Concessionárias reabrem em SP e voltam ao trabalho em primeira marcha

Há mais de dois meses de portas fechadas, concessionárias abrem as portas novamente em São Paulo e voltam com atendimento presencial.
Camila Torres
Por
05.06.2020 às 15:14
Há mais de dois meses de portas fechadas, concessionárias abrem as portas novamente em São Paulo e voltam com atendimento presencial.

De portas fechadas desde meados de março, concessionárias na capital paulistana voltam a atender os clientes presencialmente nessa sexta (05.06). São 367 concessionárias responsáveis por empregar mais de 2.600 pessoas, segundo dados da Fenabrave. Inicialmente as concessionárias irão operar com horário e número de funcionários reduzidos, além de seguir regras rígidas para evitar o contágio do Covid-19. A abertura foi liberada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) após analisar o protocolo de segurança sanitária apresentado pela Fenabrave.

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Redução de horários e escala de funcionários

Os escritórios das concessionárias também voltaram as atividades hoje. Porém os dois setores, só podem operar quatro horas por dia, e fora do horário de pico (7h às 10h e 17h às 20h). Os funcionários vão trabalhar por escalas, para fazer o revezamento da equipe. Também ficou definido que as concessionárias devem operar com 20% da capacidade. E que devem ser mantidas as atividades que podem ser realizadas em home office

No termo assinado pelas concessionárias na sede da prefeitura, também está acordado evitar demissões de mulheres que tenham filhos pequenos, já que as escolas ainda não reabriram e que elas, juntamente com pessoas do grupo de risco devem ser as últimas a voltar ao trabalho presencial. 

Principais cuidados 

Para evitar a propagação do coronavirus, os showrooms abertos deverão adotar algumas restrições, como: espaçamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, a loja deve contar com demarcações e barreiras para manter a distância minimamente segura, o uso de máscara deve ser obrigatório para todos e deve ser feita a medição de temperatura já na entrada. Álcool em gel e pontos com água, sabão e toalhas descartáveis também devem estar disponíveis para clientes e funcionários. 

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Próxima fase

As lojas de carro estão no grupo de estabelecimentos que poderão voltar a funcionar com menos restrições na próxima fase de contenção da pandemia. Mas para isso, é preciso que os casos de contágio de coronavírus não aumentem. Caso o número de infectados volte a crescer, não está descartado voltar a quarentena e dessa vez ainda mais rígida, afirmou Covas. A prefeitura ainda pede para as empresas continuarem estimulando o home office, assim como o comércio pela internet.

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Vendas online

De portas fechadas desde março, a saída que as concessionárias encontram para continuar vendendo e mantendo seus negócios e colaboradores foi recorrer a venda online. Apesar das compras pela internet estarem em ascensão, afinal foram responsáveis por um faturamento de 75,1 bilhões de reais em 2019, o segmento automotivo teve participação de 2,8% desse valor, de acordo com o relatório NeoTrust. O que mostra que a venda de veículos pela internet ainda requer certa maturação, que foi estimulada nesse período de quarentena.

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Atualmente, os anúncios de carro são feitos quase que em totalidade pela internet, o interessado encontra as ofertas que mais satisfaz suas necessidades e telefona ou envia um e-mail agendando uma visita. Já no isolamento, se tornou inviável cumprir todo o processo.

As concessionárias tiveram que adotar uma nova metodologia de venda: a online. As lojas de carros que já anunciavam pela internet, passaram a fazer o atendimento completo remotamente, fazendo chamadas de vídeo para mostrar todos os detalhes do carro. Algumas concessionárias fechavam a venda sem nenhum contato presencial com o cliente, faziam até a documentação a distância e entregavam o veículo higienizado na casa do comprador, dando início a um processo de transformação não só digital, mas também humana. 

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