Os 10 carros elétricos mais baratos à venda no Brasil
Os dez carros elétricos mais baratos do Brasil em 2021 ainda estão a quilômetros de formar uma lista democrática. Para chegar a uma lista com dez os veículos de passeio 100% elétricos de menor custo vendidos em território nacional atualmente, tivemos de apelar até a uma opção acima de R$ 550.000.
Isso mostra o quanto carros elétricos ainda são uma realidade distante para a maioria dos brasileiros. Sem ofertas nas faixas mais populares de preço, eles ainda possuem vendas baixas e muito restritas. Nesse sentido, os híbridos estão à frente e muito se deve à Toyota, uma das marcas que oferecem os carros híbridos mais acessíveis do país.
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Qual o carro elétrico mais barato à venda no Brasil?
Um hatch de 68 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 16 segundos, com porta-malas de 121 litros e que custa R$ 159.900. Estamos falando do JAC iEV20. Digamos que o valor está dentro do aceitável para se investir em um elétrico por aqui.
O problema é que o brasileiro não é o consumidor mais simpatizante de carros chineses, ainda mais um que seja tão pequeno. Talvez por isso mesmo, a JAC conseguiu emplacar apenas 28 unidades do modelo em 2020.
Tempo de carregamento, escassez de pontos, ansiedade da pane seca
Outro fator que pesa ao cogitar um carro movido somente a eletricidade é a escassez de estações públicas de recarga. Quantas você viu no último mês? Por isso mesmo, muitos consumidores ainda sofrem da chamada “ansiedade da pane seca”, o medo de ficar sem bateria no meio do caminho, especialmente em trajetos longos, como numa viagem.
Isso ainda desestimula o investimento, a ponto de o carro elétrico mais vendido em 2020 ter sido o Audi E-tron, com meros 185 emplacamentos somando suas duas configurações, SUV e Sportback.
O tempo de carregamento é outro fator que complica a situação dos elétricos. Em uma estação de recarga rápida, carros populares e com sistemas menos sofisticados levam de 30 minutos a uma hora para ter 80% da bateria carregada. Com um carregador Wall Box instalado em casa, o tempo estimado é de oito a dez horas para a recarga total.
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Carros elétricos de luxo são os mais vendidos
Mesmo com tantos obstáculos, é preciso considerar que as vendas de carros elétricos estão aumentando ano após ano. Tanto que, se em 2020 o elétrico mais vendido no país foi um Audi, em 2021 o elétrico mais emplacado do primeiro trimestre, já com 156 unidade, foi o... Porsche Taycan, que custa R$ 979.000 e sequer está nesta lista.
Não é difícil entender por que carros elétricos de luxo são os que mais vêm ganhando destaque nas vendas. Os preços proibitivos desestimulam a compra de modelos de marca generalista. Atualmente, só faz sentido comprar um elétrico que entrega muito requinte, luxo e status pelo preço cobrado, não é mesmo?
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Vantagens dos carros elétricos
Apesar dos pesares, carros elétricos também têm suas qualidades singulares: não emitem poluentes, possuem baixo custo de rodagem (muito menor que o de qualquer combustível disponível atualmente no país) e baixo custo de manutenção (afinal, utilizam muito menos componentes que um carro a combustão).
Também podem ser recarregados em casa enquanto o dono dorme (adeus, visitas ao posto de combustível!). Porém, para pagar mais barato depois, é preciso pagar muito mais na hora da compra. Mas quanto? Abaixo elencamos as dez opções mais em conta desse nicho ainda pouco explorado pelos brasileiros. Vamos conhecer quais são.
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Dez carros elétricos mais baratos à venda no Brasil
Dos dez carros elétricos mais baratos, quatro pertencem à chinesa JAC. Porém, ainda assim a marca ainda não conseguiu seu lugar ao sol. Somando as vendas dos quatro modelos, a marca não conseguiu atingir sequer 100 emplacamentos em 2020.
O iEV40 lidera o grupo com 63 emplacamentos, ante os 28 já mencionados do iEV20. Já a picape iEV330p registrou apenas dois e o SUV iEV60, somente um, totalizando 94 veículos de passeio elétricos emplacados em 2020. A marca comercializa no país também o caminhão elétrico iEV 1200T, que em 2021 teve cerca de 40 emplacamentos.
Já o recém-lançado Renault Zoe E-Tech entra no ranking ocupando a segunda posição. O modelo passou pela primeira reestilização desde que foi lançado no Brasil, em 2018. Além de estar com cara nova, ganhou motor mais potente que o do irmão Renault Duster. E o elétrico não precisa de mais de 9,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
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Talvez fique nos ombros do Zoe a responsabilidade de aumentar significativamente a venda dos elétricos no país, assim como ele fez na Europa, onde foi o veículo elétrico mais vendido do continente no ano passado.
Representando as marcas japonesas, em quinto lugar está o Nissan Leaf. Na faixa de R$ 260.000, o modelo oferece uma boa performance, mas peca por ter uma autonomia de apenas 270 km. Isso dá espaço para o Chevrolet Bolt roubar a cena, já que oferece mais desempenho e autonomia. Só que o monovolume custa “un poquito más”.
Os responsáveis por fechar a lista dos dez carros elétricos mais baratos do Brasil, ironicamente, são veículos de marcas premium, como BMW i3 (oitavo), Jaguar I-Pace (nono) e Audi E-tron (décimo).
Com desempenho de carro esportivo, autonomia de mais de 400 km e com um interior sofisticado e tecnológico, é um sonho ter esses modelos na lista de carros mais baratos, só que não por esse preço.
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1. JAC iev20
Preço: R$ 159.900
Desempenho: 68 cv e 21,9 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 16 segundos / velocidade máxima: 112 km/h
Bateria: 41 KWh
Autonomia: 300 km a 400 km
2. Novo Renault Zoe E-Tech Zen
Preço: R$ 204.990
Desempenho: 135 cv e 25 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 9,5 segundos
Bateria: 52 kwh
Autonomia: 385 km
3. JAC iev40
Preço: R$ 225.900
Desempenho: 115 cv e 27,5 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 9,8 segundos / velocidade máxima: 130 km/h
Bateria: 40 KWh
Autonomia: 300 km
4. Nissan Leaf
Preço: R$ 259.900
Desempenho: 149 cv e 32,6 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 7,9 segundos / velocidade máxima: 144 km/h
Bateria: 40 KWh
Autonomia: 270 km
5. JAC iev60
Preço: R$ 259.900
Desempenho: 150 cv e 33,6 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 7,9 segundos / velocidade máxima: 150 km/h
Bateria: 63 KWh
Autonomia: 380 km
6. Chevrolet Bolt Premier
Preço: R$ 274.000
Desempenho: 203 cv e 36,7 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 7,3 segundos / velocidade máxima: 146 km/h
Bateria: 66 KWh
Autonomia: 383 km
7. JAC iev330P
Preço: R$ 299.900
Desempenho: 150 cv e 33,7 kgfm de torque / 0 a 100 m/h em 9,9 segundos / velocidade máxima: 97 km/h
Bateria: 67 KWh
Autonomia: 320 km
8. BMW i3
Preço: R$ 304.950
Desempenho: 170 cv e 25,5 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 7,3 segundos / velocidade máxima: 150 km/h
Bateria: 42,2 KWh
Autonomia: 335 km
9. Jaguar I-Pace
Preço: R$ 490.000
Desempenho: 400 cv e 71 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 4,8 segundos / velocidade máxima: 200 km/h
Bateria: 90 KWh
Autonomia: 470 km
10. Audi E-tron Performance
Preço: R$ 559.900
Desempenho: 408 cv e 67,7 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 5,7 segundos / velocidade máxima: 200 km/h
Bateria: 95 KWh
Autonomia: 436 km
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