Nova minivan da Fiat de até 7 lugares tem opções que Aircross e Spin não tem
A Fiat apresentou o QUBO L, uma minivan com opção de até sete lugares que chega com a proposta clara de ser prática, versátil e pensada para a família. Pelo porte e pela proposta, o modelo já entra no radar de concorrentes conhecidos, mas chama a atenção principalmente por oferecer algo que ainda é raro entre veículos com a mesma capacidade de transporte de passageiros oferecidos no Brasil.
O diferencial está na variedade de motorizações. O QUBO L oferece opções para todos os gostos: tem um motor a gasolina de 110 cavalos, versões a diesel de 100 ou 130 cavalos com câmbio manual e até uma configuração totalmente elétrica. Essa última, vale destacar, é exclusiva da versão de cinco lugares e entrega 136 cavalos de potência.
Você também pode se interessar por:
- Fiat apresentará minivan de 7 lugares à lá Doblò com motor diesel
- Sucessor do Argo permanece como hatch só que terá truque de Citroën C3
- Fiat Toro Freedom 2026: detalhes da picape em 61 fotos exclusivas
- Jeep Renegade, Toro, Commander e Compass serão híbrido diferentes de Pulse e Fastback
Olhando para o que existe hoje no mercado brasileiro, a Chevrolet Spin aparece como uma das comparações mais diretas. A minivan também é oferecida com cinco ou sete lugares, mas fica atrás quando o assunto é diversidade mecânica. A Spin conta apenas com uma opção de motor a combustão, sempre com o 1.8 flex de até 111 cavalos e 17,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas ou ao manual de cinco.
Divulgação/Fiat
Outro modelo que acaba entrando na comparação é o Citroën Aircross. Mesmo não sendo um monovolume, o SUV também oferece versões de sete lugares. Ainda assim, seu cardápio de motorizações é mais enxuto, com apenas o motor 1.0 GSE T200, que entrega até 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, sempre combinado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas.
Em termos de tamanho, o QUBO L se aproxima até do Fiat Doblò, vendido atualmente em mercados como Japão e Turquia. O Doblò mede 4,30 metros na versão de cinco lugares e 4,70 metros na de sete. Já o QUBO L é um pouco maior, com 4,40 metros nas versões de cinco lugares e 4,75 metros nas configurações para sete ocupantes.
Divulgação/Fiat
A versão de sete lugares, inclusive, se destaca pela versatilidade interna. O modelo oferece três bancos ajustáveis individualmente na segunda fileira e dois assentos extraíveis na terceira fileira.
Vem ao Brasil?
Enquanto a chegada do modelo ao mercado europeu está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, no Brasil, o cenário é diferente. Por aqui, não há qualquer confirmação ou previsão oficial de lançamento.
Caso desembarque no país, o QUBO L poderia ser visto como um possível sucessor do Doblò, que saiu de linha no mercado brasileiro em 2021. Com o segmento de monovolumes praticamente estagnado no Brasil, uma eventual chegada do modelo faria da Chevrolet Spin sua principal concorrente, já que a minivan da marca americana segue como uma das poucas representantes ativas da categoria no país.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
