Kia Cerato 2020 tem preços competitivos, motor 2.0 e visual mais jovem

Confira detalhes da nova geração do sedan coreano Kia Cerato.
Camila Torres
Por
22.10.2019 às 15:46
Confira detalhes da nova geração do sedan coreano Kia Cerato.

O Kia Cerato 2020 foi apresentado nesta segunda-feira (24). Importado do México, o modelo já estará nas lojas dia 03 de outubro. Disponível em apenas duas versões, o sedan chega ao mercado com preços interessantes para a categoria. A configuração de entrada EX parte de R$ 94.990 e a topo de linha SX custa R$ 104.990. 

E não foi apenas os preços do Kia Cerato 2020 que chamaram atenção positivamente, a fabricante coreana fez mais algumas apostas assertivas para atrair o olhar dos consumidores. A 4º geração do sedan ganhou motor 2.0, mas não apostou em nenhuma versão turbo. O modelo também está maior e com design mais moderno e dentro do limite de aceitação do público alvo do carro, só faltou o teto solar para deixar os consumidores da concorrência com o coração mais balançado. 

Kia Cerato 2020 exibe design mais jovem 

O sedan de marca coreana chegou a 4º geração de visual novo, literalmente.  O Kia Cerato 2020 tem um apelo mais jovem, tirando o ar “tiozão” que o modelo exibiu durante três gerações. Pela dianteira já dá para notar a aposta mais jovial e esportiva da fabricante. As grades frontais estão arrojadas, principalmente a inferior. Os faróis foram redesenhados e não são mais ligados a grade superior. As saídas de ar que beiram as laterais ganharam uma função estética que casa harmoniosamente com toda a composição frontal. 

Kia Cerato chega com preços atraentes, ganha motor 2.0, mas não tem versão turbo. O design está mais moderno e continua sem teto solar.

A lateral é basicamente a mesma, com exceção das janelas, pois, ganharam contorno cromado. Já a traseira aparenta estar mais robusta, a saída de ar evidente é um dos itens que contribui para este visual. As lanternas também estão de design novo. Outro ponto que chamou atenção foi a luz de seta e de ré ficarem no para-choque, são bonitas esteticamente falando, mas poderiam estar encaixadas mais acima para melhorar a funcionalidade. As rodas são em liga e aro 16, enquanto os principais concorrentes oferecem rodas aro 17. 

No geral, o Kia Cerato 2020 chegou com um design atrativo e equilibrado, mas poderia ter apostado em uma versão com teto solar para fazer frente aos rivais Honda Civic e o líder da categoria Toyota Corolla, que também acabou de adotar ao item na linha 2020.

Interior atualizado

O novo painel do Kia Cerato 2020 não é mais marcado pelos formatos curvados, e sim pelas linhas retilíneas. As saídas do ar-condicionado (dual zone na versão SX), não são mais todas retangulares e posicionadas na vertical, agora as saídas laterais são em forma de círculo e as centrais chegam próximo do desenho de um retângulo, só que sem uma das pontas.

Kia Cerato chega com preços atraentes, ganha motor 2.0, mas não tem versão turbo. O design está mais moderno e continua sem teto solar.

Logo acima do ar-condicionado está outra novidade: a central multimídia flutuante, várias marcas têm aderido a esta tendência e a Kia foi mais uma que se rendeu. A tela sensível ao toque tem 8 polegadas é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e possui entrada USB. 

O volante também passou por uma repaginada, o centro agora tem forma redonda com detalhe cromado abaixo e o aro com costuras na cor vermelha traz um ar requintado. Os bancos tiveram o design refinado e ganharam uma estética mais “esportivada”. Os da versão SX têm acabamento em couro e os assentos dianteiros ainda contam com aquecimento. 

Kia Cerato chega com preços atraentes, ganha motor 2.0, mas não tem versão turbo. O design está mais moderno e continua sem teto solar.

Mais espaço interno e principalmente para as malas

O sedan cresceu, ganhou 80 mm no comprimento (4,640 mm) e 20 mm de largura (1.800 mm). O entre eixos não passou por nenhuma alteração e continua com 2.700 mm. O Kia Cerato só diminuiu na largura, agora com 20 mm a menos, mede 1.440 mm. 

Entretanto, o que mais vai agradar os consumidores é o porta-malas, que passou de 421 litros de capacidade para 520 litros, uma mudança e tanto. O modelo coreano, por pouco não empata com o bagageiro de 525 litros do Honda Civic, mas supera com grande vantagem o Toyota Corolla, que lançou a segunda geração com o mesmo porta-malas de 470 litros. 

Motor mais potente

O Kia Cerato 2020 também deu um salto na motorização ao eliminar o motor 1.6 de 128 cavalos e 16,5 kgfm de torque para adotar ao motor 2.0 flex que entrega 157 cavalos e 19,2 kgfm de torque se abastecido com gasolina e 167 cavalos e 20,6 kgfm de torque com etanol. As duas versões do modelo compartilham a motorização e a caixa de câmbio automática de 6 velocidades. A versão topo de linha SX ainda conta com aletas atrás do volante, permitindo ao motorista fazer as trocas de marcha manualmente. 

Pelos números o sedan da fabricante coreana mostra ter um desempenho melhor que o Honda Civic 2.0 de 150 cavalos e 19,3 kgfm. Mas diferente do concorrente, não conta com opção de motor turbo em nenhuma versão. A motorização do sedan coreano também fica em desvantagem diante do rival e líder da categoria Toyota Corolla com motor 2.0 de 177 cavalos e 21,4 kgfm de torque. 

Outra novidade do sedan é que ele oferece quatro configurações de condução: econômico, esportivo, conforto e smart. Na última o carro funciona interpretando como o motorista dirige, depois que o sistema aprende o modo de condução do dono, o carro passa a se adequar ao seu estilo. 

Segurança Kia Cerato 2020

O modelo teve a segurança reforçada, passando a oferecer nas duas versões seis airbags, barras de proteção lateral em todas as portas e assistente de partida em rampa. O sedan também conta com controle de estabilidade e tração, isofix e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Mas o que realmente irá dizer se o Kia Cerato 2020 oferece uma boa segurança em situações de colisão é o Latin NCAP, porém, ainda não foi divulgado quando o modelo passará pelo teste de impacto. 

Expectativas da Kia para o Cerato

A fabricante coreana afirmou que pretende vender até o final deste ano 1.200 unidades do sedan, cerca de 400 unidades por mês. Enquanto no mês de agosto o Toyota Corolla teve 4.621 unidades vendidas, Honda Civic 1.736, Chevrolet Cruze 1.488 e Volkswagen Jetta 1.231. O que mostra que mesmo sendo um carro com valor e itens atraentes para sua categoria e com potencial para conquistar novos clientes, o modelo ainda não está perto de ser uma ameaça para os seus concorrentes

Comentários