Os dez carros automáticos mais baratos do Brasil em 2021

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos, mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil
Renan Bandeira
Por
21.05.2021 às 10:45
A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O câmbio automático tem ganhado o coração dos brasileiros, seja do tipo epicíclico ou CVT. Isso pode ser confirmado com a redução da oferta de carros manuais pelas fabricantes, que deram ainda mais espaço para as opções sem o pedal da embreagem nos últimos anos.

Exemplos de dominância dos automáticos podem ser vistos em Toyota e Honda, que têm mais de 90% de seus portfólios equipados com caixas automáticas, e até a Volkswagen, que sempre teve a imagem aliada aos carros populares, mas já oferece 60% de seu catálogo com apenas dois pedais. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Esse tipo de transmissão tem a seu favor o conforto, a comodidade e a segurança para o motorista, que dirige o tempo todo com as mãos no volante. Porém, encontrar uma opção do tipo que caiba no bolso tem sido tarefa cada vez mais difícil. Afinal, os preços dos veículos no Brasil estão cada mês mais altos e as opções automáticas contam com etiquetas ainda maiores.

A Mobiauto separou os dez veículos mais baratos do mercado equipados com câmbio automático. Vale lembrar que os Honda Fit e City na versão Personal não estão no levantamento por serem destinados ao público PCD.

Spoiler: entre tantos hatches e sedans compactos, um SUV de mesmo porte foi uma grata surpresa. Confira: 

Chevrolet Onix AT 1.0 Turbo - R$ 68.390

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O topo do pódio é ocupado pela versão AT Turbo do Chevrolet Onix, movida pelo motor 1.0 turboflex de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm (gasolina/etanol), que é gerenciado pela caixa automática de seis marchas com opção de trocas manuais.

Os principais itens de série da versão são: ar-condicionado, assistente de partida em rampa, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, volante multifuncional, direção elétrica progressiva, rodas de 15 polegadas de aço com calotas, trava elétrica e vidros elétricos nas quatro portas com acionamento um-toque e antiesmagamento.

Além da AT Turbo, o Onix conta com outras opções automáticas com preços competitivos: LT 1.0 turbo AT (R$ 74.060), LTZ 1.0 turbo AT (R$ 77.480), RS 1.0 turbo AT (R$ 78.480) e Premier 1.0 turbo AT (R$ 82.290).

Todas recebem o mesmo conjunto mecânico, mas o nível de equipamentos muda conforme o preço. 

Leia também: Ram, Amarok, Hilux, Toro: as picapes mais rápidas do Brasil 

Chevrolet Onix Plus AT 1.0 Turbo - R$ 68.390

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

Assim como o hatch, o sedan correspondente Onix Plus tem a versão AT Turbo como automática mais barata. O três-volumes é equipado com o mesmo motor, câmbio e itens de série que o irmão menor.

Outras versões do modelo com preços próximos ao dos demais veículos desta lista: LT 1.0 turbo AT (R$ 78.880) e LTZ 1.0 turbo AT (R$ 82.290). Ambas são igualmente 1.0 turbo AT6, mas vêm mais equipadas. 

Nissan V-Drive Special Edition 1.6 CVT - R$ 71.990

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O Nissan V-Drive é o antigo Versa que recebeu novo nome para conviver com a nova geração. O sedan tem três versões que poderiam estar na lista, mas a Special Edition, empurrada pelo 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm e câmbio CVT é a mais barata. As variantes Plus e Premium custam, respectivamente, R$ 76.990 e R$ 81.990. 

Principais itens de série da Special Edition: ar-condicionado manual, volante multifuncional, computador de bordo, direção elétrica progressiva, vidros elétricos nas quatro portas com sistema um-toque para motorista, volante com regulagem de altura, travas elétricas e central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: Ford Bronco Sport, R$ 256.900, esnoba Compass e mira na Land Rover

Volkswagen Gol 1.6 AT - R$ 74.490

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

Um Gol por quase R$ 75 mil? Sim, e ainda é umas das opções mais baratas com câmbio automático. O lendário hatch tem no cofre do motor o já conhecido 1.6 MSI naturalmente aspirado de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Seus principais itens de série são: ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, faróis com máscara escurecida, vidros dianteiros elétricos, suporte para celular e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integradas. 

Hyundai HB20 Vision 1.6 AT - R$ 77.490

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O principal concorrente do Onix também está na lista. O HB20 Vision é equipado com o motor 1.6 aspirado de 123/130 cv e 16/16,5 kgfm, acoplado à caixa automática de seis marchas.

Seus principais itens de série são: assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado manual, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante multifuncional, sistema de entretenimento BlueMedia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, acendimento automático de faróis e piloto automático. 

Leia também: Novo BMW X5 M Competition chega ao Brasil custando quase R$ 1 milhão

Outra versão do HB20 que caberia na lista é a Evolution, movida pelo motor 1.0 turboflex de 120 cv e 17,5 kgfm, que tem transmissão automática de seis marchas e custa R$ 81.890.

Volkswagen Polo MSI 1.6 AT - R$ 78.180

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

Por R$ 3.690 a mais, dá para saltar do Gol para o Polo. O motor 1.6 da versão MSI AT rende 110/117 cv e 15,8/16,5 kgfm, e é gerenciado pela caixa automática de seis marchas.

Além das especificações mecânicas parecidas, o Polo 1.6 MSI AT compartilha muitos itens de série com o Gol, mas é um projeto mais novo e mais completo.

Itens de série: direção elétrica, assistente de partida em rampa, quatro airbags, ar-condicionado, computador de bordo com display multifuncional, controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sistema multimídia Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque para a primeira fileira de bancos.

Leia também: Novo Citroën C3 revela frente de Cactus e traseira de Kwid em miniatura

Toyota Yaris Hatch X-Line 1.3 CVT - R$ 78.190

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

Com a morte do Etios, o Yaris assumiu o posto de veículo de entrada da Toyota no Brasil. Na configuração hatch, a versão mais barata X-Line conta com motor 1.3 de 97/101 cv e 12,5/12,9 kgfm, acoplado a caixa automática do tipo CVT que simula sete marchas.

Seus principais itens de série são: rodas de aço de 15 polegadas com calotas, ar-condicionado, computador de bordo multifuncional, direção elétrica progressiva, piloto automático, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

Hyundai HB20X Vision 1.6 AT - R$ 80.390

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O HB20X é o irmão aventureiro do HB20. Assim como o hatch convencional, a versão Vision do X é equipada com o motor 1.6 aspirado de 123/130 cv e 16/16,5 kgfm acoplado a caixa automática de seis marchas.

Os itens de série se repetem: assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, ar-condicionado manual, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros elétricos, volante multifuncional, sistema de entretenimento BlueMedia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, acendimento automático de faróis e piloto automático.

Leia também: Range Rover Evoque voltará a ser montado no Brasil com duas versões flex

Caoa Chery Tiggo 2 Smile AT - R$ 80.650

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O Caoa Chery Tiggo 2 é o único SUV compacto a fazer parte desta lista. Isso aconteceu graças à versão Smile, lançada neste ano e que é movida pelo motor 1.5 aspirado de 110/115 cv e 13,8/14,9 kgfm, gerenciado pela transmissão automática de quatro marchas.

Seus principais itens de série são: rodas de liga leve 16 polegadas, freios a disco nas quatro rodas, indicador de pressão dos pneus, computador de bordo, ar-condicionado eletrônico, controle de tração e estabilidade, direção hidráulica, volante com regulagem de altura e vidros elétricos nas quatro portas.

Volkswagen Voyage 1.6 AT - R$ 81.140

A praticidade e o conforto de ter as duas mãos ao volante são pontos positivos,  mas encontrar um carro automático que caiba no bolso é tarefa difícil

O VW Voyage é o sedan correspondente do Gol desde o início da década de 1980. A configuração que trouxe o modelo à lista é a 1.6 AT, com motor naturalmente aspirado de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Seus principais itens de série são: ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, faróis com máscara escurecida, vidros dianteiros elétricos, suporte para celular e rodas de aço de 15 polegadas com calotas integradas.

Talvez você também se interesse:

Qual câmbio é melhor para você: manual, automático ou automatizado?
Câmbio automatizado de uma embreagem morre no Brasil e não fará falta
Como dirigir um carro automático? Aprenda de forma simples
Os 20 carros automáticos mais vendidos em 2020


Comentários