Novo SUV de 7 lugares da Fiat já tem data para estrear
A estratégia da Fiat até 2030 é lançar um modelo novo por ano no Brasil, fazendo com que sua gama de veículos passe por uma reformulação, com todos os produtos seguindo uma identidade visual unificada.
Dentro desse plano, um dos projetos mais aguardados é a promessa de um SUV de porte maior, conhecido até então — já que ainda não tem nome oficial — como Giga Panda ou Fiat Grizzly, que inclusive já conta com uma janela de estreia definida.
Você também pode se interessar por:
- Fiat terá SUV acima do Fastback com base de Aircroos para incomodar a Spin
- Novo SUV da Fiat de sete lugares, maior que Fastback, pode ter nome estranho
- Fiat Toro Freedom: o que a versão intermediária que faz 13 km/l oferece; vale a pena?
- Fiat confirma sucessor do Argo com fabricação nacional em 2026
O modelo, segundo a Quattro Ruote, está previsto para ser apresentado oficialmente no outono europeu de 2026, período que corresponde ao segundo semestre do ano.
O lançamento marca a chegada de um SUV que será posicionado acima do Grande Panda — também apontado como sucessor do Argo ou até mesmo como um novo Uno, ainda sem definição oficial —, modelo que chega ao mercado brasileiro em 2026. Ele também ficará acima do Fastback, cuja nova geração tem previsão de lançamento entre o fim de 2026 e o início de 2027.
Divulgação/Fiat
Sua posição no catálogo reflete seu porte e proposta: com foco familiar, o SUV terá espaço para acomodar até sete pessoas. O modelo também terá certo grau de parentesco com o Citroën Aircross, compartilhando medidas bastante próximas, como 4,40 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,68 metros de entre-eixos.
Vale lembrar que, por enquanto, a previsão exata de estreia do novo SUV é restrita ao mercado europeu, mais especificamente à Itália. Mesmo com a confirmação de que o modelo chegará, a data para o mercado brasileiro ainda não foi anunciada. Ainda assim, considerando a estratégia de lançamentos da marca e o investimento de 30 bilhões de reais da Stellantis no mercado automotivo brasileiro, a disponibilidade do modelo por aqui não deve estar tão distante.
Como será o novo SUV?
A aparência oficial ainda não foi revelada. No entanto, o modelo já virá com a nova identidade visual da marca, que estará presente em todos os próximos lançamentos programados para os próximos anos.
O visual segue a mesma linha vista no Fiat Grande Panda europeu, identidade que também estará presente no hatch que chegará ao mercado brasileiro. Trata-se exatamente do design apresentado pela marca no Salão Internacional do Automóvel, sob o conceito Dolce Camper.
Reprodução/Mobiauto
A julgar pelo conceito, o visual será marcado por linhas mais retas, geométricas e robustas, com uma proposta futurista e assinatura luminosa pixelada.
Em relação à motorização, é esperada para o mercado europeu a combinação de um motor 1.2 PureTech a gasolina associado a um motor elétrico. Para o Brasil, assim como a data de lançamento, a motorização ainda não foi anunciada, mas podemos esperar pela motorização 1.0 turbo flex de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Ela trabalha sempre ao lado de um câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas, e tem opção de sistema híbrido leve 12V.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
