem fabricam o carro mais rápido do mundo, o Hennessey Venom F5 Revolution Roadster. O carro foi lançado em 2022 e desde então detém seu título.

Seu trem de força é composto por um motor V8 6.6 biturbo, o qual é capaz de produzir nada menos do que absurdos 1.842 cv de potência e 164,9 kgfm de torque. O desempenho deste motor dotado de dois turbocompressores permite que o superesportuvo chegue a incríveis 499 km/h.

Além da velocidade em linha reta, o Venom F5 Revolution também é o mais rápido quando o assunto é a aceleração. Segundo a Hennessey, ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos. Essa marca, no entanto, apesar de ser impressionante, não é a mais rápida para um supercarro.

O propulsor é envolto por fibra de carbono e pode ser visto por qualquer pessoa que estiver fora do veículo. Isso porque o motor é coberto por uma placa de vidro temperado, própria para proteção de motores de jatos e capaz de suportar temperaturas em torno de 550º graus Celsius.

As rodas do Venom F5 Revolution são de alumínio e têm o nome de “Hyper Silver”. O teto do carro também é composto por fibra de carbono e pode ser removido a qualquer hora.

Por fora, o visual não foge ao que já se conhece de um superesportivo, à exemplo de linhas sinuosas, rodas gigantescas, faróis com desenho agressivo e diversos vincos que cortam sua carroceria. Sua entrada de ar é bem grande, assim como os spoilers localizados na dianteira e traseira.

No interior, mais fibra de carbono, dessa vez ela é utilizada na composição dos bancos e do painel do carro. Toda a forração é feita em alcantara, um tecido tecnológico composto por poliéster e poliuretano não fibroso.

Para completar, o volante é em formato de manche, assim como em aviões tipo caça que rasgam os céus, e possui botões para diversas funções. Rádio, para-brisa, assistência ao motorista, e vários outros itens podem ser comandados apenas a partir do volante.

Ao todo já foram vendidas 24 unidades do Revolution Roadster em todo o mundo desde o seu lançamento. O preço fixado para cada uma delas foi de US$ 3 milhões (cerca de R$ 16,4 milhões, na conversão direta).

Carro sueco mais rápido?

Na contramão de tudo que já foi relatado, existe um outro carro, que não é o Venom F5 Revolution, que é considerado o mais rápido do mundo. O automóvel sueco Koenigsegg Jesko Absolut tem uma velocidade máxima de 531 km/h, maior do que qualquer uma já vista, justamente por também nunca ter sido vista.

Apesar de parecer, a situação não é confusa, uma vez que a velocidade máxima não é a maior já registrada justamente porque ela nunca foi registrada, ninguém nunca a viu. O número de 531 km/h é puramente teórico, uma promessa que nenhuma unidade do modelo já atingiu.

 

Equipado com um motor V8 de 5,0 litros biturbo, que entrega 1.600 cv e 152,9 kgfm de torque, o Jesko Absolut promete ser o carro mais rápido do mundo, mas ainda não foi testado (publicamente) para ganhar tal posto. Assim, o título, ao menos por enquanto, é do Hennessey Venom F5 Revolution Roadster.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Contribuiu com Mobiauto como redator estagiário. Estudou jornalismo na Cásper Líbero.