Motor 2.5 que já equipou VW Jetta, Golf e Audi TT vai se despedir no RS3
Após anos marcando presença em diversos modelos da Audi e Volkswagen como Audi TT, VW Jetta e VW Golf, o motor icônico de cinco cilindros 2.5 turbo está com os dias contados e, em breve, se aposentará. E o carro escolhido para marcar o fim dessa era o RS3.
O icônico propulsor introduzido pela Volkswagen no mercado em 2005, EA855, atualmente calibrado como EA855 Evo 2.5 TFSi, que atualmente equipa no Brasil apenas o RS3 2026, que rende até 400 cavalos de potência e 50 kgfm de torque de fábrica está previsto para encerrar a linha a combustão do modelo em 2027.
Você também pode se interessar por:
- Substituto de Audi TT ou R8? Marca apresenta conceito do seu futuro esportivo
- Novo Audi Q5 chega novembro ao Brasil, mas sem versão híbrida
- União europeia se inspira no Brasil para regulamentar carros eletrificados
- 5 carros para quem quer andar de “nave” por até R$ 50 mil
Devido a regras de emissões europeias, mais especificamente a Euro 7, que aumentará a rigidez dos padrões de emissões de gases tóxicos emitidos por carros a partir de 2027.
Para se despedir em grande estilo do 2.5 turbo, a Audi está preparando uma edição final do RS3 GT, que será focado para pista e deverá contar com visual mais agressivo, uma potência superior à que conhecemos de 400 cavalos e freios maiores.
Outro modelo que ficou marcado pelo uso do propulsor é o memorável Audi TT, que foi equipado com motor de cinco cilindros a partir de 2012 e encerrou a produção em 2023.
E após o lançamento da versão especial, a Audi deve se concentrar mais nos modelos elétricos, como podemos inferir através do Concept C apresentado recentemente pela montadora. Focado em carros silenciosos movidos a energia elétrica e design minimalista moderno.
Mas apesar do seu fim com a marca de3 três argolas, existem especulações de que a Volkswagen aproveitará o motor no novo Golf R europeu, que pode ganhar versão especial com o propulsor icônico que já o equipou anteriormente.
Por Marcela Cavirro
