Honda Prelude: o que o esportivo compartilha com Civic e Type-R
O Honda Prelude, esportivo apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, chamou a atenção no evento principalmente pelo visual, que já carrega a nova linha de design da marca.
O desenho segue a proposta de um cupê esportivo com duas portas, mas quando olhamos com calma suas especificações, fica claro que o Prelude pegou emprestado uma boa parte da engenharia de dois irmãos de marca: o Civic e o Civic Type-R.
Você também pode se interessar por:
- Honda anuncia Prelude: carro híbrido e esportivo chega ao Brasil em 2026
- Honda WR-V estreia novidade importante que outros carros da marca receberão
- Honda City usado tem preço de Renault Kwid 0 km tamanho família
- Honda City: nova geração mudará radicalmente e terá versão híbrida "acessível"
Começando pela base, o Prelude utiliza a mesma plataforma do Honda Civic Hybrid. Ele também herda exatamente o mesmo sistema híbrido e:HEV, formado pelo motor 2.0 16V aspirado a gasolina, que opera no ciclo Atkinson com injeção direta, e por dois motores elétricos — um responsável por tracionar as rodas e outro atuando como gerador, alimentando a bateria de 1,05 kWh. No total, o conjunto entrega 203 cv e 32,1 kgfm de torque.
Marcela Cavirro/Mobiauto
Por dentro, o Prelude mantém o layout horizontal do painel, a multimídia de 9 polegadas e o quadro de instrumentos digital, adicionando apenas alguns detalhes próprios para reforçar sua identidade de cupê esportivo.
O Prelude não tem foco em potência bruta. Aqui, a proposta acaba sendo eficiência e uma condução mais luxuosa. Mesmo assim, o modelo busca combinar essa característica com um visual e um comportamento mais esportivo. Para isso, ele conta com elementos do Honda Civic Type-R.
Ele adota a suspensão dianteira com eixo duplo, usada para melhorar a aderência em curvas, bitolas mais largas para aumentar a estabilidade e freios Brembo de quatro pistões, que oferecem frenagens mais consistentes.
A diferença maior está no motor. Enquanto o Prelude aposta no conjunto híbrido, o Civic Type-R é equipado com o motor 2.0 turbo a gasolina, que gera 297 cv e 42,8 kgfm, cerca de 94 cv a mais que o cupê. No hatch esportivo, o câmbio é manual de seis marchas, reforçando o foco em desempenho.
O Honda Prelude, deve estrear no mercado brasileiro no segundo semestre de 2026, com um preço que pode chegar na casa dos R$ 400 mil reais, brigando no topo de carros mais caros da marca no país.
Por Pedro Rocha
Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.
