Lada Iskra é o Renault Logan que queríamos com base de Kardian e 175 cv
A Lada se prepara para lançar um novo sedan compacto no mercado. Trata-se do Iskra, que nem entrou em produção em série ainda, e que já tem versão pronta para correr na neve.
Você também pode se interessar por:
- Este Lada Laika trocou motor original para ter um V16 de motosserras
- Brasileiros transformam Kart em elétrico e querem criar grid sem emissão
- Esse Toyota Celica sonhou em ser Ferrari F12, mas tem potência de Renegade
- VW Kombi teve versão com motor 1.8 AP do Gol feita no Brasil
O Lada Iskra é uma salada. O modelo tem cara de Hyundai HB20S, principalmente por causa do jogo de faróis e proximidade e formato com a grade frontal. É claro que o formato de sedan compacto contribui para a proximidade do visual dos dois produtos.
Mas o que mais chama atenção é que o modelo é uma espécie de versão russa do Dacia Logan. Ele usa a base do sedan compacto da subsidiária romena da Renault, que é a mesma do nosso Kardian, e tem dimensões favoritas – tipo de coisa que queríamos ver aqui, mas o mercado de sedans tem perdido força e o Logan não existe mais.
E não só isso. O motor 1.6 quatro-cilindros foi modificado e ganhou novo virabrequim para chegar à capacidade volumétrica de 1.8. Com isso, a usina que rendia 106 cv de potência passou a entregar 175 cv e 20,4 kgfm de torque.
A transmissão de força para as rodas é feita por meio de uma caixa sequencial e tem diferencial autoblocante para melhorar a tração, principalmente em superfícies escorregadias – ou seja, ideal para a neve.
A suspensão tem amortecedores diferentes dos que vão equipar as unidades civis, e as molas são mais rígidas. Os freios dianteiros são originais, apenas os traseiros é que são do Vesta para melhorar a frenagem, que ainda contam com freio de mão hidráulico.
Obviamente, a calibração dita acima é mais furiosa que as que vão para as ruas. No entanto, para quem gosta de carros modificados, há uma receita pronta para ter um Lada Iskra mais potente.
Quanto ao modelo civil, este não terá o bodykit de corrida, nem mesmo o painel eletrônico de controle acima do volante. No entanto, haverá os bancos para todos os passageiros, diferente do Lada Iskra de corrida que fez de tudo para aliviar o peso da carroceria.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.