Marca chinesa supera BYD e pode carregar Dolphin em 2 minutos
Após o lançamento do carregador de 1 megawatt da BYD, a Huawei se posiciona no mercado e lança carregadores de 1,5 megawatts capaz de completar um ciclo de carga para carro elétrico em 15 minutos. A novidade foi apresentada oficialmente pela Huawei na Conferência de Lançamento da Rede de Carregamento Inteligente e Elétrico de 2025.
Com potência de 1,5 megawatts, o sistema é capaz de fornecer 20 kWh por minuto, o que permite carregar uma bateria de 300 kWh em apenas 15 minutos — e que faz a marca se posicionar como a dona do carregador mais potente e rápido do mercado. Em nível de comparação, além do carregador da BYD, nenhuma outra marca tem modelos de 1 megawatt. Para exemplificar, o BYD Dolphin, que tem uma bateria de 44,9 kWh, seria carregado em 2 minutos.
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A eficiência da tecnologia foi avaliada em um projeto piloto no porto de Yantian, em Shenzhen, onde caminhões elétricos operam com um ciclo de carga de 15 minutos, operação de 4 horas, resultando em uma redução de 35% nos custos operacionais frente aos veículos a diesel convencionais.
O grande diferencial desse carregador é o sistema de resfriamento com líquido, que evita o superaquecimento — um problema comum em cargas superpotentes. Ele funciona bem mesmo em temperaturas extremas, de -30 °C a 60 °C, o que ajuda a diminuir falhas pela metade e faz o equipamento durar até 15 anos.
Em destaque, também estão os chips especiais feitos de carboneto de silício, criados pela própria Huawei. Eles são três vezes mais eficientes que os chips comuns, deixando o carregador mais compacto, mais potente e mais resistente ao calor.
O novo carregador chines, também conta com uma tecnologia que permite que ele tenha autonomia para a ajustar a quantidade de energia que deve ser entregue, evitando sobrecarregar a rede elétrica. Ele também consegue devolver energia do carro para rede quando for necessário. E com a ajuda da State Grid, ele ainda agenda os carregamentos nos melhores horários, assim ajudando a aliviar a rede nos momentos de maior uso — e isso pode reduzir a sobrecarga em até 40%.
Embora o foco inicial esteja em veículos pesados e em aplicações com ciclos intensivos, como portos e minas, o carregador é compatível com 99% dos modelos de veículos elétricos atualmente no mercado, incluindo carros de passeio.