Picape baseada no Toyota Corolla pode ter versão elétrica

Ainda sem forma concreta, a possibilidade de uma picape do Toyota Corolla é real e ela deve chegar antes de 2027
DR
Por
25.05.2024 às 00:45 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Ainda sem forma concreta, a possibilidade de uma picape do Toyota Corolla é real e ela deve chegar antes de 2027

O domínio da Toyota com a Hilux no segmento das picapes médias é incontestável, 46.200 emplacamentos em 2023 e 15.002 acumulados neste ano. Agora parece que a montadora quer expandir sua soberania para outros nichos, com uma caminhonete elétrica intermediária, pelo menos na América do Norte.

 Você pode se interessar por: 

Ainda não existem planos definidos para o desenvolvimento do utilitário, mas a marca já manifestou seu interesse em criar uma rival para Fiat Toro e Chevrolet Montana. Isso porque a Toyota revelou seu conceito EPU, referente a uma picape construída sobre uma plataforma elétrica com porte igual a de um Ford Maverick.

 

Vale lembrar que ainda no ano passado a Mobiauto trouxe a informação de que a marca tem interesse em desenvolver uma caminhonete com base na família Corolla. O projeto dará vida a uma picape monobloco que deverá ser apresentado junto com a próxima geração do Corolla sedan e do Corolla Cross.

Sua previsão de chegada é até 2027 e o local de produção será estado norte-americano do Mississipi, ao menos para abastecer os Estados Unidos. Sobre a possibilidade, Ted Ogawa, CEO da montadora na América do Norte, disse que a Toyota estuda o desenvolvimento se um produto do segmento, mas ainda sem nada concreto.

 

Além disso, comentou sobre a possibilidade de eletrificação: “em picapes de tamanho médio ou menor, há mais oportunidades de eletrificação em comparação com a área de tamanho normal”. Segundo o executivo, caminhonetes de maior porte totalmente elétricas não parecem uma boa opção considerando o público consumidor.

Picape do Corolla já existe e ela é brasileira

Apesar de ser um projeto ainda estudado pela montadora, os brasileiros já deram um jeito de conseguir sua própria picape elétrica baseada no Toyota Corolla. A Mobiauto noticiou no ano passado o projeto do engenheiro mecânico, Natal Antoni, que desenvolveu sua própria Corolla caminhonete.

Residente em Stratford, no Canadá, o brasileiro possui sua própria empresa de modificação de veículos, UP Cycle Green Technology. A escolha pelo sedan, especialmente de seus modelos 2009 e 2013, se deu por seu tamanho, que permitia baterias menores. O preço de venda para uma unidade dessas era de US$ 35 mil (cerca de R$ 181 mil).

 

À época da reportagem, o projeto ainda não estava finalizado, e existiam dois veículos sendo testados, ambos com 150 km de autonomia. Os dois também compartilhavam o mesmo rendimento motor, 136 cv de potência e 23,9 kgfm de torque.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários